Polícia Civil apreende veículos adulterados aprovados em vistorias de ECVs

IPANEMA – A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), por meio da Delegacia de Polícia Civil de Ipanema, apreendeu dois veículos com indícios de adulteração de sinais identificadores, em ocorrências distintas, no âmbito de investigações relacionadas a fraudes e irregularidades em procedimentos de identificação veicular. O prejuízo estimado aos adquirentes de boa-fé, somados os dois casos, ultrapassa R$ 100 mil.

Em ambas as situações, chamou a atenção dos investigadores o fato de que os automóveis haviam sido anteriormente submetidos à vistoria de identificação veicular realizada por Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs) e obtido laudo aprovado. Apesar disso, durante as apurações policiais foram constatadas irregularidades graves, como clonagem veicular e adulteração de motor.

De acordo com a Polícia Civil, a detecção das fraudes só foi possível graças à atuação técnica do setor de registro e conferência documental de veículos da Delegacia de Ipanema. “Caso contrário, os automóveis adulterados poderiam ter sido regularizados administrativamente e colocados em circulação, ampliando os riscos de novos prejuízos financeiros, disputas de propriedade e dificuldades de rastreabilidade”.

As ECVs são empresas privadas autorizadas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) para realizar vistorias de identificação veicular, etapa obrigatória em procedimentos como transferência de propriedade e outras regularizações junto ao Detran-MG. A vistoria tem como objetivo verificar a autenticidade de elementos identificadores, como chassi e motor, além da originalidade de componentes e das condições de segurança, sendo o laudo documento essencial para instrução dos processos administrativos no sistema de trânsito.

A Polícia Civil orienta compradores e vendedores a redobrarem a cautela em negociações, realizarem conferências rigorosas da procedência dos veículos e desconfiarem de ofertas com valores incompatíveis com o mercado. Em caso de suspeita, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade policial. Reclamações ou denúncias sobre atendimento ou procedimentos de ECVs podem ser formalizadas pelos canais oficiais da CET-MG e pelo portal MG.GOV.BR.

As investigações seguem em andamento para identificar a origem das adulterações, apurar responsabilidades e verificar a possível existência de outros casos semelhantes.

Chamou a atenção o fato de que os automóveis haviam sido submetidos à vistoria de identificação veicular realizada por ECVs e obtido laudo aprovado

Deixe um comentário