VIÇOSA – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece formação profissional gratuita para quem é produtor e trabalha no campo, ou pretende ingressar no mercado de trabalho rural. Com foco nos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares, o Sistema Faemg Senar também promove eventos de promoção social como o cuidado com a saúde e o bem-estar.
Para atender à crescente demanda por capacitações, a entidade realiza esta semana, em Viçosa, treinamento para novos instrutores. 23 candidatos participam dessa etapa do processo conduzida pela coordenadora pedagógica do Sistema Faemg Senar, Cristiane Trigueiro.
Na oportunidade, os profissionais aprendem a metodologia de ensino-aprendizagem utilizada pelo Sistema Faemg Senar no estado, preparam e apresentam microaulas sobre os conteúdos que pretendem ministrar na instrutoria do Sistema.
Os candidatos em treinamento atuarão nas áreas: Cafeicultura, Bovinocultura, Fruticultura, Cerqueiro, Mecanização Agrícola, Recuperação de Áreas Degradadas, Drone, Informática, Administração, Saúde e Cosméticos Naturais.
A engenheiro agrônomo Kelton Gomes é um desses profissionais e avaliou positivamente a experiência e enfatizou a importância de aprender a metodologia de ensino do Sistema Faemg Senar.
“Da maneira como a equipe de treinamento trouxe o conhecimento, ele é de fato assimilado. A gente tem interação da turma, consegue ter avaliações e se certifica, com total confiança e credibilidade, de que adquirimos esse conhecimento e estamos prontos para levá-lo adiante como instrutores nos cursos”, salientou o candidato que pretende atura na área da bovinocultura.
Cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais
Para fazer os cursos do Sistema Faemg Senar, os interessados devem procurar o Sindicato dos Produtores Rurais e demais entidades cooperadas de sua localidade. Mais informações sobre as capacitações estão disponíveis no site sistemafaemg.org.br