Produto com origem controlada dá primeiros passos rumo ao mercado externo
ALTO JEQUITIBÁ – No final de fevereiro, o Sítio Bela Vista, em Alto Jequitibá, exportou o primeiro container de café com selo da Região das Matas de Minas para a Europa. Ao todo, 500 sacas de 30 kg foram encaminhadas para Portugal, de onde serão distribuídas para outros países do continente. A produção é do cafeicultor Alexandre de Andrade Emerick.

500 sacas de 30 kg foram encaminhadas para Portugal, de onde serão distribuídas para outros países da Europa
Além dele, os produtores Júlio Maria Hybner Guimarães e Bruno Henrique Ribeiro também já fizeram a solicitação de uso do selo. Todos os cafés que receberão a marca da Região das Matas de Minas têm origem e qualidade controladas, sendo da variedade arábica e tendo 80 pontos ou mais.
Desde 2011, o Sebrae Minas realiza o projeto de Agronegócios Café das Matas de Minas, com o objetivo de desenvolver a cafeicultura na região, valorizando o produto local, organizando as ações dos produtores e abrindo mercados. A iniciativa é baseada em quatro pilares: qualidade, identidade, governança e mercado. Todas as atividades contam com a parceria do Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas, entidade representativa do segmento.
Segundo a analista do Sebrae Minas em Manhuaçu, Ereni Constantino, o projeto abrange ações de capacitação e orientação ao produtor sobre o processo de melhoria da qualidade, governança e identidade e ações que possibilitem aos cafeicultores o acesso aos mercados interno e externo.
A Região é regulamentada pelo Conselho das Entidades do Café Região das Matas de Minas, uma organização sem fins lucrativos, de caráter representativo, científico, educacional e cultural, formada por 14 entidades membros e parcerias voltadas ao desenvolvimento dos cafeicultores, nos 63 municípios que compõem a área demarcada da região.