As quatro regiões de Minas, estado maior produtor de café do país, tiveram representantes entre os melhores
DA REDAÇÃO – O produtor manhuaçuense José Pedro Marques de Araújo está entre os três produtores campeões nacionais do 28º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. A cerimônia, ocorrida nesta semana na capital paulista, reconheceu o cafeicultor entre os melhores da safra 2018/19. Ele agora representará o país no 4º Prêmio Ernesto Illy Internacional, em outubro, em Nova York. Além de José Pedro, Elmiro Alves do Nascimento, do Cerrado Mineiro, e Carlos Alberto Leite Coutinho, da região Centro-Oeste, estão neste seleto rol.
Elmiro, produtor de Presidente Olegário, José Pedro, produtor de Manhuaçu, e Carlos Alberto subiram ao palco para receber seus diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. Os produtores Luís Manuel Martins da Silva (de Angêlandia, nas Matas de Minas), Maria Lucia Andrade Taramelli (de São Sebastião da Grama, em São Paulo) e Rovilson dos Santos Andrade (de Botelhos, no Sul de Minas) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar nacionais, respectivamente. Os mineiros dominaram a relação dos finalistas nacionais: foram 37 entre os 40 produtores mais bem classificados.
Também foram revelados os vencedores de sete regiões diferentes, sendo quatro das diferentes zonas produtoras de Minas Gerais. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e teve a presença de Andrea Illy, presidente da illycaffè, que falou sobre o atual momento e o futuro da cafeicultura, reforçando o conceito de qualidade sustentável, pilar da empresa e amplamente trabalhado por ela junto a seus fornecedores.
A torrefadora italiana reconheceu, ainda, o Fornecedor Sustentável do Ano e o Classificador do Ano. Foram entregues, ao todo, mais de R$ 120 mil em prêmios. Entregue anualmente desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Instituído pela illycaffè como ação fundamental dentro do plano de desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país, o concurso já reconheceu mais de 1.400 cafeicultores ao longo dos anos.
CAMPEÕES REGIONAIS MINEIROS:
Cerrado Mineiro
Campeão: Elmiro Alves do Nascimento (Presidente Olegário)
Vice-campeão: Nilton Toshio Yamaguchi (Rio Paranaíba)
Chapada de Minas
Campeão: Luis Manuel Martins da Silva (Angelândia)
Vice-campeão: Mansur e Pimenta Agronegócios (Água Boa)
Matas de Minas
Campeão: José Pedro Marques de Araújo (Manhuaçu)
Vice-campeão: Luiza Araújo Miranda (Araponga)
Sul de Minas
Campeão: Rovilson dos Santos Andrade (Botelhos)
Vice-campeão: Katia Cristina Melo Reis (Cabo Verde)
Fornecedor Sustentável do Ano
Gláucio de Castro (Patrocínio – Cerrado Mineiro)
Classificador do Ano
1º lugar nacional – Hugo Passos Swerts Junior (Sul de Minas)
2º lugar nacional – Augusto Cesar Freitas de Souza (São Paulo)
3º lugar nacional – Ronaldo Cypreste (Cerrado Mineiro)
SOBRE A ILLYCAFFÈ
A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal. São consumidas mais de 7 milhões de xícaras de café illy por dia, em cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências de mais de 140 países. Precursora do espresso, a illycaffè é considerada líder em ciência e tecnologia do café graças a três radicais inovações. Ao promover o primeiro Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, no Brasil em 1991, também foi pioneira na compra direta dos fornecedores, compartilhando know-how e pagando preços acima do mercado para quem atinge seus padrões de qualidade, em parcerias sustentadas pelos princípios do desenvolvimento sustentável. Com o objetivo de difundir a cultura do café, fundou a Università del Caffè, um centro educacional de excelência que oferece treinamento teórico e prático em todos os aspectos do café para cafeicultores, baristas, equipes de lojas de café e amantes da bebida. Tudo que é “made in illy” é realçado pela beleza e a arte, representando os valores fundamentais da marca, a começar pelo seu logo, como são as mais de 100 xícaras da renomada illy Art Collection, desenhadas por artistas internacionais. A illycaffè empregava 1.290 pessoas globalmente em 2017, quando registrou receitas consolidadas de 467 milhões de euros.