Regional

Treinamento Agro é sucesso

VIÇOSA – O Circuito Treinamento Agro chegou a Viçosa com palestras sobre bovinocultura de leite e informações sobre acesso a linhas de crédito rural. O encontro reuniu 32 pessoas que aprovaram a ação promovida por meio de parceria do Sistema FAEMG com o Banco do Brasil (BB). Na plateia estavam produtores, técnicos de campo e supervisores do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, além de estudantes do curso técnico em Agronegócio do SENAR em Viçosa.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa, Carlos Eduardo de Andrade agradeceu a presença de todos e frisou a satisfação de contar com o Sistema FAEMG e para o fortalecimento da entidade, e a realização de eventos em prol do produtor rural. Ele também ressaltou a expertise e tradição do Banco do Brasil em oferecer crédito rural. “São empresas essenciais para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil, atuando juntas. Nós só temos a ganhar”, comentou.

O evento aconteceu no TecnoPARQ da UFV e a coordenadora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, Francylara Castro deu as boas-vindas aos participantes informando que as inovações e soluções para a pecuária de leite são uma das mais desenvolvidas no parque.

 

As palestras

 

Leonardo Cotta Quintão, médico veterinário e supervisor do ATeG Balde Cheio iniciou a programação com palestra sobre a qualidade do leite. A explanação chamou atenção para o comprometimento com a saúde pública que os pecuaristas têm. Ele falou sobre a legislação vigente e as fiscalizações a laticínios e produtores que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está fazendo para garantir o cumprimento das normas.

“O Mapa está preocupado com a qualidade, e nós precisamos nos adequar. Hoje o ministério exige que os laticínios tenham um plano de qualificação dos fornecedores de leite e o ATeG atende perfeitamente às ações solicitadas porque ajuda o produtor a se desenvolver e colabora para a profissionalização da cadeia com uma visão gerencial, social e ambiental”.

Relatando situações do dia a dia nas propriedades, o supervisor orientou os presentes sobre a mastite e os procedimentos para evitar a doença e os prejuízos causados por ela, a boa nutrição e o bem-estar animal foram pontos destacados. Mais que a visão técnica, tecnologias e capacitação, Leonardo enfatizou que para ter sucesso na cadeia do leite “o gosto pela atividade e o orgulho em praticá-la fazem a diferença”.

A sequência de palestras seguiu com Thiago Passos, técnico de campo do ATeG em Paula Cândido que falou sobre a importância da gestão para o bom andamento da atividade leiteira, com ênfase no planejamento, anotações de despesas e receitas e conhecimento dos fatores externos e internos que interferem na gestão. “Gerenciamento é disciplina. A nossa intenção com o ATeG é oferecer condições para que o produtor cresça de forma sustentável. Para isso, é preciso que ele tenha um olhar empresarial sobre a propriedade”, afirmou.

A última palestra foi ministrada pelo assessor de agronegócio do BB, Clayton Igarashi que apresentou as linhas de crédito do Pronaf e respondeu dúvidas dos produtores sobre o tema.   “Crédito é um assunto de interesse de todos, e esse evento é necessário porque a disseminação do conhecimento técnico junto à gestão tem tudo a ver com o crédito rural. Para o banco não adianta injetar dinheiro, se ele não for bem aplicado, e esse evento traz esse alinhamento. Aqui tivemos um excelente retorno do público e isso nos deixa muito satisfeitos”.

 

Avaliações

“Tivemos palestras excelentes e esclarecedoras para os participantes, e a importante presença da equipe do ATeG de Viçosa e região, já que tratamos também da gestão e do potencial do programa para os produtores. Foi ainda uma oportunidade para desmistificar questões referentes ao crédito rural no momento oportuno já que o novo plano safra será lançado em breve” – Marcos Reis, gerente do Sistema FAEMG em Viçosa

“Os produtores podem melhorar e aumentar sua produção e sua renda com auxílio do crédito rural, e o Banco do Brasil mostrou caminhos para obtê-lo. O treinamento também trouxe informações técnicas com especialistas muito proveitosas para quem participou”. – Paulo Henrique Lelis, supervisor ATeG Balde Cheio

“É importante que os nossos técnicos de campo estejam nesse evento para saberem mais sobre o funcionamento do crédito rural. Com o custo de produção que nós temos na atual conjuntura é importante que todos os produtores trabalhem com a diminuição de custos dentro da propriedade e a margem de lucro seja positiva e ter as informações corretas para orientá-los quanto a aquisição de crédito para se manter na atividade”.   – Ricardo Lignani supervisor ATeG Balde Cheio

“Estou começando agora na atividade leiteira, estou há um ano focado, e o ATeG está ajudando muito. O técnico é muito atencioso, já deu treinamento sobre inseminação para todos que trabalham na propriedade e já tivemos uma evolução e estamos ganhando muito com isso. Nesse seminário estou aprendendo mais para agregar na melhoria da propriedade”. – Vanildo Nogueira, produtor de Piranga

“O momento proporciona uma troca de experiências importante para técnicos e produtores, assim conseguimos contribuir com o crescimento de todos. Fiquei feliz por poder tirar dúvidas de alguns produtores e por encontrar outros parceiros de ATeG”. – Rômulo Alcântara, técnico de campo do ATeG em Mutum

“Mudamos a criação de gado de corte para o leite. O ATeG chegou na hora exata e tem nos auxiliado nessa mudança. O programa nos ajuda a colocar o conhecimento em prática na propriedade. Eu e meu irmão estamos dispostos a evoluir e aprender e estamos aproveitando todas as oportunidades, como o encontro de hoje, para buscar conhecimento”.  – Thais Zonta, produtora de 27 anos, de Visconde do Rio Branco, que está assumindo a propriedade da família junto ao irmão Guilherme.

“A gente acha que sabe tudo, mas na palestra percebe que ainda temos muito a aprender. Agradeço ao Sistema FAEMG e ao BB pela oportunidade. Foi um dia rico de aprendizado e troca com outros produtores. Conhecemos técnicas e histórias de vida que nos inspiram e motivam a querer seguir nos aperfeiçoando”. –  Fabiana Almeida, produtora de Paula Cândido.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Mineiro ganha competição de melhor provador de café do mundo

Dionathan teve 100% de aproveitamento na análise em um tempo de 2 minutos e 19…

19 horas ago

Cafeicultores do cerrado lançam rota turística

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cafeicultores…

21 horas ago

Homem com sinais de embriaguez é flagrado com armas e munições

CAPARAÓ – A Polícia Militar prendeu no sábado (11) um homem, 37 anos, por posse…

23 horas ago

Cooperativas potencializam desenvolvimento

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cooperativas…

3 dias ago

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país DA…

4 dias ago

Política estadual leva qualidade genética ao rebanho de pequenos produtores do estado

Por meio do Pró-genética, animais de alto padrão são disponibilizados aos criadores em eventos pecuários…

4 dias ago

This website uses cookies.