Artigo

O MUNDO PÓS-PANDEMIA- INOVAÇÃO É PRECISO

Ildecir A.Lessa

Advogado

 

A vacinação em massa já está em andamento no mundo no Brasil e já chegou em Caratinga. A imunização pode frear a propagação da Covid-19. Contudo, o mundo pós-pandemia será diferente. Os relatos diversos dos impactos da Covid-19 já são sentidos em todas as esferas da vida cotidiana, com mudanças que vão além do isolamento social, alterações diversas na rotina de cada um. Esses são os marcos que estarão sempre presentes na lembrança dessa crise de saúde, não contando a dor das perdas de muitas vidas.  Tudo isso deve moldar a realidade de cada ser humano nos próximos anos.

A partir dessa situação, muitos questionamentos estão presentes. Ao que tudo indica, um grande desafio já presente em países por todo o mundo que é a recuperação da economia. Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas Empresas), 600 mil empresas já quebraram no Brasil e o número de desempregados pode chegar a mais de 14 milhões até o momento. Talvez uma recessão mundial!  Sabe-se que a sociedade está passando por um processo de adaptação. Muitas empresas tiveram que acelerar processos e quem nem havia projetado a inovação teve que fazer avanços em meio ao caos da situação. Trabalho remoto, encurtamento de processos, o uso da tecnologia não só pode como deve perpetuar e organizações vão se reinventa, desde a pequena até a grande empresa, esse é o cenário previsto pelos os entendidos do tema.

Já presente em fórmulas de sucesso empresarial em todo o mundo, mais do que nunca a inovação se apresenta como solução. Para o empreendedor mais vulnerável à crise, em pequenas empresas e negócios individuais o momento deve ser visto com cautela, mas também como oportunidade para crescer. Novos modelos de atuação vão surgindo. A criação de canais de trabalho e uma análise dos processos realizados internamente devem ser prioridade, para uma reconfiguração do negócio. Quem sobreviver certamente sairá fortalecido deste desafio, apontam ainda os entendidos do assunto.

Já foi pontuado em outras oportunidades, o que o mundo apresenta à humanidade hoje já fez parte da vida em séculos passados. Gripe Espanhola, Varíola, Cólera. Inúmeras vezes enfrentamos inimigos invisíveis com capacidade para disseminar todo o mundo. O que se passa com a Covid-19 hoje não é nenhuma novidade. Epidemias e doenças extremamente contagiosas mataram milhões de pessoas e não desapareceram, apenas aprendeu-se a conviver com elas. Historicamente, o desconhecimento faz com que os seres humanos fiquem perdidos e acabam por disseminar falsas informações, o que agrava ainda mais a situação, já registraram os historiadores.

É bem verdade que ainda, estamos vivendo um período crítico. Sendo natural buscar recursos diversos para a compreensão do momento que estamos vivendo. Não se pode perder de vista que essa crise de saúde, trouxe uma oportunidade que a vida nos dá para reflexão e avaliação de nossa condução de futuro, sendo certo que a inovação pós-pandemia será o grande marco de mudanças, doravante.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Homicídios em Lajinha e Manhumirim

LAJINHA/MANHUIRIM – A noite de quinta-feira (2) foi marcada por homicídios em dois municípios da…

17 horas ago

MOTOBOY DO TRÁFICO: Jovem que trabalhava como entregador de supermercado é preso com drogas

DIVINO - Um motoboy de 25 anos foi detido com drogas pela Polícia Militar em…

17 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Prazo final de entrega é 31 de maio DA REDAÇÃO - Mais de 20,3 milhões…

18 horas ago

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida é para conter casos graves e internações DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde…

18 horas ago

Amans prepara curso para o fim de mandato

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Amans…

19 horas ago

Governo de Minas promove manutenção preventiva e corretiva na malha rodoviária não pavimentada do estado

Os serviços de roçada, patrolamento e encascalhamento já chegaram na Zona da Mata com a…

21 horas ago

This website uses cookies.