MANHUAÇU – Terminou, nesta quinta-feira (30), a primeira etapa dos Jogos Escolares Municipais, promovida pelo Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Esportes. As disputas aconteceram na quadra do Colégio Tiradentes e no Ginásio Poliesportivo envolvendo mais de 3000 alunos atletas. A segunda etapa dos Jogos Escolares é a microrregional, que em Manhuaçu se iniciará na próxima segunda-feira (11), com mais 101 jogos.
A microrregional ocorreu em 813 municípios inscritos, totalizando mais de 2.500 escolas. A competição acontece em 53 sedes de várias regiões de Minas e entre ela Manhuaçu. No período de 11 a 15 de maio, 25 escolas, representando 13 municípios da região (Alto Jequitibá, Chalé, Durandé, Lajinha, Luisburgo, Manhuaçu, Manhumirim, Martins Soares, Matipó, Mutum, Reduto, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu) competem nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e xadrez.
PRIMEIRA ETAPA
Os jogos, nesta etapa, tiveram a participação de nove escolas, incluindo estaduais, particulares e uma municipal. Disputam o Colégio Tiradentes, escolas estaduais João Xavier da Costa, Polivalente, Maria de Luca Pinto Coelho e Salime Nacif, Escola do Futuro, CEM, Colégio Anglo e a Escola Municipal Vila Nova.
A competição serviu como um aperitivo para a etapa microrregional dos JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais – que acontece pela quinta vez, sendo a terceira consecutiva em Manhuaçu. Os JEMG estão programados para acontecer entre os dias 11 e 17 deste mês de maio, nas modalidades de voleibol, handebol, basquete, futsal e xadrez.
VENCEDORES
O Colégio Polivalente foi o grande campeão de voleibol dos Jogos Escolares de Manhuaçu, categoria feminino módulo II, para adolescentes nascidos nos anos de 1998, 1999 e 2000. O time da Escola Maria de Lucca ficou em segundo lugar e o Colégio Tiradentes em terceiro na competição. No módulo II masculino o time da escola Maria de Lucca conquistou o primeiro lugar. Polivalente terminou em segundo e Tiradentes em terceiro lugar.
Os jogos escolares, no modulo I, para nascidos entre 2001 e 2003, terminaram no masculino com a Escola Polivalente em primeiro lugar, Maria de Lucca em segundo e a escola Salime Nacif em terceiro. Já no feminino, o time do Polivalente foi o vencedor. A Escola Municipal de Vila nova ficou em segundo e Tiradentes em terceiro lugar.
PROFESSORES VALORIZAM COMPETIÇÃO
Para o professor Agildo Soares Dutra, do Colégio Tiradentes, os jogos escolares são de importantes para a formação educacional dos alunos. “Está de parabéns a Prefeitura de Manhuaçu pela iniciativa dando continuidade aos jogos escolares” – comentou, acrescentando que o objetivo principal de todos os professores de educação física é utilizar o esporte para ajudar na educação do aluno. “O que os nossos alunos fazem aqui, de todas as escolas que estão participando, é louvável. Parabenizo os alunos, a prefeitura, os professores de educação física e as diretorias das escolas. Sabemos as dificuldades que temos mas dentro dessas dificuldades temos que procurar fazer o melhor porque é em benefício dos alunos e eles merecem” – concluiu.
O professor e técnico da Escola Maria de Lucca Pinto Coelho, Paulo Roberto Gomes, lembrou a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais, que será disputada este mês de maio aqui em Manhuaçu. “Nós estamos com essa equipe formada e vamos enfrentar Mutum, Manhumirim e Alto Jequitibá. Disputamos os jogos municipais com esse objetivo mesmo, como preparativo” – destacou. Paulo Roberto tem boa expectativa de participação na competição estadual. “Nossa preocupação é em movimentar os jovens para participação nos eventos, se vier troféu e medalhas, melhor ainda, mas se não vier estamos participando porque o pior de tudo é não participar de nada” – concluiu.
Essa etapa dos Jogos Escolares Municipais foi apenas de voleibol. Uma segunda etapa terá jogos de handebol e a terceira etapa jogos de futsal. Segundo o secretário de Esporte, Victor Rocha, a grade escolar dos alunos na educação física é preparada de acordo com as competições programadas durante o ano. “As escolas se programam treinando os alunos priorizando o esporte na próxima etapa para apresentar com o que tem de melhor nessas modalidades durante os Jogos Escolares municipais” – lembrou. Victor Rocha acrescentou que a segunda etapa está programada para o mês de junho e a terceira, no segundo semestre deste ano. “Estamos programando também para promover ainda este ano ainda os jogos escolares municipais nas modalidades do atletismo” – concluiu Victor Rocha.
JOGOS ESCOLARES
O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais – JEMG é o maior e o mais importante programa esportivo-social do Estado. Participam alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios mineiros. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, futsal, futebol de cinco (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, peteca, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.
Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. O Minas Olímpica/Jogos Escolares ainda indica os representantes do Estado para os Jogos Escolares da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares.