Cidade

Relembre a entrevista do Diário de Manhuaçu com a prefeita eleita Imaculada Dutra

MANHUAÇU – O Diário de Manhuaçu publicou uma série de entrevistas com os candidatos que disputaram a prefeitura de Manhuaçu durante o período da campanha eleitoral. Nesta entrevista foram abordados os assuntos que mais influenciam na vida dos manhuaçuenses, como saúde, educação, saneamento básico, entre outros.

Nesta edição você confere a entrevista que foi realizada com a então candidata e agora prefeita eleita Imaculada Dutra, que obteve 18.970 votos (46,15%) no último domingo (15).

 

Quais os planos da candidata em relação à saúde básica?

Imaculada: É preciso que tenhamos a compreensão que primeiro temos que cuidar das pessoas que cuidam. Precisamos motivar os profissionais da linha de frente para prestar atendimento humanizado. Nem sempre quantidade significa qualidade e resolutividade. A saúde da família foi planejada também para promoção da saúde e prevenção de doenças. A atenção básica tem que ser capaz de resolver cerca de 80 a 85% dos problemas que chegam até ela. Será que isso está acontecendo? Queremos dar capacidade as Unidades de Estratégia de Saúde da Família de serem mais resolutivas.

No nosso governo pretendemos trabalhar com equipe multiprofissional ampliada, agregada a equipe básica, dando resposta às necessidades locais conforme o perfil e a necessidade apresentado no diagnóstico local já existente e pouco usado como instrumento de planejamento.

Precisamos urgentemente rever os territórios de abrangências da equipes de saúde da família e se necessário a abertura de novas equipes. Precisamos ampliar as equipes de saúde bucal, equipando as unidades e dando condições de trabalho aos profissionais. Não podemos ser irresponsáveis em descentralizar o atendimento sem antes estruturar as unidades de saúde. Iremos também melhorar o fluxo da assistência farmacêutica, facilitando o acesso da população.

Quanto às melhorias físicas e construções de novas unidades não vamos medir esforços para fazê-las. Mas não vamos fazer promessas! Vamos sim afirmar nosso compromisso de buscar recursos para estas obras.

Qual a sua proposta para diminuir a fila com relação as consultas e exames fora do domicílio?

Imaculada: Queria muito que todas as necessidades da população de Manhuaçu fossem atendidas na redepública e no município. Temos que ser realistas! Alguns serviços demandam muitos recursos eprofissionais super qualificados e que para serem viáveis precisam atender um grande volumede pacientes, não sendo viáveis para o município. Se o serviço for viável teremos como metatrazer para Manhuaçu, reduzindo custos com deslocamentos melhorando o acesso da população.

Nosso objetivo é ampliar a oferta de consultas e procedimentos em Manhuaçu, na odontologia,na oftalmologia, na oncologia, na ortopedia e não podemos deixar de falar da saúde mental, quevai muito além do serviço prestado nos CAPS, estes precisaram melhorar também, mas temuma população que está desassistida, estou falando das pessoas com depressão, crise deansiedade que também precisam de nossa atenção.

Podemos promover capacitações para os médicos da atenção primária envolvendo médicosespecialistas, montando protocolos e orientações para atendimento dos casos mais simples nas unidades de saúde da família, reduzindo a necessidade de encaminhamentos. Utilizaremostambém o consórcio de saúde e parcerias com instituições públicas e privadas.

Sabemos que a oferta infelizmente é menor que a necessidade, precisamos dar transparência aosistema de agendamento e fila de espera criando protocolos para prioridade dos casos maisgraves e implantando um sistema informatizado de gerenciamento de vagas.

O que a candidata pensa sobre o município ter um Hospital Municipal ou Regional? Há recursos para isso?

Imaculada: Uma das primeiras ações do meu governo será instituir uma Comissão, com a participação de representação de todos os segmentos envolvidos para um estudo técnico e conhecer a fundo este projeto. Fico me perguntando: com tantas exigências da Vigilância Sanitária para abrir um serviço de saúde, será que o Hospital Municipal cumpre com todas as exigências necessárias? Será que ele o Hospital Municipal deixou de ser UPA, não só no nome mas também na sua operacionalização?  Será que o Hospital Municipal cumpre com as metas colocadas na Política de Humanização? De segurança do paciente? Pouco se tem de informação oficial a respeito do Hospital Municipal, por isso a necessidade de um estudo mais aprofundado. Queremos o melhor para a população de Manhuaçu. Só tenho uma certeza que como estánão está bom! Por se tratar de um Hospital, alguns pacientes têm permanecido por muitos dias aguardando vaga de transferência por não serem considerados prioridade, uma vez que estão dentro de um “HOSPITAL”, o que seria diferente se fossem pacientes de UPA. Do ponto de vista financeiro, não podemos ficar a mercê de emendas parlamentares, uma vez que não sendo constantes comprometem o orçamento da saúde dificultando o investimento em outras áreas.

Temos que investir no Hospital César Leite, aproveitando o anexo em construção, cobrando uma solução rápida para ampliação da ofertas de novos leitos

Este é o nosso compromisso, fazer tudo de forma técnica, ouvindo os segmentos envolvidos e principalmente de forma transparente.

.

Qual a proposta da candidata para melhorar a qualidade do ensino básico municipal para elevar o Ideb do município?

Imaculada: Considerando que o Plano Decenal Municipal de Educação estará em plena vigência durante toda a próxima Administração, faz-se necessário incentivar a sua efetiva implementação. Dentre as principais ações estão capacitação aos servidores e organização do plano de cargos e salários dos professores.

Além disso, vamos criar o programa municipal “Manhuaçu Educa Mais”, focado na gestão das áreas relevantes da educação municipal como: Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica, Gestão de Infraestrutura e tecnologia, Gestão da Informação e Gestão Administrativa-financeira.

E por que deste programa? Pois entendemos que a educação precisa ser vista de forma holística, muitos fatores afetam a relação ensino aprendizado, precisamos utilizar o IDEB como instrumento de indicador de gestão educacional e assim adotarmos parâmetros de melhoria. Queremos que Manhuaçu se torne em 04 anos referência estadual no IDEB.

Por fim, implantaremos o Sistema para Gestãoda Educação Pública Municipal, para gerenciar os setores pedagógico, acadêmico, administrativo, secretaria de registro acadêmico, bibliotecas públicas, diário online do professor, portal ou ambiente dos pais ou responsáveis, transporte escolar, merenda escolar, gestão de vagas integradas no Município para matrículas e rematrículas de maneira online e automatizada com arquitetura moderna preparado para Internet e APPs.

 

Quais os planos da candidata para aumentar as vagas de creche no município? Imaculada: Mais uma vez vemos que os projetos e programas precisam serem visto de forma integrada e transversal. A creche não pode ser vista apenas sob a ótica educacional, mas também dentro uma perspectiva de saúde, de emprego e renda, cultura e esporte.

Queremos promover um programa para prepararmos o emponderamento feminino parao empreendedorismo, para isso precisamos prover para esta mãe uma creche próximo a sua residência onde ela tenha segurança de deixar seu filho, sabendo que este terá acompanhamento voltado a sua saúde ( interface da pasta de educação com a de Saúde) e programas esportivos e culturais ( interface da pasta de educação com a de esporte).

A secretaria de educação dentro do seu planejamento de expansão da oferta de vagas em creches estará partilhando informações com a secretaria de comércio, industria e serviço dentro da ótica de geração emprego e renda já direcionando onde irá aumentar a demanda das vagas de creches.

 

Um dos caminhos para ampliação de vagas em creches é utilizar a compensação de impostos de ISSQN e IPTU com educandários que ofertem serviços de creches, desta forma conseguimos ampliar o número de vagas em creches em curto prazo de tempo.

É um dos nossos compromissos de governo aumentar o número de vagas nas crechesmunicipais. Há um déficit neste setor e precisamos avançar nesta questão.

 

O que a candidata pretende fazer para aumentar a oferta de emprego em Manhuaçu?

Imaculada:Manhuaçu é vocacionado para a prestação de serviços e para o comércio. É uma força motriz regional que precisa entender que toda geração de emprego e renda dependente muito da força dos negócios que são impulsionados na cidade.

Para a promoção da geração de emprego e renda queremos inicialmente ter um espaço de articulação de políticas públicas com os setores produtivos, assim o ressurgimento da secretaria de comércio, industria e serviço tendo o objetivo de articular políticas públicas que fomentem a atração de empresas e empreendimentos para o município é fundamental.

O setor produtivo precisa ser ouvido e participar da gestão municipal, assim vinculado a secretaria do comércio, industria e serviço queremos criar o conselho de desenvolvimento econômico onde possamos desenvolver em conjunto com a ACIAM, ADESC, CDL e outras entidades políticas de promoção de desenvolvimento  econômico.

Teremos também uma articulação para a promoção de uma agenda oficial de eventos da cidade onde a iniciativa privada junto com a prefeitura possam desenvolver atividades que atraiam pessoas de outras cidades para fazerem compras e consumirem serviços em Manhuaçu impulsionando assim a geração de emprego e aumentando a renda  dosnossos cidadãos. Queremos promover de Janeiro a Dezembro um calendário de atividades que coloque Manhuaçu como um polo de turismo de negócios.

Precisamos apoiar o agro negócio fazendo com que novas práticas de melhoria da  qualidade do nosso café possa fazer com que a nossa cidade se destaque em feiras, eventos e premiações.

A secretaria de Agricultura em parceria com diversos órgãos investir na diversificação de outras culturas de produção a fim de reduzimos a dependência com relação a commodity do café e assim mantermos um fluxo constante de recursos financeiro circulando em nosso município.

Vamos apoiar e incentivar o desenvolvimento da cafeicultura, com garantias à melhoria da infraestrutura, divulgação e comercialização da produção. Criaremos mecanismos para facilitar a implantação de agroindústrias e a comercialização dos produtos, com o intuito de atrair novos investimentos, para a geração de emprego e renda.

 

 

Quais as propostas da candidata para água e esgoto de Manhuaçu?

Imaculada:Uma grande questão o tratamento de água e esgoto de Manhuaçu. O investimento necessário para a solução definitiva do problema vai além da capacidade da nossa autarquia municipal de solucionar. Precisamos de um diálogo transparente e sério envolvendo toda a sociedade em audiências públicas e de forma conjunta buscar soluções não de curto prazo e paleativas, mas definitivas.

Manhuaçu precisa avançar em dois pontos principais. O primeiro é sobre o armazenamento de água. Em alguns períodos do ano, bairros e distritos ainda sofrem com o abastecimento. Precisamos ampliar.

Outro fator que nos preocupa são as redes pluviais. A maioria é antiga e precisa ser trocada com urgência. Não podemos mais admitir que o SAAE abra tantos buracos o tempo todo.

 

Sobre o SAAE, pretende privatizá-lo? Por quê?

Imaculada: Não temos essa pretensão. O SAAE é uma autarquia que precisa de uma melhor gestãopara ser sustentável e prestar um melhor serviço à sociedade. Precisamos fazeraudiências públicas envolvendo a sociedade para viabilizarmos solução de água e  esgoto para o município. Entendemos que o SAAE e seu quadro técnico tem muito a contribuir para o município de Manhuaçu.

 

Quais os planos da candidata sobre o Aterro Sanitário?

Imaculada: É um problema grave, estrutural e amplitude nacional. A grande maioria dos municípios brasileiros enfrentam o mesmo problema que o nosso.

Além do problema estrutural, nosso município,dado a sua topografia acidentada, dificulta encontrar espaço ecologicamente sustentável.

O primeiro passo é realização de um estudo técnico ambiental para avaliar o que será mais viável para o município.

 

Quais os planos da candidata para diversificar agricultura no município?

O café a principal atividade econômica de Manhuaçu e de toda a região. Por isso, merece atenção especial por parte a administração pública.

Para diversificarmos a cultura do café, vamos estimular a criação de bovinos, suínos, ovinos, peixes e aves para corte como complementação de renda familiar. Além disso, incentivaremos a produção de queijos, linguiças e outras variedades, dentro das normas de inspeção do município.

Devemos Fortalecer a Feira Livre do Estádio JK e da Feira Livre SAT (sem agrotóxicos), localizada na Praça Dr. César Leite; Vamos estruturar e ampliar as ações do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, para os produtos de origem animal.

 

Todos os projetos para diversificação da cultura agrícola e pecuária serão avaliados e colocados em prática, caso sejam viáveis.

 

Quais os planos da candidatapara valorizar e incentivar a agricultura familiar?

Imaculada: Vamos estimular e apoiar o desenvolvimento da Agricultura Familiar por meio das associações de produtores, com vistas à participação nos programas PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (Municipal, Estadual e Federal), e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Criaremos estrutura física e equipe de gestão para o desenvolvimento das atividades do Banco de Alimentos, permitindo aumento de renda alternativa para os agricultores, entrega de alimentos para as entidades cadastradas, e o estabelecimento de parcerias em rede com outras centrais (bancos) de alimentos do Estado;

Vamos estimular maior aproximação com o CEAFA e estudar a comercialização dos produtos da Agricultura Familiar de Manhuaçu dentro desta instituição, em um espaço independente, em formato de rodízio dos produtores.

 

Quais as propostas da candidata para este setor?

Imaculada: Primeiro temos que ter um principio. E o princípio é apoiar o empreendedor, o cidadão que gera emprego e renda. A prefeitura não pode tratar o comerciante, o empresário como vilão.

A atual administração tratou o comércio de Manhuaçu como se fosse caso de polícia. A ausência de diálogo foi gritante. Precisamos resgatar o diálogo com a Criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e trazer as entidades representativas do comércio, da prestação de serviço, da agricultura e da indústria para construção de forma coletiva de políticas públicas de geração de crescimento econômico.

Nosso objetivo desde o primeiro dia de mandato será aumentar a geração de emprego em nossa cidade e de renda para nossa população. Para isso é fundamental implantarmos políticas transversais envolvendo:

A pasta da educação na qualificação dos jovens e das pessoas que querem empreender. A pasta da Fazenda reduzindo a burocracia e o tempo de espera para se ter alvará de funcionamento. A pasta de comércio e industria para atração de novosempreendimentos na cidade gerando maior movimentação em nosso comércio.

Realizar ações que incentivem uma maior ampliação do movimento e consumo, principalmente em datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dias das Crianças e Natal;

Vamos apoiar e incentivar o desenvolvimento da cafeicultura, com garantias à melhoria da infraestrutura, divulgação e comercialização da produção.

 

Como será a resposta da candidata a pandemia do novo Coronavírus, já que a vacina poderá demorar?

 

Imaculada:Trabalharei em consonância com o comitê de enfrentamento da COVID promovendo ações de prevenção e educação em saúde de forma contínua, bem como adoção de protocolos baseados em referências técnico-científicas para tomar decisões. Precisamos manter as campanhas educativas e a fiscalização para garantir que os decretos municipais sejam cumpridos. Temos que dar transparência na prestação de contas dos recursos recebidos, visando à economia e coibindo o mau uso do dinheiro público. Não podemos descuidar, os casos continuam. A população tem que se manter informada. Temos que manter os hábitos de higiene e distanciamento social,  uso de máscaras em todos os locais, evitando o prejuízo das atividades econômicas, uma vez que não temos previsão do fim da pandemia.

A Vigilância em Saúde é um dos setores mais importantes nesse momento de pandemia, assim como fundamental também nos casos de Dengue, febre amarela, que tivemos surtos recentes, pois a gestão atual sucateou o setor, começando pelo desvio de funcionários capacitados e experientes. Temos que intensificar as ações de combate às endemias, principalmente a Dengue (que está batendo a nossa porta) e dar condições de trabalho aos agentes de endemias.

 

Quais as propostas da candidata para o Turismo, a Cultura e o Esporte?

Sobre Cultura, daremos apoio irrestrito aos artistas de Manhuaçu, principalmente à Casa de Cultura de Manhuaçu. Manteremos feiras e festivais existentes e ampliaremos onde ainda não tiver, principalmente nos distritos. Realizaremos uma festividade nova, nos moldes da Feira da Paz, valorizando atrações nacionais e locais, com área de lazer, gastronomia e incentivo ao comércio. Vamos melhorar a estrutura e ampliar a Feira Gastronômica de Manhuaçu com concursos de pratos típicos, uma vez por ano, que premia a melhor criação. Teremos também a abertura de editais que visem o incentivo e financiamento de obras artísticas e culturais.

Já no Turismo, precisamos fortalecer a já atuante Rota do Circuito Pico da Bandeira, integrando ainda mais as ações com Manhuaçu. Fortaleceremos, juntamente com os produtos locais, o turismo de cafés especiais, para que as pessoas que aqui vierem conheçam todo o processo, desde a colheita, até a bebida à mesa. Incentivaremos, juntamente à iniciativa privada, o turismo de negócio, reforçando a condição manhuaçuenses de polo na região.

Para o Esporte vamos dar total apoio aos nossos atletas na participação dos eventos locais e regionais. Precisamos ainda reorganização do calendário esportivo de Manhuaçu, com a inclusão de apoio a todas as modalidades esportivas, e a manutenção do campeonatos de bairros, distrital, escolares e outros, além do incentivo a eventos de novas modalidades esportivas em ascensão no município.

 

Qual a proposta da candidata para melhorar o trânsito de Manhuaçu?

Imaculada:O trânsito de Manhuaçu é um caos há muito tempo. Vimos pouca vontade da atual administração em resolver essa questão. Sabemos que é um assunto complexo e envolve muitos atores. Por isso, é fundamental que a gente dê o pontapé inicial para discutirmos soluções permanentes, e não apenas paliativas. O Departamento de Trânsito já existe, mas está praticamente apenas no papel. Municipalizaram o trânsito, mas não fizeramnada mais. Ficaram apenas nisso.

 

Quais os planos da candidata para melhorar o acesso e o transporte público? Primeiramente, é um absurdo o que a Prefeitura de Manhuaçu está fazendo com os motoristas de aplicativo. Querem taxar serviços, deixando-os totalmente abusivos para os profissionais. Desta maneira, as corridas ficam mais caras e o preço é repassado para o consumidor final. Não podemos permitir um desmando deste. Além disso, vamos cobrar serviço de qualidade dos nossos ônibus, já que a empresa responsável presta serviço através de concessão pública, mas não entrega o que a população espera dela.

 

Quais as propostas da candidata para recompor a fauna do município?

Imaculada: A fauna e a flora são recompostas com reflorestamento. Vamos proteger as áreas de preservação permanente, reflorestar onde precisar. Para isso, ouviremos os órgãos que realmente entendem deste setor.

 

Sobre o manancial do Manhuaçuzinho, quais as propostas para preservá-lo e recuperá-lo?

Imaculada: O Manhuaçuzinho é o nosso principal manancial e por isso deve ter uma atenção especial por parte do nosso governo. Vamos preservar as nossas de nascentes, em parceria com os moradores da zona rural que possuem mananciais em seus terrenos. Além disso, precisamos valorizar os órgãos que trabalham neste sentido, como o CBH Manhuaçu, a ONG Pró-Rio Manhuaçu, e outras entidades esquecidas pelo atual poder público.

 

No plano de governo da senhora, há menção a implantação de um sistema de software público E-SUS AB, um prontuário eletrônico. Qual o sentido desta proposta e como será?

Imaculada:O Sistema de Software Público E-SUS AB (Atenção Básica) PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão) será integrado ao DataSUS – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). O objetivo é permitir a gestão do cadastro dos indivíduos no território, organizar a agenda dos profissionais da Atenção Básica da saúde pública no Município e realizar acolhimento à demanda espontânea de maneira humanizada, atendimento individual e registro de atividades coletivas. Em linhas gerais, vamos informatizar e otimizar o atendimento aos pacientes.

 

A implantação de uma guarda municipal, não oneraria mais o município com folha de pessoal? Qual seria o papel da guarda municipal?

Imaculada: Para implantar a Guarda Municipal em Manhuaçu é necessário um estudo. Precisamos entender a realidade efetiva em Segurança Pública e no Trânsito antes de medir esforços para a sua criação. O nosso objetivo, caso seja viável, é ter uma instituição cuja o papel será manter a ordem a pública em todo o município, com articulação permanente com a rede de serviços da Prefeitura. A função efetiva seria de agir na defesa dos direitos dos cidadãos e na proteção preventiva municipal.

 

O que seria o projeto Fica Vivo e como seria implantado?

Imaculada:O projeto “Fica Vivo” é uma extensão do Centro de Apoio ao Menor. O objetivo é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes, que se encontram na  marginalidade. Para sua implementação em Manhuaçu, faríamos convênios com as Faculdades de Psicologia, Educação Física e Serviço Social do município, além de empresas e demais instituições que quisessem ser parcerias do projeto.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Homicídios em Lajinha e Manhumirim

LAJINHA/MANHUIRIM – A noite de quinta-feira (2) foi marcada por homicídios em dois municípios da…

14 horas ago

MOTOBOY DO TRÁFICO: Jovem que trabalhava como entregador de supermercado é preso com drogas

DIVINO - Um motoboy de 25 anos foi detido com drogas pela Polícia Militar em…

14 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Prazo final de entrega é 31 de maio DA REDAÇÃO - Mais de 20,3 milhões…

15 horas ago

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida é para conter casos graves e internações DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde…

15 horas ago

Amans prepara curso para o fim de mandato

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Amans…

16 horas ago

Governo de Minas promove manutenção preventiva e corretiva na malha rodoviária não pavimentada do estado

Os serviços de roçada, patrolamento e encascalhamento já chegaram na Zona da Mata com a…

18 horas ago

This website uses cookies.