Para ele, corpo e mente tem que estar em sintonia para alcançar bons resultados
MANHUAÇU – O fisiculturismo é um sistema de exercícios para fortalecer e aumentar os músculos do corpo. Embora ainda não seja um esporte Olímpico, está incluso no Pan-americano e nos Jogos Asiáticos. A modalidade vem ganhando adeptos em todo o mundo. E Manhuaçu tem um grande representante, o multicampeão Rubemar Batista.
O fisiculturista recorda que sempre teve o sonho de competir. “Sempre gostei de musculação, desde criança. A primeira oportunidade que tive de competir foi em 2010 e desde então eu não parei mais”, recorda.
Para Rubemar, ter iniciativa é fundamental para o seu êxito. “Não adianta só falar que vai fazer e não fazer, a pessoa tem que ter disciplina de comer nos horários certos, treinar nos horários certos, dormir nos horários certos, a vida de um fisiculturista é difícil. A nossa rotina é dieta, treino e descanso, de segunda a segunda. Determinação e disciplina são minhas recomendações para quem queira chegar lá. Eu faço aeróbico três vezes ao dia, manhã, tarde e noite, além do treino na hora do almoço e de segunda a segunda tenho esse ritmo, além de controlar a alimentação”.
E toda essa determinação tem dado excelentes resultados. “Fui tricampeão mineiro, fui campeão pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness (CBMFF – IFBB Brasil) em evento realizado no Rio. Ainda em competições da IFBB, fui terceiro lugar categoria até 75 kg. Também conquistei essa mesma colocação, categoria até 80 kg, no Generation Iron Show, que foi realizado em Belo Horizonte”, listou o multicampeão.
Mas para ser multicampeão, Rubemar Batista se remota a famosa citação latina ‘Mens sana in corpore sano’ (“uma mente sã num corpo são”. “Muitas vezes, as pessoas pensam que é só a musculação e não é, o fator psicológico influencia muito. Passei por situações que me deixaram muito abalado. Mas graças a Deus, tudo foi superado. A cabeça e o corpo tem que estar em sintonia, se isso não estiver acontecendo, não tem como alcançar bons resultados”, finaliza o Rubemar Batista.