Artigo

O VÍRUS MAIS MORTAL SÃO AS MALDITAS REDES SOCIAIS

Ildecir A.Lessa

Advogado

No romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, o narrador-personagem Riobaldo se conta a seu modo, “a meio, por em dobro não contar”, indo e voltando na história com “tudo turbilindo”. Uma frase que sempre aparece como um refrão é: “Viver é muito perigoso”. Às vezes varia para uma pergunta, às vezes se acrescenta “o nem não é muito perigoso” e se soma a outras expressões. Realmente, assiste razão ao magnífico poeta, “viver é muito perigoso“, não importa se em casa ou na rua os acontecimentos da vida surgem.

Mas nesse tempo moderno, as tais de redes sociais constituem um vírus mortal. Com o avanço tecnológico, o acesso à Internet, à inclusão nos ambientes digitais, e as redes sociais ocupam uma posição de destaque nas estatísticas sobre o tema. Sem dúvida, estamos diante de um grande fenômeno que permite acesso a informação global, aprendizado cultural, política, lazer, relacionamento social e profissional. As redes sociais são meios de comunicação que interligam pessoas por área de interesse de forma virtual, com rapidez de divulgação independente da distância e com custo irrisório. Diante de tanta facilidade e amplitude, é certo que surgem pontos negativos que precisam ser tratados com muito cuidado, atentando para o uso correto das diversas ferramentas disponíveis na Tecnologia de Comunicação e Informação (TIC).

Com a mesma facilidade que as redes sociais são utilizadas para divulgação de cultura, lazer e importantes informações, também são utilizadas para difamação, fofocas e intrigas que destroem relacionamentos e causam constrangimento às vítimas, além de tantos outros constrangimentos, até mesmo provocando ruptura no núcleo familiar. Quando uma pessoa compartilha, nas redes sociais, informações pessoais e de sua vida particular, tais como fotos e vídeos, endereço, telefone, horário e locais onde frequentam, está se expondo virtualmente de uma forma exagerada e perigosa. Precisamos compreender que o mundo virtual faz parte do mundo real e se cuidamos de nossa segurança com muros e grades em nossas casas, devemos também ter cuidado em preservar nossa privacidade. Vivemos num mundo perigoso.

Existem três crimes contra a honra que normalmente nos deparamos nas redes sociais: Calúnia: consiste em publicar a atribuição à alguém da autoria de um crime, sem qualquer prova para tanto. Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa. Na mesma pena incorre quem, sabendo falsa a imputação, a propala ou divulga. Difamação: consiste em publicar a imputação a alguém de um fato ofensivo a sua reputação, embora o fato não constitua crime. Pena – detenção, de três meses a um ano, e multa. Injúria: é o famoso xingamento (quando se dirige à pessoa algo desonroso e que ofende a sua dignidade), só que aqui o ato é feito diretamente para a pessoa. Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa. Na hipótese da injúria envolver elementos referentes à raça, cor, etnia, religião origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, a pena é aumentada.

Presente está uma necessidade viral, de publicar. Tornou-se uma necessidade que toma o tempo das pessoas. Você sai com os amigos, todos estão com o celular. Você sai com a família, todos estão com o celular. Você está numa conversa de trabalho, todos estão com o celular. Tornamo-nos reféns da tecnologia. Fica à mercê de uma exposição contínua e descontrolada, na maior parte do tempo e sem pensar nas consequências, publicam fotos, compartilham localizações, adicionam diversos amigos virtuais, e não se preocupam com sua imagem, com sua privacidade, tampouco lembram dos direitos e garantias de outrem. Portanto, viver nesse mundo digital é muito perigoso, as redes sociais tornou-se um maldito vírus mortal, ceifando a honra e a dignidade de muitas pessoas.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

PC prende suspeito de assalto em joalheria em Divino

DA REDAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)…

16 horas ago

11º Batalhão de Polícia Militar recebe palestra de alinhamento de Defesa Civil

MANHUAÇU - Na última semana, o 11º Batalhão de Polícia Militar recebeu integrantes da Defesa…

16 horas ago

Clínica Veterinária Municipal e parceiros realizam feira de adoção

MANHUAÇU - No último sábado (27/4) aconteceu a 5ª edição da feira de adoção de…

17 horas ago

Motociclista morre após queda de moto na BR-116

DA REDAÇÃO - Um motociclista morreu após cair de sua moto na BR-116 no KM…

17 horas ago

Falsa médica que atuava como nutróloga em Maceió é indiciada pela polícia

Além dos atendimentos ilegais, a mulher dava dicas à população em suas redes sociais fazendo…

17 horas ago

Militar intervém em ocorrência de ameaça no trânsito

MANHUAÇU - Por volta das 19h desta segunda-feira (29/4) um militar de folga e à…

18 horas ago

This website uses cookies.