Artigo

O papel da Atenção Farmacêutica na assistência integral ao paciente e seus desafios no Brasil

A Atenção Farmacêutica é um conjunto de práticas realizadas pelo farmacêutico com o objetivo de otimizar os resultados terapêuticos e promover um tratamento farmacológico adequado, seguro e eficaz. Essas práticas envolvem uma interação mais próxima entre o farmacêutico e o paciente, proporcionando um cuidado individualizado, melhorando a adesão ao tratamento e prevenindo problemas relacionados a medicamentos. Além disso, a atenção farmacêutica pode resultar em economia de custos com saúde, redução de hospitalizações e educação do paciente sobre o uso seguro e eficaz dos medicamentos.
A origem dessa prática em farmácia surgiu nos Estados Unidos em meados da década de 1980, mas só começou a ganhar destaque no Brasil na década de 1990, com a promulgação de legislação específica e o aumento do reconhecimento da importância do papel do farmacêutico na assistência à saúde. O conceito foi gradualmente desenvolvido e expandido ao longo dos anos, evoluindo de uma abordagem centrada apenas no medicamento para uma abordagem centrada no paciente, enfatizando a importância da interação entre o farmacêutico e o paciente para a promoção de resultados terapêuticos positivos.
Apesar da crescente conscientização sobre a importância da atenção farmacêutica, ainda existem dificuldades e desafios enfrentados em sua implementação e prática efetiva no Brasil. A falta de recursos, tanto humanos quanto materiais, é uma das principais barreiras para sua implementação. As restrições orçamentárias muitas vezes impedem a contratação de farmacêuticos em número suficiente e, consequentemente, a disponibilização de serviços farmacêuticos de qualidade. Além disso, a formação generalista preconizada pelas novas diretrizes curriculares para cursos de farmácia nem sempre incluem uma ênfase adequada na prática da atenção farmacêutica, e a cultura arraigada e errônea de que o farmacêutico se resume à dispensação de medicamentos dificulta a adoção da atenção farmacêutica por parte dos profissionais da saúde e dos pacientes.
Em um cenário de aumento da complexidade terapêutica, bem como do envelhecimento da população, o papel do farmacêutico no contexto clínico tem se tornado cada vez mais relevante na promoção da saúde da comunidade. O suporte oferecido aos médicos e à equipe multidisciplinar em questões relacionadas à farmacoterapia abrange a seleção de medicamentos, doses apropriadas e ajustes necessários, bem como estratégias para otimizar o tratamento, resultando em uma garantia de segurança para os pacientes. Portanto, é importante entender que o sistema de saúde deve ser fortalecido como um todo para garantir que todos os pacientes recebam uma atenção integrada, além de promover uma assistência à saúde de qualidade para a população.

Autora: Nathália Veloso Rabelo Ricarte Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Farmácia Clínica e Hospitalar
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

PM prende autor de furto e recupera celular

MANHUAÇU – A Polícia Militar prendeu nesta quarta-feira (15) um jovem, 23 anos. Ele é…

23 minutos ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br   Estrada de Ferro completa 120 anos A Estrada de Ferro Vitória a Minas…

28 minutos ago

A complexa teia entre liberdade de expressão e fake news

Em uma era definida pela informação instantânea e pela interconectividade global, a liberdade de expressão…

35 minutos ago

Estrada de Ferro completa 120 anos

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Estrada…

3 horas ago

Nokia ‘tijolão’ é relançado na Europa após 25 anos com jogo da cobrinha e YouTube

Aparelho chega às lojas com visual retrô, lanterna, bateria de longa duração e acesso a…

5 horas ago

Filha mata mãe enforcada dentro de casa em Governador Valadares

Uma idosa, de 74 anos, foi morta dentro de casa, pela filha, na manhã desta…

6 horas ago

This website uses cookies.