MANHUMIRIM – Aconteceu durante todo o último domingo (28) na sede do Rotary Club Manhumirim Alto Jequitibá, o Curso de Brigadista Orgânico ministrado em parceria com Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu.
Cerca de 40 pessoas, membros da sociedade civil participaram do curso que teve como instrutores, os militares cabo Ruimar, cabo Gomes e cabo Wesley, da 2ª Cia BMMG, com sede em Manhuaçu
“O curso é oferecido às pessoas que ordinariamente compõem a população do local em que se desenvolvem as atividades da ocupação, funcionário/empregado que exerce qualquer atividade ou pessoa que atue em eventos temporários, com treinamento para conduzir abandono, combate a princípio de incêndios e prestação de primeiros socorros, com atuação restrita aos limites da propriedade, local onde se realiza o evento ou área de risco”, explica cabo BM Wesley.
Dividido em duas etapas, uma na parte da manhã e outra à tarde. “Na parte da manhã foram ministradas técnicas de primeiros socorros e atendimentos pré-hospitalares e depois do almoço, combate à princípios de incêndios e evacuação de área de risco”, completa.
Para o presidente do Rotary Club, Mateus Dimas, esta parceria com o Corpo de Bombeiros é muito importante, “exatamente, o Rotary Club sempre busca ações que possam beneficiar a população de alguma forma e este curso pode resultar em salvar uma vida, ou evitar que danos maiores possam acontecer em um bem no caso de uma eventualidade e até mesmo evitar que um incêndio se alastre”, ressalta.
Ivo Starling, também é membro do Rotary e participante no curso, segundo ele, saber como agir, é mais importante do que simplesmente agir e pode resultar numa vida, “com certeza, não simplesmente achar que sabe salvar uma pessoa tem todo um trabalho com segurança e técnica para evitar que o quadro dessa pessoa se agrave e é isso que aprendemos hoje”, disse.
Empresas e instituições interessadas em receber o Curso de Brigadistas Orgânicos podem encaminhar ofício ao Corpo de Bombeiros Militar, em Manhuaçu e realizar o agendamento.
Foram arrecadados cerca de 150 litros de leite, como forma de inscrição que serão doados para instituições filantrópicas de Manhumirim e Alto Jequitibá.
Fonte: Portal Caparaó