Minas

Secretaria de Saúde reforça a ampliação temporária do público-alvo da vacina meningocócica C e ACWY até 31/7

Imunizantes são oferecidos gratuitamente pelo SUS nas unidades de saúde de todo o estado

DA REDAÇÃO – Com o objetivo de ampliar a proteção da população contra a meningite, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça a importância da vacinação como forma mais eficaz de prevenir casos graves e óbitos pela doença. As vacinas contra meningite são oferecidas gratuitamente pelo SUS nas unidades de saúde de todo o estado.
Para melhor aproveitamento e oferta dos imunizantes contra a doença no estado, houve a ampliação do público de forma temporária até dia 31/7 ou até a disponibilidade de doses da vacina nos municípios.
A vacina meningocócica ACWY protege contra quatro sorogrupos da doença, os tipos A, C, W, Y, e já é normalmente disponibilizada na rotina do Calendário Nacional de Vacinação para os adolescentes de 11 a 14 anos de idade. Com a ampliação temporária, a aplicação da ACWY foi estendida aos seguintes grupos: crianças, adolescentes, profissionais de saúde, adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids e pessoas acima de 19 anos de idade – públicos que são rotineiramente imunizados com a vacina do tipo C.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, a ampliação é importante pois possibilita a proteção de mais pessoas contra a meningite. “A vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da doença meningocócica. As vacinas são seguras, eficazes e estão disponibilizadas de forma gratuita nas unidades de saúde. A população deve procurar uma unidade de saúde e colocar o cartão de vacinação em dia”, reforça Josianne.

Público a ser imunizado

– Crianças de 3, 5 e 12 meses de idade, que não receberam nenhuma dose da Meningo C ou ACWY;
– Adolescentes, com idade entre 15 e 18 anos. A vacina está indicada para os não vacinados ou que receberam a última dose da vacina Meningo ACWY há mais de 5 anos;
– Para os profissionais de saúde, a recomendação é para os não vacinados com a Meningo ACWY.
– Para adolescentes ou adultos que vivem com HIV-Aids é recomendado a aplicação da dose de reforço para aqueles que receberam a vacina meningocócica conjugada (Meningo C ou ACWY) há mais de cinco anos da última dose, seguindo recomendações do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie).
– E para as pessoas com 19 anos ou mais de idade, a recomendação da vacinação com a ACWY, quando houver indisponibilidade de vacina Meningocócica C na unidade de saúde.
A SES-MG destaca ainda que é fundamental que os municípios promovam campanhas de conscientização e ampliem o acesso à vacinação com a meningocócica ACWY e a meningocócica C, garantindo que todas as faixas etárias e grupos de risco tenham a oportunidade de se proteger contra essa doença potencialmente fatal. Dessa forma, será possível avançar na prevenção e controle das meningites, preservando vidas e promovendo a saúde da população.

Meningite

Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), em 2023, até o dia 14/6, foram registrados 268 casos de meningites no estado. Em 2022, foram registrados 714 casos e, em 2021, foram 440 ocorrências em Minas Gerais.
A cobertura vacinal da vacina meningocócica C em 2023, até março, era de 79,97% para crianças menores de um ano de idade, e de 76,75% para crianças de um ano de idade. A meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Em relação à meningocócica ACWY, a cobertura vacinal acumulada, em Minas Gerais, no período de 2017 a 2023, em adolescentes de 11 a 14 anos de idade, é de 34,06%. A meta preconizada para adolescentes é de 80%.

SES-MG destaca que é fundamental que os municípios promovam campanhas de conscientização e ampliem o acesso à vacinação (foto: Rafael Mendes – SES)

 

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

ACIDENTE FATAL NA BR-262

Um caminhoneiro morreu. Colisão aconteceu entre Reduto e Martins Soares REDUTO – Nesta sexta-feira (17),…

12 horas ago

Motorista embriagado mata casal de motociclistas em Inhapim

INHAPIM – Um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na tarde dessa sexta-feira…

12 horas ago

Adolescente de Caratinga mantida em cárcere privado em Mato Grosso é resgatada pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Caratinga, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher, foi acionada…

12 horas ago

Ceasa suspende mercado aos domingos

CARATINGA- Após uma pesquisa de satisfação junto aos produtores e compradores, a Ceasa Caratinga decidiu…

12 horas ago

ELEIÇÕES 2024: Começou financiamento coletivo de campanhas

Saiba como funciona essa modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais DA REDAÇÃO -…

13 horas ago

Secretaria de Saúde reforça prevenção e enfrentamento às doenças respiratórias

Período entre o outono e o inverno requer mais cuidados da população; vacinação por influenza…

13 horas ago

This website uses cookies.