Prefeitura de Ipatinga prorroga situação de emergência em saúde pública após mortes

Aumento de casos por Síndrome Respiratória Aguda Grave motiva nova medida do Executivo municipal

A Prefeitura de Ipatinga publicou, na última sexta-feira (7), o Decreto nº 11.886, que prorroga por até 90 dias a situação de emergência em saúde pública no município. A decisão foi tomada pelo prefeito Gustavo Nunes diante do aumento de casos e óbitos relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), incluindo registros recentes de morte por SRAG/COVID.

O documento cita informações técnicas que indicam alterações no comportamento epidemiológico da doença em 2025. Mesmo após o fim do período sazonal de outono e inverno, os óbitos continuam sendo registrados.

Ainda conforme o decreto, embora o número total de casos permaneça dentro do esperado em relação à curva epidêmica, houve crescimento no número de mortes, especialmente quando comparado aos meses de outubro e novembro de 2024.

A Prefeitura também destacou a elevação nas internações de crianças com SRAG, com aumento da demanda por leitos de UTI pediátrica, o que representa um comportamento atípico em relação aos padrões de anos anteriores.

O novo decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte: RÁDIO VOX FM

Deixe um comentário