Categories: Polícia

Redução da criminalidade na área do 11º BPM

Resultados foram apresentados na manhã de ontem

 

MANHUAÇU – Durante entrevista coletiva na manhã de ontem, o major Agnaldo Schuab, atualmente respondendo pelo Comando do 11º Batalhão de Polícia Militar, apresentou os resultados atingidos em 2019. A unidade da PMMG em Manhuaçu tem a melhor taxa de reação imediata do estado e figura em primeiro lugar na área da regional de Ipatinga no combate aos crimes violentos, redução do número de furtos, maiores resultados na recuperação de veículos furtados e nas apreensões de armas de fogo. No entanto, o aumento do número de homicídios é apontado como um desafio a ser combatido.

Major Schuab explicou que foi realizada a primeira reunião de GDO (Gestão do Desempenho Operacional) com todos os comandantes das 24 cidades da região do 11º BPM para avaliar os índices de desempenho operacional em 2019 e discutir as metas para 2020.

O subcomandante do Batalhão ressaltou os excelentes números atingidos pela Unidade PM, que resultam do trabalho diário de cada policial militar. “Estes números colocam em evidência a excelência dos profissionais do 11° Batalhão, que não medem esforços para proporcionar a comunidade de Manhuaçu e região uma segurança pública de qualidade”, ressaltou o oficial.

TAXA DE RESPOSTA

O 11º Batalhão de Polícia Militar tem a melhor Taxa de Reação Imediata no estado de Minas Gerais. “Isso significa que oito em cada dez autores foram presos. A taxa de reação foi de 88,05% em prisões de autores de crimes violentos. Foram 302 autores de crimes violentos presos”, pontuou o oficial.

O batalhão de Manhuaçu ficou em sétimo lugar no estado em apreensões de armas de fogo. Se considerarmos a área da 12ª Região da Polícia Militar, foi o primeiro colocado. A frente das unidades de Caratinga, Ipatinga, Coronel Fabriciano, João Monlevade, Itabira e Ponte Nova. “Houve um aumento de 24,4% nestas apreensões. Foram 438 armas de fogo apreendidas. Sendo atingido um índice de 67,08% em apreensões de armas utilizadas em crimes.

No geral, conforme os números e gráficos apresentados, o 11º é o Batalhão da 12° Região que possui os melhores resultados em quase todos as metas.

O número de crimes violentos sofreu uma redução de 22%. Os furtos também caíram 16.2% em comparação com 2018.

Como prova também do bom planejamento e execução de operações e ações da Polícia Militar, o combate ao tráfico de drogas aumentou 10%. Foram 382 registros em 2018 e 422 em 2019.

A taxa recuperação de veículos furtados também foi expressiva. De 204 veículos, 77,9% foram recuperados (159 veículos).

Para chegar a esses números, nas 24 cidades foram realizadas ao longo de 2019 3.565 operações de repressão; 20.684 operações preventivas, 61 operações da Lei Seca e mais de 60 reuniões comunitárias.

O batalhão também soma o maior número de prisões realizadas nos últimos cinco anos, considerando todos os tipos de prisões. Aumento na quantidade de prisões de 10,25% de 2015 a 2019. Foram 6.809 no ano passado.

HOMICÍDIOS

O problema que o 11° Batalhão enfrenta atualmente está relacionado a ocorrência de homicídios consumados, com um aumento de 9,4% em quantidade de vítimas, de 64 vítimas em 2018 para 70 em 2019 em toda a região.

“Com ações de inteligência e acompanhamento de cada crime ocorrido, que geralmente estão relacionados ao tráfico de drogas, a Unidade busca reduzir estes dados para o ano de 2020”, afirma o major Schuab, pontuando que novas ações já estão sendo implementadas e que contarão com a parceria com a Polícia Civil, Poder Judiciário e Ministério Público.

Ao longo da entrevista, o oficial também destacou outras medidas implementadas pelo comandante tenente-coronel Franco, como a integração com as unidades vizinhas (batalhões de Caratinga e Muriaé) e Ibatiba (ES), o projeto de expansão do COPOM, a ampliação da rede de rádio na região e atividades desenvolvidas pela PMMG na região.

No encerramento, major Schuab ressalta que “a comunidade de Manhuaçu e região pode contar com sua Polícia Militar, pois continuaremos firmes no combate à criminalidade. Acreditem e confiem no serviço da Polícia Militar. Estamos prontos para atender à população”.

Fonte: Portal Caparaó

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Minas adota prevenção a incêndios florestais como prioridade e se antecipa ao período seco

Estado utiliza queimas prescritas em parques estaduais ainda no primeiro semestre, quando vegetação está mais…

21 minutos ago

Manhuaçu registra saldo de 51 empregos formais em março

MANHUAÇU - O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos…

27 minutos ago

Polícia Militar realiza formatura de alunos do PROERD

SIMONÉSIA - O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é desenvolvido no 11º…

1 hora ago

FÉ IMPRESSSIONANTE

A característica humana que Jesus admirava mais era a fé. Acho isso algo digno de…

1 hora ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Tarifa de ônibus reduzida em Ubá O Ministério Público de Minas Gerais, por meio…

1 hora ago

PC prende suspeito de assalto em joalheria em Divino

DA REDAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)…

21 horas ago

This website uses cookies.