Categories: Cidade

Prefeitura, PM, Bombeiros e Defesa Civil buscam providências para estragos das chuvas

Reunião ocorreu na manhã de ontem e envolveu representantes da Administração Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAAE e SAMAL

MANHUAÇU – Para a definição de ações emergenciais conjuntas envolvendo a Administração Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAAE e SAMAL, a prefeita Cici Magalhães reuniu-se no Gabinete com representantes destas instituições na manhã de ontem. Também participaram os vereadores Vantuil Martins (vice-presidente da Câmara), Giovanni Mageste, Gilson César e Paulo Altino.
Choveu muito na cidade neste domingo (1). Foram 74 mm de chuva, conforme dados da Defesa Civil. Um índice maior que as chuvas anteriores, ocorridas há alguns dias, quanto se atingiu o patamar de 60 mm. Para esta segunda-feira, a previsão é de mais 34 mm de precipitação no município.
Em vários pontos da cidade, distritos e comunidades rurais, houve ocorrências de estragos causados por fortes enxurradas, alagamentos e riscos de deslizamentos em locais íngremes.
“Não pouparemos esforços para proteger vidas”, ressaltou a prefeita Cici, logo no começo da reunião, preocupada com a situação dos moradores que residem em locais de risco.
Na reunião, foram relacionados os locais mais danificados pelas enxurradas, alagamentos e formação de buracos, especialmente as ruas Antônio Lomeu (Beco do Lomeu), Juquinha Santana, Caiapós (B. Petrina), bairros Santa Teresinha, Nossa Senhora Aparecida, Avenida Tancredo Neves, Vilanova e pontes em comunidades rurais.
“A Administração realiza ações preventivas como a limpeza do rio, em que as equipes do SAMAL se dedicam por vários meses no decorrer do ano. É um trabalho que reduz riscos de inundações. Queremos minimizar estes transtornos, e, para isto, nos reunimos aqui hoje. Queremos contar com o apoio da população, pois, a cidade é de todos nós”, afirmou a prefeita.
Também foi estabelecida equipe para o gerenciamento de crise, em que todos os órgãos representados na reunião participam. A ideia é agilizar a tomada de decisões em conjunto, visando minimizar os riscos a que fica submetida à população durante as intempéries, entre outras providências. Os trabalhos serão coordenados pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Flávio Motta.
Equipes da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social realizarão levantamento das famílias desabrigadas e prejudicadas com enxurradas e alagamentos.
A Secretaria Municipal de Obras, SAMAL e SAAE reforçarão os trabalhos da força-tarefa que já atua, limpando ruas e desobstruindo redes na cidade desde as fortes chuvas ocorridas há cerca de duas semanas. Serão priorizadas as áreas de risco e aquelas mais danificadas.
A Defesa Civil, com o apoio dos Bombeiros, preparará laudo técnico sobre as áreas atingidas e a classificação dos locais de risco para a população. Além disto, serão reforçadas as orientações junto à população sobre como ficar em segurança durante temporais.
Proprietários dos novos loteamentos situados na área central da cidade também deverão ser convocados para reunião com a Administração Municipal, a partir de formalização a ser feita pelo Departamento Jurídico da Prefeitura.
(SECCOM)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Preso suspeito de tentativa de homicídio registrada em Sericita

SERICITA – Um indivíduo, 51 anos, foi preso acusado de tentativa de homicídio. O crime…

5 horas ago

Residência é alvo de roubo na zona rural de Caiana

CAIANA – Na noite desta quarta-feira (1), uma residência foi alvo de roubo na zona…

5 horas ago

Agência Bancária em Muriaé aciona sistema de segurança após tentativa de golpe

MURIAÉ - A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados em uma agência…

6 horas ago

Estradas não pavimentadas terão manutenção

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Estradas…

7 horas ago

Atleta da seleção brasileira de taekwondo paralímpico é detida suspeita de agredir a mãe com golpes de soco inglês

Segundo a PM, Larissa Lohane Lopes Alves tentou reagir à prisão e chegou a dar…

11 horas ago

Minas adota prevenção a incêndios florestais como prioridade e se antecipa ao período seco

Estado utiliza queimas prescritas em parques estaduais ainda no primeiro semestre, quando vegetação está mais…

1 dia ago

This website uses cookies.