Cidade

A ARTE COMO FORMA DE EXPRESSÃO

Karen Verdeiro Carim, de apenas 18 anos, usa seus desenhos para sensibilizar e conscientizar

MANHUAÇU – Era uma vez uma menina que desenhava olhos. Seus desenhos eram vistos nas carteiras do colégio. Essa menina está crescendo e as ‘janelas de sua alma’ ganham novas formas. Ela se expressa com sua arte e nos sensibiliza e conscientiza. E na última semana seu trabalho teve reconhecimento ainda maior. Através de uma iniciativa do Interact Club de Manhuaçu, que a convidou, a artista Karen Verdeiro Carim, 18 anos, foi prestada uma homenagem aos profissionais da saúde do Hospital César Leite, que passados mais de um ano de pandemia, enfrentam a exaustão e seguem na linha de frente contra a Covid-19 e assim, salvando muitas vidas.

A homenagem emocionou e chamou bastante atenção da população. A reportagem do DIÁRIO procurou Karen Verdeiro Carim para uma entrevista. A artista falou de sua trajetória e de suas expectativas.
Conte pra nós um pouco sobre sua história.
Eu desenho desde quando era criança. Sempre foi meu hobby desenhar, tanto que entre minha família e amigos mais próximos eu era conhecida como artista ou a desenhista do grupo. Então, por ser a minha atividade preferida tinha facilidade de copiar algumas coisas e sempre fui bem criativa, principalmente quando era mais nova, mas eu era bastante tímida pra mostrar meus desenhos para as pessoas, somente quem era próximo mesmo sabia disso.
Até que em 2018, com 15 anos, eu comecei a aprofundar mais, passei a pesquisar vídeos no YouTube sobre isso, passei a seguir artistas, inclusive me lembro da primeira artista que segui, a Nath Araújo (@nanaths), foi a que mais me encantou, que me tocou, que me deu vontade de começar a tentar mesmo a fazer arte, ela me inspira demais. Então, em 2018 e 2019 foram os anos que eu mais me dediquei pra poder estudar desenhos, mas era mais por hobby mesmo porque eu queria aprimorar o que eu já sabia.

Uma coisa que eu acho muito importante é que eu sempre desenhei o ‘olhar’ nas carteiras da escola, e todos sabiam que aquele desenho era meu. Em 2020 resolvi criar meu Instagram de arte, foi quando começou a pandemia e todos estavam naquela incerteza sobre o vírus, não sabíamos o que ia acontecer, eu particularmente estava muito assustada. Mas enfim, na pandemia com medo, ansiedade, eu resolvi começar a distrair minha cabeça desenhando, tentando fazer algumas coisas diferentes, até que consegui passar um sentimento meu daquele momento pro papel, que foi o desenho de um ‘olhar’, inclusive mandei para as minhas amigas, pois eu tinha gostado bastante da arte, foi aí que elas me incentivaram a criar a página pra depositar meus desenhos. Foi aí então que criei coragem, apesar do medo e insegurança que tinha de as pessoas acharem meus desenhos ruins, mas mesmo assim criei e postei, e pra minha surpresa com dois dias de Instagram uma pessoa que eu não conhecia me mandou mensagem querendo uma arte por encomenda, eu fiquei muito feliz com aquilo.
Foi aí que percebi que eu me rebaixava um pouco em relação a arte, pois tinha muita vergonha, mas a partir disso eu tive um gás enorme pra poder mostrar mais as pessoas o que eu faço, as coisas que eu sou capaz de fazer através da arte.

Então, você é autodidata? Não chegou a frequentar cursos de desenho?
Eu aprendi tudo sozinha mesmo, vendo vídeos no YouTube, seguindo artistas que me inspiram, errando e aprendendo também, isso é uma coisa muito importante, a gente vai se arriscando e aprendendo com os riscos que a gente vai tomando dentro da arte.

E quais são suas expectativas? Pretende viver disso?
Minha expectativa é realmente viver disso. Eu não consigo me imaginar fazendo outra coisa, eu realmente me encontrei nisso e estou muito feliz com a proporção que está tomando aos poucos e espero crescer muito mais, espero que as pessoas possam me conhecer e conhecer minha arte, é uma coisa que me deixa muito feliz.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

10 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

10 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

10 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

10 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

15 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

1 dia ago

This website uses cookies.