Minas

Campanha de vacinação contra sarampo é prorrogada até 31/10

Ampliação da cobertura é essencial para eliminar a doença

 

DA REDAÇÃO – A campanha de vacinação contra o sarampo para pessoas de 20 a 49 anos foi prorrogada até o dia 31/10. Mesmo quem está com o cartão vacinal em dia deve receber uma dose da imunização. “Este é o diferencial da campanha: ser indiscriminada”, avalia a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, (SES-MG), Josianne Dias Gusmão.

Na prática, significa que todo indivíduo nessa faixa etária, sem exceção, deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em seu município para ser vacinado. A campanha faz parte de estratégia do Ministério da Saúde para cessar a circulação do vírus Measles morbillivirus no país.

Segundo Josianne, em decorrência das altas e homogêneas coberturas vacinais realizadas desde a década de 1970, houve a falsa impressão de que o sarampo estava erradicado. “Com isso, as pessoas deixaram de vacinar. O ideal é que 95% da população esteja imunizada. A única forma de prevenção é por meio da vacina. Só assim será possível interromper a transmissão do vírus do sarampo em Minas Gerais e no Brasil”, avalia a coordenadora.

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, até o dia 28/8 haviam sido aplicadas, em Minas Gerais, pouco mais de dois milhões de doses da vacina, o que significa cobertura de apenas 24,4% da população entre 20 e 49 anos. Restam, ainda, quase 7 milhões de pessoas a serem vacinadas.

A manutenção de elevadas coberturas vacinais evita surtos de doenças; por isso, mesmo com a pandemia de covid-19, a SES-MG – em consonância com a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde – reitera a necessidade de as pessoas buscarem a imunização nas UBSs de seus municípios.

DADOS DE MANHUAÇU

Constava no sistema nesta segunda-feira (31/08), os seguintes dados sobre a campanha de vacinação contra o sarampo no município de Manhuaçu:

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Minas adota prevenção a incêndios florestais como prioridade e se antecipa ao período seco

Estado utiliza queimas prescritas em parques estaduais ainda no primeiro semestre, quando vegetação está mais…

11 horas ago

Manhuaçu registra saldo de 51 empregos formais em março

MANHUAÇU - O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos…

11 horas ago

Polícia Militar realiza formatura de alunos do PROERD

SIMONÉSIA - O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é desenvolvido no 11º…

12 horas ago

FÉ IMPRESSSIONANTE

A característica humana que Jesus admirava mais era a fé. Acho isso algo digno de…

12 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Tarifa de ônibus reduzida em Ubá O Ministério Público de Minas Gerais, por meio…

12 horas ago

PC prende suspeito de assalto em joalheria em Divino

DA REDAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)…

1 dia ago

This website uses cookies.