MANHUAÇU – Em assembleia realizada na semana passada, funcionários do Hospital César Leite aprovaram o acordo coletivo de trabalho apresentado pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Manhuaçu. O reajuste oferecido pelo hospital chega a 8,84%.
Desde o início do ano, o provedor do Hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, e a diretoria estavam se reunindo com a direção do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Manhuaçu, através do presidente João Guilherme e diretores.
O acordo coletivo definiu as principais cláusulas e garante a manutenção de vantagens concedidas pelo Hospital César Leite nos anos anteriores. Na questão salarial, o provedor demonstrou as dificuldades que a saúde enfrenta, especialmente com atrasos no repasse de recursos e na tabela defasada do SUS. “Apresentamos a situação do Hospital César Leite ao sindicato, bem como demonstramos também aos funcionários em encontros que tivemos em dezembro. Os recursos estão escassos e fizemos ajustes para garantir esse reajuste. Os nossos colaboradores são fundamentais para que essa instituição funcione. Atualmente, temos mais de 500 funcionários”, pontua Sebastião Onofre Carvalho.

Sebastião Onofre Carvalho, provedor do Hospital e João Guilherme, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde de Manhuaçu.
O reajuste salarial para os trabalhadores que recebem entre R$ 724 e R$ 962 foi de 8,84%. Na segunda faixa, de 962 a 1.313 reais, receberam 8% de aumento. A terceira faixa salarial teve 7,5%, a quarta 7% e o último grupo, que recebe acima de 3.800 reais teve um reajuste de 6,5%.
O presidente do Sindicato, João Guilherme Filho, assinou o novo acordo, depois de se reunir com filiados e a diretoria, reconhecendo também o esforço do Hospital César Leite e garantindo direitos que os trabalhadores já possuem, além do reajuste.