Cidade

SRS apresenta experiência exitosa na descentralização da assistência farmacêutica

MANHUAÇU – O objetivo do encontro – que ocorreu por videoconferência na terça-feira, 26 de abril – foi o compartilhamento da experiência bem-sucedida no processo de descentralização de medicamentos para os 34 municípios pertencentes à área da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu.

A iniciativa integra ações da Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O intuito foi apresentar às demais superintendências e gerências regionais o exemplo positivo e estratégias que colaboraram para a adesão de 100% dos municípios da SRS Manhuaçu.

Manhuaçu foi a única das 28 unidades regionais de saúde do estado em que todos os municípios já aderiram à Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF) da SES-MG. O coordenador da Assistência Farmacêutica da SRS Manhuaçu, Otto Carobine Werner, explicou aos demais coordenadores e participantes do encontro todas as etapas vencidas pela SRS, bem como os pontos facilitadores e estratégias adotadas para o convencimento dos gestores municipais.

“Destaco como positiva essa iniciativa da SES-MG e o importante apoio da Superintendência de Assistência Farmacêutica na condução desse projeto. Falamos das etapas vencidas e como nossa experiência pode colaborar de alguma forma para que outras regionais tenham o mesmo sucesso, já que trata-se de uma política sólida, em que os maiores beneficiados são os pacientes que fazem uso dos componentes especializados da assistência farmacêutica”, explicou o coordenador.

O superintendente regional de saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda reforçou os fatores que contribuíram para a adesão de todas as prefeituras nessa descentralização dos medicamentos. “Destaco mais uma vez a credibilidade conquistada pelo governo Estadual, no compromisso de honrar as dívidas e manter o pagamento em dia das políticas públicas de saúde e a boa interlocução entre a unidade regional de saúde e os municípios da área de abrangência”, disse o superintendente.

 

Componente Especializado da Assistência Farmacêutica

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica visa garantir, no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), o acesso ao tratamento medicamentoso de doenças raras, de baixa prevalência ou de uso crônico prolongado, com alto custo unitário, cujas linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde. São para tratamento de doenças como lúpus, psoríase, esclerose múltipla, Alzheimer, Parkinson, entre outras.

 

 

Texto e Foto: Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS MANHUAÇU

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Censo 2022: população quilombola tem perfil jovem e maioria masculina

Estatísticas específicas sobre sexo e idade foram divulgadas pelo IBGE DA REDAÇÃO - As populações…

7 horas ago

ESP-MG abre inscrições para Especialização em Saúde pública, com foco na saúde prisional

DA REDAÇÃO - Nesta quinta-feira-feira, dia 02 de maio de 2024, a Escola de Saúde…

7 horas ago

Expedição no Leste de Minas visita produtores de Conilon

DA REDAÇÃO - Produtores rurais dos municípios de Ipanema, Pocrane e Taparuba receberam a visita…

7 horas ago

Rumo à proteção digital: o avanço das ameaças cibernéticas

*Ana Albuquerque Recentemente, o mundo testemunhou um avassalador ataque hacker que, praticamente, levou o sistema…

7 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Amans prepara o fim de mandato O ano de 2024 deverá ser de trabalho…

8 horas ago

Cachaça mineira terá centro de referência

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cachaça…

9 horas ago

This website uses cookies.