Cidade

Monitores da creche Santa Luzia têm capacitação em primeiros socorros

MANHUAÇU – Em parceria com o SENAR/MG e Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, a Secretaria Municipal de Educação está ofertando a monitores, professores e demais servidores da rede municipal o curso ‘SOS Primeiros Socorros nas Escolas’. Nesta segunda (25) e terça-feira (26), a capacitação ocorreu na creche do Bairro Santa Luzia.

O curso é uma adequação a Lei 13.722 (Lei Lucas), de outubro de 2018, que determina que professores e funcionários de escolas de educação infantil e básica, públicas ou privadas e de qualquer tipo de estabelecimento de recreação infantil tenham capacitação em primeiros socorros.

Segundo a instrutora, a médica e enfermeira Karina Rosa Oliveira, o curso passa por conteúdos teóricos e principalmente práticos. “O curso tem oito horas de duração, envolvendo os conteúdos de atendimento à parada cardiorrespiratória, Manobra de Heimlich e outras técnicas para desobstrução das vias aéreas por corpo estranho, convulsão, epilepsia, desmaio, etc.. Os participantes também aprenderam sobre segurança individual, como higienização das mãos, calçar e retirar corretamente as luvas, até técnicas e condutas simples e eficazes para amenizar a proporção do dano à vítima”, explicou.

Ainda segundo a instrutora, o curso serve para lidar com situações do cotidiano, tanto na vida pessoal quanto profissional com as crianças. ‘Acidentes e emergências podem acontecer com todos nós e em qualquer lugar. Por isso, a importância de adquirir atitudes práticas para conduzir o socorro até a chegada da equipe especializada, seja SAMU, Bombeiros ou até a chegada ao hospital’.

Para a coordenadora da creche Santa Luzia, Ister Mendes, o treinamento foi de grande aprendizado para toda a equipe. “Aprender mais sobre quais são as ações que se deve colocar em prática em situação de emergência é fundamental. Afinal, tarefas mais simples podem se tornar complexas, então, conhecer noções de primeiros socorros em um curso e, assim, conseguir prestar o primeiro atendimento da forma mais adequada em uma situação de emergência é muito importante. Agradecemos à Prefeitura, à Secretaria de Educação, à Dra. Karina e à nossa querida Isaura Paixão”, concluiu.

(Com informações da SECOM Prefeitura de Manhuaçu)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

DA REDAÇÃO - A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos…

6 horas ago

Incentivo do Governo de Minas leva alimentação saudável e gratuita para mais de 9 mil famílias

Bancos de alimentos e cozinhas comunitárias ajudam mineiros em situação de vulnerabilidade social; novo edital…

7 horas ago

19º Salão Internacional de Humor de Caratinga

Evento apresenta o tema “Diálogo” e presta homenagem ao ator caratinguense Ivan Capúa CARATINGA -…

7 horas ago

Homem ataca policial rodoviário e acaba morto

MANHUAÇU - Na madrugada do último sábado (4), em frente à Delegacia de Polícia Civil,…

7 horas ago

Capturado foragido da justiça envolvido com homicídios e tráfico de drogas

POCRANE - Na última sexta-feira (3), após trabalho integrado de inteligência entre o 11º Batalhão…

8 horas ago

NOTÍCIAS DO AGRO

ICE Após o término, na segunda-feira (22/4) da semana retrasada da rolagem para julho, dos…

8 horas ago

This website uses cookies.