Cidade

O CASTELO DO CAFÉ

Um castelo medieval, inspirado nas fortalezas europeias que trabalha com a torrefação e venda de cafés especiais

MANHUAÇU – O brasileiro é um dos maiores consumidores de café do mundo e sabe muito bem como produzir a bebida. Para muitas pessoas, o café é mais que uma bebida simples. Ele está presente em diversas ocasiões, promovendo momentos muito especiais. A grande maioria das pessoas não sai de casa sem antes saborear uma xícara dessa paixão que passa de geração em geração.

De acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), descobriu-se que a bebida proporciona diversos benefícios à saúde humana, como aumento da memória, capacidade mental, bem-estar e concentração, reduzindo mal de Alzheimer e Parkinson.

Além de delicioso, o café faz bem para a saúde e pode ser um aliado na luta contra doenças como câncer, Alzheimer, depressão, estresse e diabetes. Além disso, ajuda na digestão e até no rejuvenescimento das células do corpo. E por ser uma bebida tão especial e rica, a família de Rosely Perigole e pelo Charbel Felipe decidiu construir um castelo em Manhuaçu, dedicado exclusivamente ao café.

A HISTÓRIA

A reportagem do DIÁRIO esteve no Castelo do Café e foi atendida pelo gerente comercial, Pedro Salles, que com muita satisfação contou como tudo começou.
O castelo medieval, inspirado nas fortalezas europeias, não peca em nada nos ricos detalhes dignos da realeza do café.
A estrutura é fiel à tradição. Tem uma torre, onde vive a princesa. Uma escada em espiral e detalhes nas paredes que fazem lembrar os castelos medievais.

Rosely Perígolo e Charbel Felipe são os idealizadores do projeto. Eles construíram o castelo para abrigar os negócios da família. Aos fins de semana e feriados, os portões são abertos para a visitação do público. Os funcionários se vestem de príncipes e princesas para receber os visitantes. O lugar que mais chama a atenção das crianças é o quarto da princesa, na torre do castelo. Lá em cima tem um dragão que, segundo a lenda, guarda a região em segurança.

CAFÉS ESPECIAIS
O Castelo trabalha com os cafés especiais “Rei Davi Gourmet” e o “Salomão Especial”. É uma história idealizada pela Rosely Perígolo e Charbel Felipe como forma de homenagear os dois filhos, Salomão e Davi, que trazem esses nomes de reis, que também são os nomes dos nossos cafés”, explica o gerente comercial.
Houve um tempo em que a empresa funcionava em um local e a torrefação em outra, e como forma de unificar tudo isso, e também transformar num ponto turístico, surgiu a ideia de criar esse castelo. “A proposta é levar ao público a melhor qualidade com relação ao café, e também conscientização, para que as pessoas possam conhecer um pouco mais de cafés especiais e também com relação ao nosso trabalho”.
Ainda de acordo com Pedro, a principal diferença entre os cafés Rei Davi e Salomão está na torra. “O Rei Davi é um café de torra média, aquele café para dia a dia, gourmet, traz um retrogosto mais achocolatado, por ser torra média e um blend. E o Café Salomão é a torra média clara, justamente para trazer as notas sensoriais do melaço, do mel, existem cafés também que trazem o iogurte no grão”, explica Salles.
O Castelo do Café atende diversas cafeterias, empórios, redes supermercadistas, não só em Minas Gerais, mas em todo Brasil. No Castelo, segundo o gerente Pedro Salles, é feita toda uma curadoria com os produtores locais da região das Matas de Minas, e do Caparaó. “No Castelo do Café se encontra de tudo, desde os cafés, até uma culinária muito diversa, a gente brinca muito com a culinária mineira, a gente tem o bolo de milho mineiro, hambúrguer de pão de queijo, e as crianças adoram o local, elas veem as princesas, gostam de se vestir como elas, tem a cama da princesa, o dragão protege a gente”, conta Pedro.
E para quem não conhece o local e nem os cafés especiais Rei Davi e Salomão, o gerente deixa um convite. “Experimente os cafés especiais, dê a você essa oportunidade de provar coisas novas, isso é essencial na vida, e o que temos de melhor a oferecer aqui é o nosso café, então provem o café, experimentem café, porque é um sensorial único, para quem é apaixonado sabe do que estou falando”.
O Castelo do Café faz toda uma curadoria com os produtores da região do Caparaó, das Matas de Minas, seleciona os melhores, que fornecem os grãos para ser feito o trabalho de torrefação.
Para quem deseja passar um dia na realeza do café, o Castelo funciona aos domingos e feriados nacionais das 10h às 18h, e fica no Coqueiro Rural em Manhuaçu – MG, a apenas 5 km do centro da Cidade.
“A gente faz toda uma curadoria com os produtores locais aqui da região do Caparaó, das Matas de Minas, então a gente seleciona os melhores produtores locais aqui da região, e eles fornecem esses grãos pra gente e a gente faz do trabalho com relação a torrefação aqui do castelo”, finaliza Pedro Salles.

Castelo do Café em Manhuaçu
Todos os detalhes inspirados nos castelos europeus
Família do Castelo: o casal Rosely Perígolo e Charbel Felipe, com os filhos Davi e Salomão
Equipe do Castelo do Café
Entrada do Castelo
Pedro Salles, gerente comercial
O lúdico do Castelo, a cama da princesa
Cafés especiais Rei Davi Goumert e Salomão Especial
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Procon de Governador Valadares fiscaliza comércios após denúncias sobre preços abusivos no arroz

Ação começou nessa segunda-feira (13), e o objetivo, além de verificar as denúncias é orientar…

5 horas ago

Governo Lula anuncia Pix de R$ 5.100 para famílias afetadas no RS

O governo Lula (PT) anunciou nesta quarta-feira (15) uma transferência de R$ 5.100 para famílias…

7 horas ago

Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas

Professores, orientadores, coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas podem inscrever suas iniciativas até…

7 horas ago

Secretaria de Saúde realiza seleção para contratar 261 profissionais de nível superior

O processo seletivo simplificado tem validade de 12 meses e poderá ser prorrogado; vagas estão…

8 horas ago

Prorrogado o prazo para atualização cadastral de túmulos do Cemitério Municipal

O recadastramento, que é obrigatório e gratuito, começou no dia 26 de fevereiro e vai…

8 horas ago

This website uses cookies.