Cidade

Seminário pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial

MANHUAÇU – Na tarde desta terça-feira (17), a coordenação municipal de saúde mental, juntamente com o CAPS II, CAPS AD e CAPSi realizaram um seminário, no anfiteatro da Câmara Municipal, em comemoração ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial. O seminário teve como tema “Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans”.
O evento que contou com a participação dos usuários, familiares, servidores e estudantes, também foi o momento onde cada um dos três Centros de Atenção Psicossocial de Manhuaçu, puderam expressar de forma didática como atuam e lidam com seus usuários.
A coordenadora municipal de saúde mental, Luciane Guimarães Pascini Nunes, ressalta a importância da data, comemorada no dia 18 de maio e o papel dela dentro do SUS. “Esse dia marca a reforma psiquiátrica no Brasil e a gente quer mobilizar a nossa comunidade, a sociedade de Manhuaçu, para a questão de o transtorno mental ter um tratamento integral. Colocar esses pacientes dentro dessas possibilidades, na educação, na cultura, no lazer, convivendo conosco como iguais. A luta antimanicomial, ela briga pela questão da igualdade, da humanidade e da integralidade, que também são princípios do SUS. O SUS apoia totalmente a questão da luta antimanicomial e a gente quer levantar em Manhuaçu essa bandeira também, de como é importante tratar o sofrimento psíquico fora dos manicômios, junto de todos nós”.

O evento ainda contou com a presença da secretária Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social Eleni de Jesus Mariano Marques, dos vereadores Rodrigo Administrador e Eleonora, da referência técnica em saúde mental da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu Marcos Alexandre, do conselheiro municipal de saúde Nelson de Abreu e a representante da secretária de saúde Elisabeth Marçal.

18 de Maio – Dia Nacional de Luta Antimanicomial
O movimento deu origem a uma política pública chamada Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que substituiu os manicômios no tratamento da saúde mental. Os CAPS foram criados para que os serviços voltados para a saúde mental garantam um atendimento que supere a lógica do isolamento social, trazendo os familiares e a comunidade para atuar junto no cuidado dos usuários.
Em Manhuaçu existem três unidades do CAPS: o CAPS II Nossa Casa, o CAPS Ad Despertar! e o CAPSi Cresccer. Estas unidades e seus servidores, lutam todos os dias contra a política do manicômio, a segregação e pela reinserção dos pacientes na sociedade.

SECOM – Prefeitura de Manhuaçu

Mesa diretora do Seminário
Participantes do Seminário
Evento contou com apresentações artísticas
Exposição dos trabalhos
Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Procon de Governador Valadares fiscaliza comércios após denúncias sobre preços abusivos no arroz

Ação começou nessa segunda-feira (13), e o objetivo, além de verificar as denúncias é orientar…

10 horas ago

Governo Lula anuncia Pix de R$ 5.100 para famílias afetadas no RS

O governo Lula (PT) anunciou nesta quarta-feira (15) uma transferência de R$ 5.100 para famílias…

11 horas ago

Prêmio Educador Nota 10 está com inscrições abertas

Professores, orientadores, coordenadores e diretores de escolas públicas e privadas podem inscrever suas iniciativas até…

12 horas ago

Secretaria de Saúde realiza seleção para contratar 261 profissionais de nível superior

O processo seletivo simplificado tem validade de 12 meses e poderá ser prorrogado; vagas estão…

12 horas ago

Prorrogado o prazo para atualização cadastral de túmulos do Cemitério Municipal

O recadastramento, que é obrigatório e gratuito, começou no dia 26 de fevereiro e vai…

13 horas ago

This website uses cookies.