Cidade

“Não serei uma prefeita de gabinete”

O Diário de Manhuaçu entrevistou a prefeita eleita Imaculada Dutra

 

MANHUAÇU – O Diário de Manhuaçu entrevistou a prefeita eleita Imaculada Dutra, que tem 62 anos e foi vereadora por cinco mandatos consecutivos, sobre a emoção da apuração, o que ela espera encontrar ao assumir, a composição de seu secretariado e quais serão as suas primeiras ações.

 

A apuração dos votos este ano demorou muito. A senhora já sabia do resultado, mas queria esperar o resultado oficial para comemorar. Como foi acompanhar a apuração?

 

Foi muita tensão né, porque a gente tinha dados que as pessoas que foram os fiscais de cada seção, já haviam enviado os dados de todas as seções, e pelas contas que nós fizemos, nós tínhamos o resultado, sabíamos que a eleição era nossa. Só que nós estávamos aguardando em respeito ao TRE e ao TSE e nós ficamos naquela ansiedade, foi muito tenso. Nós ficamos em casa, aguardando e as pessoas começaram a vir para rua, não teve nem como a gente controlar, para ficar calmo e quieto, porque as pessoas começaram a vir. Parece que Manhuaçu queria dar um grito de liberdade. Foi naquele momento que eles deram esse grito de liberdade, esse grito de esperança. E cada vez que a gente sentia “oba eu ganhei a eleição”, aí a ficha foi caindo e o tamanho da responsabilidade que a gente tem hoje, de formar primeiro uma equipe boa para a transição do governo, depois administrar essa cidade, saber realmente o que está acontecendo, o que nós vamos encontrar.

 

O que a senhora espera encontrar na prefeitura quando assumir?

 

A gente sabe que a prefeita atual usou a máquina escancaradamente, ela não escondeu isso de ninguém. Nós não sabemos nem como vamos lidar com tanta coisa que foi feita, com tanto absurdo que ele fizeram no final. Nós vamos agora, numa equipe de transição, buscar dados que vão nos dar um norte e logo depois fazer uma auditoria. Temos essa dívida desse asfalto para pagar e outras dívidas que fizeram para pagar. Sabemos também, que foi anunciado pelo vice-prefeito em uma reunião da Amem, em frente a todos os pastores de Manhuaçu, que eles estavam com 100 milhões em caixa, então é muito difícil a gente ouvir isso, uma vez que fizeram empréstimo. Como que eles estão com 100 milhões em caixa?

 

Tem muito dinheiro que veio do governo federal, que era para dar uma assistência as pessoas, por conta do Covid-19, eles não usaram esse dinheiro, nós sabemos que esse dinheiro ficou sem usar, inclusive na cultura, foi assim uma humilhação muito grande. Será que Manhuaçu não tinha artista para usar os 700 mil reais que veio?

 

Então assim é muita coisa, é muita informação. Agora nós precisamos que essa equipe de transição que nós nomeamos ontem, nos traga esses dados, depois desses dados, nós vamos fazer uma análise de tudo e em janeiro nós vamos entrar com auditoria.

 

Tem muita coisa nos preocupando, a situação da saúde de Manhuaçu hoje, ela é muito preocupante. Nós já conversamos com alguns prefeitos que nós já conhecemos, que vão ser parceiros com o governo estadual e com o federal, para gente mudar essa política regional de saúde, que ela não está atendendo a nossa população. São coisas de urgência, são coisas que nos preocupam e que temos que tomar providência rápido. Dentro dessa transição agora, nós vamos ter um norte, porque muitas obras que são essenciais para vida das pessoas, foram iniciadas sem planejamento, muitas iniciaram na eleição de deputado, e nós provamos isso, e parou depois da eleição de deputado, reiniciou agora, e agora parou de novo, depois da eleição.

 

Inclusive essa situação do córrego Bom Jardim, que aconteceu esse acidente com essa criança, os moradores do Bom Jardim, dois dias antes da eleição, eles nos procuraram e disse que isso poderia acontecer, e acabou acontecendo. Eu falei durante toda a campanha, que o povo de Manhuaçu estava abandonado, que a população estava perdida no espaço, porque obras essenciais, pequenas, que são obras para vida deles não foram feitas e as pessoas ficaram no sofrimento. Agora resta nós buscarmos em Deus a sabedoria, para que a gente siga o caminho correto, unidos, lutando para resolver essa problemática que eles vão deixar para nós resolver. E que Deus ajude, que não aconteça uma enchente para complicar mais a cidade.

 

 

A senhora já montou a equipe de transição?

 

Foi montado na terça-feira (17), três pessoas nossa e duas pessoas que vão ser nomeados pela prefeita. Agora vamos aguardar, porque nós enviamos para eles e estamos aguardando a resposta. Só que nós estamos hoje para fazer uma equipe, para conversamos com a promotora de justiça, porque há uma preocupação muito grande, porque a nossa responsabilidade é muito grande com a sociedade.

 

 

Quais as áreas que a senhora pretende verificar primeiro nesse período de transição?

 

A saúde é prioridade. Eu conheço a saúde, por viver no meio há 30 anos, eu conheço o que está acontecendo, eu tenho consciência de que é uma grande desafio para nós porque nós só temos um hospital, que é regional. A questão do Hospital Municipal, nós vamos consultar a comunidade da saúde e também a população sobre a viabilidade dele. Sobre o seu funcionamento, se está atendendo a população de forma plena, se há como expandir ou não, tudo isso será visto junto com a população.

A Secretaria de Saúde e a de Obras são prioridades na auditoria, tem que ter auditoria nelas, não tem jeito.

 

Os partidos da base da senhora conseguiram eleger seis vereadores, de um total de 17 vereadores que tem na Câmara. Como que a senhora pretende trabalhar com a Câmara para fazer reformas e aprovas leis essenciais para o município?

 

Vereadores de outros partidos já vieram de última de hora nos apoiar, então enfim, nós estamos tranquilo quanto a Câmara. Tem vereadores que se elegeram e são da base da atual prefeita, que são vereadores que não preocupam só com eles, são vereadores que preocupam com a população. Então quando um vereador preocupa com a população, ele não vai falhar, ele não vai deixar de nos acompanhar. A nossa administração vai ser transparente, a nossa equipe, que nós já estamos começando a pensar nela, é uma equipe de pessoas de cara nova. Isso vai nos dar uma sustentação muito grande para nossa administração. Já conversei com alguns vereadores que foram eleitos e estou vendo que eles estão parceiros, não vejo problema com vereador. Eu fui vereadora por 20 anos e eu tenho muita tranquilidade em conversar e lidar com vereador. Elegeu muita gente boa, estavam em partidos coligados com ela, mas não são pessoas alienadas a ninguém, são vereadores que são realmente comprometidos com o dever deles com a sociedade.

 

Na Câmara apenas oito vereadores foram reeleitos, nove são de primeiro mandato. Como a senhora avalia a renovação da Câmara?

 

Eu avalio positivamente. O governo atual acabou “prendendo muito vereador debaixo do balaio”. Muitas leis que foram votadas na Câmara desagradaram a sociedade. A situação desses empréstimos desagradou a sociedade, os tributos violentos em cima dos empresários e comerciantes também não foi visto com bons olhos, a população não foi ouvida em nada, simplesmente chegava o projeto e eles votavam. A doação desse prédio no centro (o antigo paço municipal) foi uma revolta, porque a prefeitura paga hoje, mais de 100 mil reais por mês em aluguel. Então se eles estavam pretendendo ganhar uma eleição, se eles tinham a pretensão de serem reeleitos, porque doaram esse prédio para o estado. Qual o interesse em doar esse prédio para o estado, sendo que esse prédio seria necessário hoje, até para montar um serviço de oncologia, ou qualquer outro serviço de saúde, porque é um prédio grande. Ou ao contrário, acabar com muitos alugueis, olha onde o Cei Central (EMEI Profª Iolanda Lopes Mol Alves) funciona. Os fundos daquele prédio tem um terreno enorme, então até a escola poderia ter ido para lá, então assim, foi revoltante. Por isso que muitos vereadores que foram cobrados pela população para não votar e votaram, hoje não foram reeleitos. Eu acho isso muito importante isso que aconteceu, a população deu uma resposta. Agora resta daqui pra frente, legislativo, executivo e judiciário, trabalhar juntos pelo bem de Manhuaçu. Uma união dos poderes para salvar a cidade.

 

Já existe algum nome confirmado para o secretariado?

 

Só alguns em mente, mas todos estão sendo muito bem analisados.

 

Serão pessoas técnicas?

 

Técnicas, políticas, mas são pessoas do bem. Nós estamos analisando muito bem a situação.

 

Muitos temem a volta de nomes que compuseram o secretariado do governo de Nailton, o vice da senhora, principalmente o funcionalismo público. Há motivos para que tenha essa preocupação?

 

Não. Olha, nós sabemos que tivemos problemas durante a campanha inteira, por causa da equipe anterior, mas deixei bem claro que poderiam ficar tranqüilos. Eu tenho muito respeito e consideração pelo meu vice, nos ajudou muito, é um homem de fibra, uma pessoa séria, honesta, mas já foi combinado e conversado com ele, antes da convenção, que nós teríamos problemas com alguns nomes que participaram da equipe dele e que nós não voltaríamos com eles. Isso foi conversado, bem entendido e foi falado. Só que isso foi usado contra a gente até no último minuto. Podem ficar tranqüilos que isso não vai acontecer.

 

Quais as primeiras ações que a senhora pretende tomar assim que assumir?

 

As primeiras ações serão uma mudança geral. Nós vamos fazer o que prometemos, nós vamos ouvir todo mundo. A reforma administrativa da prefeitura ela tem que acontecer, porque hoje nós sabemos que tem gente ganha salário lá não sei aonde e não faz nada, apenas para manter os votos da prefeita. Tem outro contratado lá não sei aonde, também para isso. Tem distritos que tem uma pessoa paga, e nem de casa ela sai, ela só ganha o salário para manter voto. Comigo todo mundo tem que trabalhar, quem não trabalhar, quem não produzir, quem não fizer a diferença, não fica, vai embora. Vamos mudar essa história de que tem que usar o dinheiro público para manter essas pessoas por política. Não! Nós fomos eleitos para mostrar quem somos e qual a diferença nós vamos fazer por quatro anos, o que vier depois é aquilo o que nós vamos construir em quatro anos. Sem usar o dinheiro público para este tipo de coisa, colocar gente à toa, sem fazer nada em determinados lugares para ganhar voto. Isso nós não vamos fazer. Esses cargos comissionados, em que as pessoas não trabalham, não vão existir.

 

A senhora vai trabalhar no primeiro ano com o orçamento proposto pela atual administração. A senhora já teve conhecimento sobre esse orçamento? Vai ter espaço para trabalhar com aquilo que a senhora prometeu?

O orçamento está na Câmara, os nossos vereadores, aqueles que nos apoiaram já estão analisando o orçamento. Como eu fui vereadora eu sei como que tem que ser. Ano que vem eu trabalho com o orçamento proposto esse ano e ano que vem nós vamos elaborar um novo orçamento plurianual para mais quatro anos. Eu não tenho ainda conhecimento total do orçamento, sei dos valores, que me parece que é 260 milhões de reais, está dentro da previsão. Nós sabemos e temos consciência que esse ano com o Covid-19, a economia encolheu um pouco e isso pode nos trazer problemas em 2021, nós estamos ouvindo o presidente falar sobre isso. Por isso nós temos que entrar com uma equipe séria, técnica, que tenham conhecimento real da situação de Manhuaçu, para nós não ficarmos um ano preparando casa. A casa tem que ser preparada com 90 dias, é 90 dias já preparou tudo e trabalhar. Dentro desses 90 dias, preparando e acertando, os serviços essenciais para a população não pode parar, nós temos que manter esses serviços. No dia 31 de dezembro vence um monte de contrato, a primeira medida é analisar, onde estão esses funcionários estão lotados, se tem necessidade ou se não tem, e logo depois fazer a reforma administrativa, mas de primeiro momento nós temos que localizar esses funcionários, localizar onde cada um está trabalhando, porque o contrato encerra agora dia 31 de dezembro. Então nós sabemos que é uma situação muito complicada, nós sabemos que temos essa sabedoria e conhecimento técnico, para gente não ter uma dificuldade grande de ficar arrumando casa toda vida. Tem que ser rápido e urgente. Toda a equipe está atenta a isso, pessoas que estão trabalhando comigo, diretamente conversando, eu já tenho pedido para ir olhando algumas situações, por exemplo o Samal não pode parar, então eu já pedi para olhar como está a situação lá, porque a gente já conhece história de prefeito assumir dia 1º de janeiro e os caminhões do Samal todos parados, porque não tinha combustível. Serviços essenciais não podem parar, como a limpeza e a saúde. Então já estamos com os olhos voltados para isso e já buscando as informações.

 

Manhuaçu nunca teve tanta mulher no governo. Tem a senhora como prefeita e elegeram três vereadoras. Como a senhora vê essa eleição de tantas mulheres?

 

Muito bom. Muito bom mesmo. Não desfazendo dos homens, mas achei muito bom. Essas três mulheres que vão para a Câmara agora, elas vão fazer a diferença, porque eu consegui fazer a diferença sozinha. Durante meus cinco mandatos passaram duas por mim que não voltaram. Então por um mandato teve uma, em outro teve outra e depois fiquei sozinha. Nós mulheres, nós precisamos fazer a diferença. Unidas, com os homens também, mas mostrando que nós somos capazes. Este é um momento importante para nós, com três mulheres na Câmara e eu, prefeita, então eu acredito que Manhuaçu vai avançar.

 

Deixe um recado para a população do que vai ser seu governo e o que a população pode esperar da senhora.

 

O que a população de Manhuaçu hoje pode esperar é que eu não serei uma prefeita de salto alto e nem de gabinete. Eu serei uma prefeita de rua, nos momentos em que eu estiver tranquila com os serviços lá de dentro da prefeitura, eu estarei na rua, nos bairros, ouvindo as pessoas, foi o que eu prometi. Eu prometi a população de Manhuaçu que não faria nada sem chamar todas as entidades do município para participarem e vou cumprir o que eu falei. O nosso orçamento será participativo, mesmo eu tendo que trabalhar ano que vem com o orçamento do governo anterior, eu ainda vou fazer muita coisa dentro dele com a participação da população, foi o que eu prometi. Para o próximo orçamento, no ano que vem, nós vamos trabalhar com as comunidades, buscando prioridades. Nós temos um desafio muito grande em Manhuaçu, que está abandonado por muito tempo, que são os projetos sociais, o lazer, as praças ficaram abandonadas por muito tempo, aí agora de última hora, na véspera da eleição, resolveram colocar uma lâmpada.

As pessoas tem que olhar para a cidade e falar assim, “Nós temos uma cidade limpa, uma cidade bonita e aconchegante para morar”. Nós precisamos olhar para frente e pensar, cada criança que nós tiramos da rua hoje, devolvemos ela para escola ou devolvemos ela para um projeto, um auxílio, uma ajuda, é menos um crime amanhã. Eu tenho visto, percebido isso nos olhos de muita gente, inclusive do nosso comandante do 11º Batalhão, porque a polícia está na rua e sabe o que está acontecendo e eles estão preocupados com esses projetos sociais. Nós temos hoje um delegado regional, preocupado com essa situação. Eu estive com eles na véspera da eleição e deixaram claro, que aquele crime que aconteceu, em que um rapaz morreu no Coqueiro, é falta de políticas públicas sérias, porque nós avançamos com prevenção, mas se não tiver uma política pública voltada para essa população, a tendência é os crimes aumentarem.

Nós precisamos unir forças, para tirar esses jovens da rua e essa força eu tenho visto nos olhos daqueles que estão na frente. Nós temos hoje várias entidades em Manhuaçu, que já tiveram uma participação em governos anteriores, elas estão à mercê. Não foram ouvidas, não tem participação nenhuma.

O prefeito ele é escolhido pelo povo, pela maioria, mas ele não tem condições de saber tudo, de resolver todos os problemas sozinho, ele tem que dividir os problemas com a sociedade. A partir do momento que Manhuaçu tiver um governo participativo com a população, transparente com a arrecadação, todo mundo vai ter interesse em participar. Os empresários vão ter interesse em participar, a população vai ser participativa. Nós precisamos de todos, agora é governar para todos e buscar todos para participar e ver essa cidade ir para frente, para ver a cidade de Manhuaçu crescer.

 

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

6 minutos ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

11 minutos ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

14 minutos ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

5 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

23 horas ago

Equipe Kyōshi conquista 19 medalhas na 1ª etapa do Circuito Vale do Aço de Judô

DA REDAÇÃO - Com o apoio da Prefeitura de Manhuaçu, através da Secretaria de Esporte…

23 horas ago

This website uses cookies.