Intenção é reforçar segurança e repassar orientações à população com cuidados para o período
MANHUAÇU – De meados de novembro até o final de dezembro é um período muito movimentado para comércio e bancos, o que gera risco a população de possíveis furtos e roubos. As compras de final de ano e o recebimento de 13º salário e de outros benefícios atraem a atenção dos mal intencionados que aproveitam a grande circulação de dinheiro para cometer esse tipo de crime. Pensando nisso, o 11º Batalhão da Polícia Militar está lançando no início do próximo mês a operação natalina, que visa reforçar o policiamento nos principais corredores de Manhuaçu.
Segundo capitão Schuab, a operação ocorre todos anos com o lançamento de um efetivo maior nas ruas. Ele ressalta que contará ainda com policiais da área administrativa e da banda de música que virão somar para que se tenha um efetivo maior nas ruas. A ideia posicionar diversas duplas de policiais nos principais corredores do centro comercial de Manhuaçu, que é a Praça 5 de Novembro, rua Amaral Franco, avenida Saline Nacif e na avenida Getúlio Vargas, no bairro Coqueiro. “Ainda estamos organizando a escala, mas no ano passado, por exemplo, tiveram três duplas por turno de serviço em cada corredor”.
Capitão Schuab afirma que na data de ontem já havia inclusive recebido mais dois policiais recém formados do curso de sargentos para trabalhar em Manhuaçu, o que irá melhorar ainda mais o policiamento ostensivo da cidade, com policiais a pé na área comercial.
Somando ao aumento do efetivo, os policiais informarão as pessoas, irão passar nos comércios orientando as pessoas a fazerem suas compras de final de ano, com aquelas informações básicas, que são não carregar quantias grandes de dinheiro, só retirar o dinheiro quando forem efetuar o pagamento e bem próximo ao caixa, de forma que as pessoas não vejam a quantia de dinheiro que ela está carregando, dar preferência ao pagamento através do cartão de crédito ou débito porque é uma forma mais segura de pagar as contas, sem que as pessoas que praticam o crime, elas possam ver a quantidade de dinheiro que o cidadão está carregando e possam tentar praticar um tipo de delito desta natureza.
Outro crime muito comum neste período é a chamada “saidinha de banco”, na qual o cidadão é observado pelo autor e ao sair da agência bancária com grandes quantias de dinheiro, é abordado pelo bandido.“Nós temos a informação de que alguns bancos já estão providenciando formas de tampar próximo aos caixas para que aqueles que estão no banco não vejam a quantidade de dinheiro que o indivíduo está sacando. Somado a isso, teremos nossas operações policiais voltadas a área comercial, um patrulhamento mais efetivo através da 72ª Cia e da Tático móvel para evitar esse tipo de crime. A gente pede para a população que quando for ao banco que preste atenção se não há nenhuma pessoa suspeita, observando sua movimentação e o quantitativo de dinheiro que ela leva, e se tiver que espere um pouco antes de sair do banco e até comunique a PM pelo 190 para que os policiais possam se deslocar até o local e fazer a abordagem”, orienta o capitão.
Sobre o período noturno, o qual é comum nesta época do ano a extensão do funcionamento do comércio, capitão Schuab ressalta que há Câmara de Dirigentes Lojistas de Manhuaçu (CDL) , que faz um acordo com os comerciantes, que mais próximo do período natalino as lojas abram até um período mais tarde. “Com isso, a Polícia Militar estará fazendo parte disto, lançando policiais até um horário logo depois do fechamento do comércio, então já estamos planejando um policiamento para isso”, afirma.

“Saidinha de banco” e demais furtos e rubos próximo a área comercial é comum nesta época do ano; população também deve se prevenir, alerta a PM.

Capitão Schuab fala sobre aumento de efetivo no período natalino para garantir mais segurança à população.