Categories: Regional

Coffee of The Year 2019

Prêmio foi para Alto Caparaó. Três mil pessoas provaram e votaram para indicar os melhores cafés

BELO HORIZONTE – Emoção e alegria marcaram a premiação do Coffee of The Year 2019 (COY) na Semana Internacional do Café 2019 (SIC), que indicou os dois melhores cafés do Brasil nas categorias Arábica e Canéfora – os grandes vencedores foram Willians Valério, do Sítio Recanto dos Tucanos, em Alto Caparaó, região produtora Caparaó; e o bicampeão Luiz Cláudio de Souza, do Sítio Grãos de Ouro, de Muqui (ES), região Sul do Espírito Santo, respectivamente. O concurso este ano teve, pela primeira vez, um indígena entre os finalistas: o café produzido por Wilson Nakodah Surui, na Aldeia Kabaney, em Cacoal, Rondônia, ficou em 5º lugar na categoria Canéfora.
Willians Valério entra para o seleto grupo de campeões e reforça a qualidade do café do município. O produtor da mesma cidade, Clayton Barrossa Monteiro, conquistou o primeiro lugar em 2014 e 2015. Para o mineiro Willians Valério, de 62 anos, a vitória teve sabor de orgulho, afinal, a produção do café com base no sistema de agroflorestas no seu sítio teve início há apenas quatro anos. “Foi nossa terceira participação no COY, sendo que na primeira vez, ficamos com a 12ª colocação; no ano passado, com a 6ª; e agora com o primeiríssimo lugar. Estamos muito felizes”, disse.
A propriedade de Willians, em Alto Caparaó, onde trabalha ao lado do filho, Willians Valério Júnior, de 32, tem sete hectares e seu sistema é baseado no conceito de agrofloresta, com o consórcio de várias culturas. “Nosso café é produzido entre 3 mil pés de frutas, como ameixa, pêssego, abacate e banana, além de oliveiras, cenoura, beterraba”, conta o pai. Para Willians filho ter o café indicado como o melhor do Brasil mostra que estão no caminho correto de aliar qualidade à conscientização ambiental na lavoura.
“Não tínhamos sustento financeiro suficiente com a monocultura. Após conhecer os sistemas agroflorestais, passamos a fazer o manejo de forma diferente: consorciamos as culturas e nosso café, na primeira colheita, já era outro. Além da nossa produção, compartilhamos esses conhecimentos com outros produtores da região, por meio de cursos lá no nosso sítio”, conta Willians Júnior.
PROCESSO CLASSIFICATÓRIO
Não foi fácil eleger os dois melhores cafés do Brasil, entre 180 amostras dos classificados para o COY – concurso que elege o melhor produto das categorias Arábica e Canéfora durante a Semana Internacional do Café, que começou na quarta-feira (20), no Expominas, em Belo Horizonte, e terminou na última sexta-feira (22).
Durante os três dias da SIC, 3 mil pessoas votaram, às cegas, em 15 amostras de cafés – 10 da categoria Arábica e 5 de Canéfora -, após jurados fazerem a pré-seleção no Expominas. A votação do público representa 60% do peso no resultado final do COY; provadores e compradores que também experimentam os cafés têm peso de 40%.
As amostras que compuseram o COY 2019 são de 21 regiões diferentes do país. Este ano, o concurso registrou um número recorde de inscrições: foram recebidas 500 amostras dos produtores. No ano passado, foram 405.

Como é feita a seleção?
Inicialmente, do total de 500 amostras enviadas, foi feita uma grande seleção com 180 cafés – 150 cafés arábicas e 30 canéforas. Todas elas foram avaliadas por uma comissão julgadora baseada nos critérios da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês), incluindo aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, balanço e doçura, bem como notas de qualidade referenciadas pelo Instituto de Qualidade do Café (CQI).
Elas passaram pelo crivo de 15 profissionais sob coordenação do provador Leandro Paiva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul de Minas) – Campus Machado, e pela mestre de torra Daniela
Capuano, mineira que vive na cidade francesa de Strasbourg, e que recentemente ganhou o título de Melhor Torrefadora da França.
Critérios básicos
Os cafés indicados pelos produtores precisam atingir uma classificação mínima de 80 pontos, em uma escala de 100. É feita ainda uma avaliação do café que leva em conta itens como, aspecto, seca, cor, porcentagem de peneiras, tipo, teor de umidade, torra e qualidade. No item da análise sensorial, são considerados aroma, sabor, aftertaste (retro gosto), acidez, corpo, uniformidade, balanço, xícara limpa e doçura.
Sobre a Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
Reuniu de 20 a 22 de novembro de 2019, no Expominas, em Belo Horizonte (MG), toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional: produtores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Contou com cerca de 40 eventos, entre seminários, workshops, competições profissionais, cursos, sessões de cuppping (provas de café), entre outros.

CLASSIFICAÇÕES
Café Arábica

1º lugar – Sítio Recanto dos Tucanos – Willians Valério – Alto Caparaó (MG)
2º lugar – Sítio Rancho Dantas – Leidiomar Moreira Menegueti – Brejetuba (ES)
3° lugar – Café Portilho – Gislene da Silva Portilho – Luisburgo (MG)
4º lugar – Sítio Joia da Forquilha – Jose Emilio Magro – Espera Feliz (MG)
5º lugar – Fazenda Uaimii – Mareio Alves de Oliveira – Ouro Preto (MG)
6º lugar – Fazenda São João Grande – André Campos – Presidente Olegário (MG)
7º lugar – Fazenda Kutz – Sivanius Kutz – Itarana (ES)
8º lugar – Sítio Refúgio do Cedro – Cedro do Carmo – Iúna (ES)
9º lugar – Fazenda Bom Jesus – Lucas Lancha – Cristais Paulista (SP)
10° lugar – Sitio Indaia – Neusa Venturin Pansini – Venda Nova do Imigrante (ES)

Café Conilon

Bicampeão – Sítio Grãos de Ouro – Neuza Maria da Silva de Souza e Luiz Cláudio de Souza – Muqui (ES)
2º lugar – Sítio Rio Limão – Dione Mendes Bento – Cacoal (RO)
3º lugar – Sítio Sering – Gíovanio Cesar Sering – Itarana (ES)
4º lugar – Fazenda Bom Retiro – Gustavo Sturm – Teixeira de Freitas (BA)
5º lugar – Aldeia Kabaney – Wilson Nakodah Sumi – Cacoal (RO)

Informações e fotos: Semana Internacional do Café

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

2 dias ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

2 dias ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

2 dias ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

2 dias ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

2 dias ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

3 dias ago

This website uses cookies.