MARTINS SOARES (MG) – José Santana Emerick (PSDB) foi eleito com 51,67% (3.151 votos) para o cargo de prefeito de Martins Soares neste domingo, 07/12, durante a eleição suplementar convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A vice-prefeita é Márcia Pires Mota (PSDB). Os dois foram candidatos pela Coligação Cuidando da Nossa Gente, composta pela Federação PSDB/Cidadania e o partido PSD.
A outra chapa recebeu 48,33% (2.947 votos) e foi composta pelo candidato a prefeito Michell Bahia Dutra Emerick (MDB) e a vice Renata Kelle Assis Dutra (MDB), que concorreram pela Coligação Unidos Por Martins Soares: Paz, União e Honestidade, formada pelos partidos Republicanos / PDT / MDB / Mobiliza / Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PC do B/PV).
Conforme divulgado pelo Portal Caparaó, foram 6.098 votos válidos. 99 votos foram nulos e 109 em branco.
Santana, que é o presidente da Câmara Municipal, já estava exercendo o cargo interinamente. Agora, após os procedimentos de prestação de contas e diplomação assumirá a prefeitura em definitivo como titular do mandato até 2028.
A diplomação dos candidatos eleitos deve ocorrer até o dia 29 de dezembro de 2025.
Motivo da nova eleição
Em Martins Soares, o prefeito Paulo Sérgio Pereira (PSDB) e o seu vice, Alex Sandro Franco de Andrade (PSDB), tiveram os mandatos cassados pela Justiça Eleitoral em razão da condenação por abuso de poder político e econômico na campanha de 2024.
Martins Soares é o terceiro município de Minas Gerais a realizar eleição suplementar neste ano de 2025, porém foi o primeiro que faz em razão da cassação do prefeito. Nos dois anteriores – Guapé (6/7) e São José da Varginha (3/8) -, o novo pleito ocorreu em razão do indeferimento do registro do candidato a prefeito mais votado nas urnas.
Fonte: Portal Caparaó












