Organização emite nota após homicídio durante Copa de Marcha em Inhapim

INHAPIM – A organização do evento realizado no último sábado (13), durante a 2ª Copa de Marcha no município de Inhapim, emitiu nota oficial de esclarecimento e pesar após o homicídio registrado no Pátio de Eventos da cidade, na região central. O crime ocorreu durante o período noturno e resultou na morte de Nicanor Antônio Souza Barrel, de 31 anos, atingido por disparos de arma de fogo enquanto participava do evento.

Conforme registrado pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do 62º Batalhão, dois indivíduos, aparentando idade entre 16 e 20 anos, se aproximaram da vítima pelas costas e efetuaram cerca de quatro disparos. Após o crime, os autores fugiram em meio ao público e não foram localizados até o fechamento desta edição.

A vítima chegou a ser socorrida por terceiros em um veículo particular, com destino a Caratinga, mas o óbito foi constatado na Base de Serviços da concessionária Ecovias Rio Minas, entre Caratinga e Ubaporanga. A perícia técnica foi acionada e o caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Diante da repercussão do fato, os organizadores do evento divulgaram uma nota de esclarecimento e pesar, na qual detalham as providências adotadas, destacam o planejamento de segurança e lamentam a tragédia. A seguir, a íntegra da nota:

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO E PESAR

 

Inhapim, 17 de dezembro de 2025

 

É com imenso pesar e consternação que os organizadores do 2º Poeirão de Inhapim, Luis Ribeiro e Marcinho, vêm a público esclarecer os fatos ocorridos durante e após o evento realizado no dia 13 de dezembro no Parque de Exposição da cidade, e expressar sua solidariedade diante da trágica ocorrência.

Sobre o Evento

O 2º Poeirão de Inhapim foi um evento dedicado às competições de marcha de cavalos, que contou com a expressiva participação de 214 animais inscritos.

Importa salientar que, embora não se tratasse de um evento oficial, a segurança e a estrutura de apoio foram planejadas e executadas com o mesmo rigor e padrão de qualidade observados em exposições e copas oficiais já organizadas pelo Núcleo do Cavalo do Vale do Aço no mesmo Parque de Exposição de Inhapim, bem como no Clube do Cavalo de Ipatinga e na cidade de Timóteo.

 

Segurança e Incidente

Priorizando a segurança dos participantes, os organizadores realizaram o devido ofício antecipado às autoridades competentes, Polícia Militar e Polícia Civil. A Polícia Militar, inclusive, esteve presente no local do evento em duas oportunidades distintas durante o dia, e não houve qualquer registro de incidente até aquele momento.

 

Lamentavelmente, já durante o período noturno, com um público bastante reduzido, ocorreu um fato trágico e alheio à programação do evento: um cidadão foi alvejado, vindo a óbito.

IMPORTANTE elucidar que mesmo antes da ocorrência os organizadores por duas vezes acionaram a Polícia Militar via telefone 190 e foram informados que o atendimento estava atrasado em função da alta demanda de outras ocorrências na cidade naquele momento.

 

Posição dos Organizadores

 

Os organizadores expressam seu mais profundo pesar e suas sinceras condolências aos familiares e amigos da vítima, desejando que encontrem força neste momento de dor.

Reiteramos nossa total confiança na atuação da Polícia Civil na condução das investigações para a elucidação do crime, e esperamos que a Justiça seja feita o mais breve possível, com a devida responsabilização dos envolvidos.

 

Compromisso com a Transparência

 

Os organizadores do 2º Poeirão de Inhapim reiteram seu inabalável compromisso com a promoção de eventos seguros e bem-organizados. Lamentamos profundamente o ocorrido, que foge completamente ao controle, à previsão e à responsabilidade inerente ao evento em si, tratando-se de um ato criminoso isolado.

Colocamo-nos à disposição das autoridades para qualquer colaboração necessária às investigações.

 

Atenciosamente,

Luis Ribeiro e Marcinho

Organizadores do 2º Poeirão de Inhapim

 

O caso segue sendo apurado pelas autoridades competentes. Até o encerramento desta edição, ninguém havia sido preso.

Organização emitiu nota oficial de esclarecimento e pesar após o homicídio registrado no Pátio de Eventos de Inhapim (imagem reprodução)

Deixe um comentário