Saúde

31 DE MARÇO: DIA DA SAÚDE E NUTRIÇÃO

Criada pelo Ministério da Saúde, o objetivo da data é chamar a atenção da população para as boas práticas de alimentação e incentivar uma reflexão sobre nossos hábitos alimentares

MANHUAÇU – 31 de março é considerado o Dia da Saúde e Nutrição. A data está no calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação.

Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e hábitos alimentares. Também serve para que as instituições, públicas e privadas, reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável nessa área, ainda mais nestes tempos de pandemia.

ANSIEDADE EM TEMPOS DE COVID-19

É natural do ser humano ser ansioso, pois a todo o momento estamos preocupados com algo e vivenciando novas experiências. Mas você se está se sentindo mais ansioso durante o tempo de pandemia, saiba que não está sozinho! O número pessoas com ansiedade, depressão e insônia dobrou desde o ano passado. Sendo assim, sintomas da ansiedade como medo, estresse, inquietação, preocupação exacerbada, fadiga, suor, palpitações são vistos de formas ampliadas nas pessoas.

O DIÁRIO conversou com a psicóloga Silvia Reis, especialista em ansiedade e emagrecimento, que deu o seu parecer sobre o assunto. “Existe um grupo, seja por seus empregos fechados provisoriamente ou por fazer parte do grupo de risco, passa maior tempo em casa. Sendo assim, a ociosidade, o tédio e se instalam rapidamente por não fazer nada ou não poder fazer nada, aumentando assim a intensidade dos sintomas de ansiedade. Os que os empregos são fechados, ficam ainda mais ansiosos pelo fato de não saber se vai receber, quando vai receber e o que vai ser do seu ganha pão, isso consome por dentro, pois as contas e boletos continuam a chegar”.

Segundo a psicóloga, pode ser classificado um segundo grupo, como os profissionais de serviços essenciais, “que enfrenta a cara do perigo todos os dias, pessoas que buscam se proteger atrás de álcool em gel e máscara e sempre levam em seu coração e mente o medo se contaminar e passar aos demais que convivem dentro de casa”. De acordo com Silvia Reis, eles não têm escolha, pois alguém tem que estar à frente nos hospitais, nos comércios alimentares entre outros serviços classificados como essenciais. “O quadro de ansiedade dessas pessoas é elevado pelo medo ainda maior de ser contaminado, devido a seu encontro frequente com pessoas que podem ou não estarem contaminadas”.

“Nessa parte eu foco principalmente em quem trabalha na área da saúde, que muitas vezes são olhados de canto, pois convivem diretamente com o grupo contaminado pela COVID-19. Quantas vezes pacientes me contaram que foram julgados por estar exercendo a função de proteção da minha e sua família. Esses profissionais estão cada vez mais cansados, saturados e com medo. Já me foi relatado por diversos profissionais a ansiedade é tamanha que ao chegar em casa, tira já a roupa de serviço e o calçado ainda na porta e colocam em sacolas com medo de contaminar os seus”.

Sobre o terceiro grupo, a psicóloga fala dos acometidos pela COVID-19. “São os que estão em internação e estão conscientes, muitas vezes já saíram de uma intubação ou estão próximo de uma. O estado de um paciente internado é muito volátil pode mudar de uma hora pra outra, e o ser humano que está ali, deitado numa maca, só espera ansiosamente que haja melhora, que tudo esteja bem aqui do lado de fora, ansioso por não poder se levantar, por não ter o que fazer durante o tempo da internação, por saudade dos familiares, é uma ansiedade que se torna muito cruel, solitária, seus amigos são os profissionais anjos da saúde que levam a todo o momento palavra de esperança, conforto e prestam da melhor forma e qualidade os serviços necessários”.

Conforme a psicóloga Silvia Reis, não há como mensurar qual grupo está mais ansioso, pois cada pessoa lida com sua ansiedade de uma forma diferente. “Existe aquele ditado que diz que o lobo que vence é o que você mais alimenta. Quem você tem alimentado?  É a sua ansiedade a deixando-a dominar sua vida e tirando sua razão, se entregando a caos que vivemos? Você tem pelo menos procurado alternativas pra ocupar seu tempo ocioso ou lidar com sua situação no serviço, em casa? Se está difícil sozinho, já procurou ajuda profissional? Sabia que existem atendimentos on-line pra te ajudar a lidar com isso?”

Ela segue sua linha de raciocínio. “Não é e nem está fácil, mas precisamos juntas nossas forças (a distância) e lutarmos, pois essa fase vai passar, e os questionamentos são: Qual lição eu posso tirar de tudo isso? O que eu posso fazer pra cuidar de mim e dos meus? Estou fazendo tudo que posso pra contribuir para que os casos do COVID-19 não aumentem? Se você conseguir responder essas questões estará com certeza tirando algo positivo de tudo isso. E se a ansiedade tiver ao ponto de fazer querer sair da pele, não existe em pedir ajuda”.

COMIDA DE UM DIA ENGORDA?

 

Voltando mais para o lado da nutrição, uma pergunta que é corriqueira no meio dos nutricionistas, ‘comida de um dia engorda?’. A psicóloga explica que entender o funcionamento do seu corpo é de muita importância pra responder essa pergunta.  “O ideal é que todos nós estivéssemos dentro dos padrões normais do IMC (índice de massa de corpórea) não por estética para pôr saúde, estar acima do peso e obeso faz com que possamos desenvolver problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão entre outros.

“Se você estiver dentro do seu peso, não faz mal comer um hambúrguer ou uma refeição que no final de semana exagerou, só não vale porque deu uma saidinha da alimentação saudável, chutar o balde! Comida de um dia não engorda ninguém, pode inchar sim, mas se virar um hábito (ainda mais agora na pandemia que os deliverys estão a todo vapor e a ociosidade faz a gente querer comer algo diferente todos os dias) a conta vai chegar cedo ou tarde, então se cuide”.

 

BOX

Silvia Reis é Psicóloga Especialista em Ansiedade e Emagrecimento, Pós Graduada em Obesidade e Emagrecimento, Coach de Emagrecimento Cientifico e atende na Clínica Dr. Peso Manhuaçu.

 

Para mais contatos e informações:

psicologasilviareis@gmail.com

@psicologasilviareis

@drpeso.manhuacu

Fitness salad and measuring tabe on rustic wooden table. Mixed greens, tomatos, diet cheese, olive oil and spices for healthy lifestyle concept.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

ACIDENTE FATAL NA BR-262

Um caminhoneiro morreu. Colisão aconteceu entre Reduto e Martins Soares REDUTO – Nesta sexta-feira (17),…

9 horas ago

Motorista embriagado mata casal de motociclistas em Inhapim

INHAPIM – Um grave acidente foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal na tarde dessa sexta-feira…

9 horas ago

Adolescente de Caratinga mantida em cárcere privado em Mato Grosso é resgatada pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Caratinga, por meio da Delegacia de Atendimento à Mulher, foi acionada…

9 horas ago

Ceasa suspende mercado aos domingos

CARATINGA- Após uma pesquisa de satisfação junto aos produtores e compradores, a Ceasa Caratinga decidiu…

9 horas ago

ELEIÇÕES 2024: Começou financiamento coletivo de campanhas

Saiba como funciona essa modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais DA REDAÇÃO -…

10 horas ago

Secretaria de Saúde reforça prevenção e enfrentamento às doenças respiratórias

Período entre o outono e o inverno requer mais cuidados da população; vacinação por influenza…

10 horas ago

This website uses cookies.