Inmet emite alerta de tempestade para a Zona da Mata nesta quinta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para as 853 cidades de Minas Gerais, incluindo toda a região da Zona da Mata, área de concessão da Energisa Minas Rio. O aviso é válido até domingo (9) e prevê chuvas intensas de até 60 milímetros, ventos de até 80 km/h e risco de queda de granizo. A previsão indica que o tempo continuará instável nos próximos dias, com pancadas de chuva no fim da tarde e noite, típicas da primavera.

Desde o início da semana, cidades como Leopoldina, Laranjal e Muriaé já enfrentaram os efeitos das tempestades. Em Leopoldina, ventos de até 100 km/h causaram destelhamentos em mais de 100 casas, além de danos em estruturas públicas. Em Muriaé, a BR-356 foi interditada devido à queda de árvores e rompimento de muros.

Com a previsão de mais chuvas nos próximos dias, a Energisa Minas Rio está com o plano de contingência para o período chuvoso acionado, com uma série de medidas para minimizar os impactos. O plano inclui o monitoramento constante das condições do tempo, por meio da plataforma NetClima, com apoio de uma meteorologista especializada, além da mobilização de equipes extras em campo, prontas para agir rapidamente em caso de ocorrências. A empresa também utiliza drones para inspecionar áreas de risco e acompanha a rede elétrica 24 horas por dia, sete dias por semana, por meio do seu Centro de Operação Integrado, que permite uma resposta ágil e coordenada.

“Nosso compromisso é com a segurança e o bem-estar da população. Ter um plano de ação estruturado nos permite agir de forma preventiva, responder com agilidade durante as tempestades e recuperar o sistema com eficiência após os eventos climáticos”, destaca o diretor técnico e comercial da Energisa Minas Rio, Rodolfo Pinheiro.

Deixe um comentário