
Para identificar o número de IMEI, que possibilita o bloqueio do aparelho, basta digitar *#06# no celular.
MANHUAÇU – Mais três telefones celulares foram roubados em Manhuaçu na última semana. Polícia Militar orienta bloqueio por número de IMEI.
O primeiro caso ocorreu na quarta-feira (06), por volta de 17 horas, no bairro Coqueiro. Uma jovem, de 17 anos, foi rendida por um homem alto, negro, vestindo casaco.
Ele ameaçou a adoloscente, torceu seu braço e roubou o celular Iphone, cor preta. O autor fugiu e não foi localizado até o momento.
Já na quinta-feira (07), por volta de 23 horas, na alameda Eloy Werner, no bairro São Vicente, um estudante, de 23 anos, saiu da faculdade para pegar o ônibus para São João do Manhuaçu quando foi rendido por dois elementos de blusa de frio com capuz, aparentando serem menores.
Um deles estava com revólver e anunciou o assalto. Levaram o telefone celular Gran Duos Samsung, branco.
Após o roubo os autores evadiram sentido Bairro Nossa Senhora Aparecida.
Na noite deste sábado (09), três pessoas foram assaltadas no Centro. Enquanto o grupo de amigos trocava mensagens no celular, quando foram abordados por três assaltantes, aparentemente menores, trajando bermuda e blusa de mangas longas de cores escuras, dois usando boné e tênis.
Um dos elementos encostou uma faca no pescoço de uma das vítimas, dizendo: “passa os celulares senão eu furo vocês e se chamarem a policia vão ver”. Os autores pegaram três aparelhos celulares e fugiram em seguida.
No local onde ocorreu o roubo há uma câmera de monitoramento no escritório de advocacia. As imagens estão sendo analisadas em busca de informações sobre os autores.
COMO BLOQUEAR O APARELHO
Foi lançada em toda a região pela Polícia Militar, uma campanha de prevenção a roubos e furtos de celulares, que tem como foco o IMEI, que é uma espécie de código de identificação do celular.
O objetivo da campanha é conscientizar a população quanto a importância do IMEI na redução dos registros de furto e roubo de celular, já que com ele é possível bloquear totalmente o aparelho junto a operadora. O celular é inutilizado, mesmo após a inserção de um novo chip. Através dessa estratégia, a intenção é inviabilizar o comércio de produtos no mercado negro.
É importante ressaltar que para o bloqueio do aparelho, o cidadão deve repassar para a operadora os dados pessoais e o IMEI, que pode ser encontrado impresso embaixo da bateria ou na caixa do produto. Nos casos, em que a bateria do aparelho não é removível, o código do IMEI vem junto ao compartimento do chip. Outro atalho universal para se conseguir o IMEI é através da digitação do *#06# no celular. A orientação e guardar junto da nota fiscal do aparelho, em local seguro, o código, caso seja necessário usa-lo. Mesmo com todos os cuidados, é recomendável que as vítimas não deixem de registrar o boletim de ocorrência, já que isso é uma precaução para evitar problemas futuros com a utilização do aparelho.
Vale lembrar que o bloqueio impossibilita o aparelho de fazer ou receber chamadas telefônicas e trocar SMS. Todos os aparelhos bloqueados no Brasil são inscritos no Cadastro de Estações Móveis Impedidas, criado em novembro de 2000 para unificar o acesso a todas as operadoras e impedir que esses celulares sejam habilitados de forma indevida.
Portanto, de nada adianta trocar de operadora, tampouco de Estado para desabilitar o bloqueio. Apenas o proprietário original do telefone pode reverter o processo de maneira legal.