Categories: Cidade

Cidadãos e conselhos não aprovam construção de museu do café na Praça Dr. César Leite

MANHUAÇU – Com o propósito de ouvir a opinião da população quanto à construção ou não de uma obra considerada polêmica, do ponto de vista do local de construção, a Prefeitura de Manhuaçu realizou consulta popular entre os dias 05 e 20 de março em seu site oficial www.manhuacu.mg.gov.br (link direto: https://goo.gl/kAuGsh). Tudo ocorreu de forma totalmente democrática. Além da ampla divulgação na imprensa – rádio, jornal e internet -, foram produzidos vídeo e reportagem para o site institucional e a página oficial da Prefeitura no Facebook (@pmmoficial). Encerrado o prazo da consulta, apurou-se no site oficial que a maioria dos votos foi contrária à construção do Museu do Café na Praça Dr. César Leite, com percentual de 71,88% de votos contrários e 28,12% favoráveis, registrados no site oficial do município, além de milhares de manifestações, por meio de comentários publicados no Facebook, por parte da população. Cada pessoa votou uma única vez, utilizando o seu CPF.

Resultado da consulta popular

Na página oficial da Prefeitura no Facebook, foram registradas quase 10.000 visualizações para o vídeo que apresentava a consulta popular. A postagem obteve também diversos comentários dos internautas, manifestando suas opiniões sobre o assunto. A exemplo da página oficial, houve posicionamento favorável nos comentários, mas a grande maioria foi contrária à construção na praça do hospital.

 

Convênio de 2016 só permitia a construção na praça Dr. César Leite

Integrantes Conselho Municipal de Patrimônio Cultural

 

O convênio entre o município e o Governo Federal havia sido firmado em abril de 2016, ainda na gestão anterior. No entanto, o referido convênio consta como OBJETO: ‘Museu do Café Praça Dr. César Leite’, o que restringe sua construção somente a este local. Ou se construía a obra na pracinha ou devolvia-se o recurso ao Governo Federal. Esta era a questão.

Integrantes do Conselho Municipal de Turismo

Por se tratar de uma praça tradicional, que imprime valor sentimental à população, a prefeita Cici Magalhães ciente de questões como a dificuldade de estacionamento (considerando a existência de hospital, colégio, UPA, Hemocentro e clínicas médicas particulares no entorno), a retirada de cinco palmeiras e a remoção do parquinho, decidiu lançar a consulta popular. Uma iniciativa que demonstrou zelo e respeito quanto à vontade da população.

Desde 2017, bem antes do lançamento da consulta popular, a prefeita Cici se empenhou junto ao Governo Federal para obter a autorização para construir o museu do café em outra área, que não fosse a praça do hospital. No entanto, a alteração de local não foi autorizada.

O memorial descritivo da obra prevê, para sua construção, a retirada de cinco palmeiras da Praça Dr. César Leite (com autorização da Sec. do Meio Ambiente), além do reposicionamento do parquinho ali existente para o canto do jardim. De acordo com o Projeto, o museu ocuparia área de 320 m², sendo demarcada a sua instalação entre o Espaço Cultural Só-Arte e o Colégio Tiradentes. O valor global do convênio é de R$ 465.568,79 – recursos do Governo Federal.

 

Conselhos também desaprovam

 

Nos últimos dias, após a consulta popular, o COMPAC (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural) e COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) reuniram-se para elaborar um parecer sobre o local da construção do museu do café na Praça Dr. César Leite. Os pareceres de ambas as instituições foram contrários à construção do museu na praça do hospital.

Os conselhos pontuaram situações desfavoráveis como o valor histórico da praça e da proximidade (apenas 50 metros) com o bem tombado pelo Patrimônio Municipal, a Capela Santa Teresinha, situada anexa ao Hospital César Leite.

(Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Jovem tenta entrar com haxixe introduzido no ânus, no presídio de Caratinga

Nesse último sábado(27), uma jovem de 23 anos tentou entrar no presídio de Caratinga, com…

1 hora ago

Acidente com ônibus deixa 4 mortos e 32 feridos na BR-116, em Medina

Um acidente com um ônibus deixou quatro mortos e 32 feridos na noite deste sábado…

3 horas ago

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

2 dias ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

2 dias ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

2 dias ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

2 dias ago

This website uses cookies.