Regional

Assistência técnica e gerencial para cafeicultores de Manhumirim

30 produtores fazem parte do novo grupo do programa de Assistência Técnica e Gerencial Café+Forte aberto em Manhumirim em parceria com o Sindicato Rural do município

MANHUMIRIM – Cafeicultor desde 2002, Fernando Nascimento é um dos 30 produtores que fazem parte do novo grupo do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte aberto em Manhumirim em parceria com o Sindicato Rural do município. As visitas do técnico de campo Claudimar Alcântara começaram este mês.

Para Fernando, os quatro anos farão a diferença no presente e no futuro do negócio, principalmente pelo incentivo à administração da propriedade. “O ATeG nos trará conhecimento e vivências diferentes das que aprendemos com os nossos pais e avós. A cultura do café é tradicional na região e temos hábitos e vícios antigos que podemos superar com a ajuda do programa”.

A atenção à sucessão familiar também é um ponto que despertou o interesse do cafeicultor pelo ATeG. Ele contou que pretende usar os ensinamentos do programa para preparar um caminho sólido para filhos ainda são pequenos.  “Temos que entender o nosso trabalho como uma empresa rural e cuidar para que seja lucrativa e interessante para eles. A didática do ATeG Café+Forte, o material de apoio com anotações e planilhas vai facilitar o conhecimento e a compreensão da atividade no presente e no futuro”, comentou.

 

O gerente do Sistema FAEMG em Viçosa Marcos Reis esteve com o grupo na reunião de apresentação do ATeG e destacou o interesse e comprometimento demostrado pelos produtores como elementos importantes para o sucesso do programa. “A região é grande produtora de café, e acreditamos que o ATeG fará a diferença na qualidade dos grãos e na lucratividade desses produtores”.

O vice-presidente e mobilizador do Sindicato do Produtores Rurais de Manhumirim, Rudson Curcio destacou que os programas especiais e os cursos oferecidos pelo Sistema FAEMG no município tem trazido desenvolvimento econômico. “É uma satisfação para nós poder continuar fortalecendo o agronegócio na região, dessa vez com o ATeG. A assistência técnica e gerencial é uma demanda dos produtores, eles se apaixonaram pelo projeto e estão entusiasmados. Certamente teremos excelentes resultados”.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

16 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

16 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

16 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

16 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

21 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.