Colunas

COMO ERA O DEUS EM QUEM JESUS CONFIAVA?

Você também aciona o “ponto de Deus” em seu cérebro?

 

Uma recente reportagem da Neurociência aponta para o efeito da oração diretamente sobre áreas do cérebro.

O estudo se baseou na posição em que as pessoas tomavam quando elas oravam, seja – unindo as mãos, – ou se ajoelhando, – ou olhando para cima, para os céus!

Foi constatado que elas ativavam – nessas posições e com esses gestos – certas regiões cerebrais, o que despertou a atenção dos cientistas. Quando essas áreas eram ativadas, havia um aumento de hormônios positivos, como a ocitocina (o hormônio da aprendizagem), o hormônio do amor, o hormônio do prazer, do sentir-se bem!

Foi aí, pela primeira vez na história, que os cientistas deram o nome científico a essa área: o “ponto de Deus” no cérebro.

Afirmaram, também, que isso não tem nada a ver com religião, mas sim, com espiritualidade.

 

É a ciência reconhecendo a existência (e valor) da fé e da oração, e sim, num certo sentido, a existência de um ser superior.

Para quem não via muito sentido em orar, essa descoberta pode encorajar a tentar também. Para quem tem o hábito de falar com Deus, ela pode aumentar a disposição para “gastar” mais tempo em oração. [Sempre achei que o tempo em oração não é tempo gasto, mas sim tempo que se ganha!]

Por isso também, podemos nos dedicar a orar a qualquer tempo, mas especialmente diante de dificuldades, quando somos “encurralados” pela vida, pelos problemas.

Como é bom saber que Deus está aí – Ele está conosco.

Ele está aí dentro de você, não só no cérebro, mas muito mais, em todo o lugar – e por isso, vale a pena ativar o ponto de Deus em nós.

Uma vez eu estava orando e perguntando a Deus se Ele realmente estava cuidando de mim… Naquele momento eu estava de olhos fechados, reclinado, refletindo. De repente eu tive a impressão muito “real” de algo enorme que cobria a casa onde eu estava.

Simultaneamente, eu ouvi um ruído também, semelhante a asas enormes em movimento. Tudo isso, acompanhado de uma sensação enorme de segurança e bem-estar. Pedi esclarecimento e entendi, então, que assim como Ele diz na Sua Palavra, “o anjo do Senhor se acampa ao redor daqueles que O temem, e os livra”, Ele verdadeiramente nos dá a proteção prometida!

 

A oração começa dentro de nós, e às vezes, nem conseguimos chegar até as palavras… Contudo, nossos gestos, seja com as mãos, seja com os olhos, ou os braços levantados, ou mesmo deitados, de bruços, já estamos orando, e, assim, nos abrindo para que Ele possa operar em meio a nossas calamidades ou desespero. Sim, a gente coopera com Ele, mesmo no caso de milagres! Como? Acalmando-nos, por exemplo. Isto é, confiando!

Jesus não tinha nenhuma dúvida que “no princípio Deus criou os céus e a terra”. Lamento ter que afirmar que, às vezes, nossa compreensão deste versículo bíblico é limitada.

Entretanto, e Jesus pensava exatamente assim, que Deus não é apenas o Criador, mas que Ele está ‘fora’ da Sua criação, isto é, Ele está além de tudo o que compõe a natureza. Em outras palavras, Ele é e sempre foi independente de toda a Sua criação, de toda a natureza. E por isso Ele promete proteção e ação, e cumpre.

Ele pode estar dentro, ou ao redor, mas nunca Ele é parte integrante, ou que esteja “misturado” com a matéria criada. Por isso Ele é confiável – foi assim que Jesus cria, e nos demonstrou essa confiança inabalável, andando em todas as circunstâncias de Sua vida na terra na certeza que o Pai estava no controle de tudo.

Jesus cria assim:

– Deus criou os céus e a terra… Ele não foi criado, Ele está fora dela.

– Deus controla toda a criação – Ele é o Deus de toda a criação.

– Ele é o Deus de Israel.

Como escreveu o profeta Isaías no capítulo 45:5-7:

5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim, não há deus; 6 Para que se saiba desde o nascente do sol e desde o poente que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro. 7 Eu formo a luz e crio as trevas; eu faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas essas coisas.

Assim, quem é que está no controle, quem está atuando? É o único Deus.

Você não está só.

Vale a pena acionar o “ponto de Deus” em nosso cérebro pela oração.

Como Jesus disse: “Pedi e dar-se-vos-á!”

Rev. Rudi Augusto Krüger – Diretor, Faculdade Uriel de Almeida Leitão; Coordenador, Capelanias da Rede de Ensino Doctum – UniDoctum rudi@doctum.edu.br

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Homicídios em Lajinha e Manhumirim

LAJINHA/MANHUIRIM – A noite de quinta-feira (2) foi marcada por homicídios em dois municípios da…

13 horas ago

MOTOBOY DO TRÁFICO: Jovem que trabalhava como entregador de supermercado é preso com drogas

DIVINO - Um motoboy de 25 anos foi detido com drogas pela Polícia Militar em…

13 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Prazo final de entrega é 31 de maio DA REDAÇÃO - Mais de 20,3 milhões…

13 horas ago

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida é para conter casos graves e internações DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde…

13 horas ago

Amans prepara curso para o fim de mandato

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Amans…

14 horas ago

Governo de Minas promove manutenção preventiva e corretiva na malha rodoviária não pavimentada do estado

Os serviços de roçada, patrolamento e encascalhamento já chegaram na Zona da Mata com a…

17 horas ago

This website uses cookies.