Cidade

Dia do Feirante: a valorização da agricultura familiar e da saúde à mesa

Marco Antonio e Aparecida (5)

O Dia do Feirante é comemorado nesta quarta-feira, 25/08, em todo o Brasil. Em Manhuaçu, a dedicada atuação destes profissionais é reconhecida com o trabalho contínuo realizado na tradicional Feira Livre (no Estádio JK) e na Feira Agroecológica (Feira SAT), da Praça Dr. Cesar Leite (Praça do Hospital).

Em visita à propriedade da feirante Aparecida Fátima Pinel, carinhosamente conhecida como ‘Dona Aparecidinha’, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, ressaltou o quanto é importante essa atividade desempenhada pelos agricultores familiares, desde a produção dos hortifrútis com adubação natural e sem uso de produtos químicos, até a disponibilização destas frutas, legumes e demais hortaliças, tudo fresquinho, nas bancas das feiras, contribuindo significativamente para a saúde da população.

Localizada na Comunidade Barra do Palmital, em Manhuaçu, ao lado da Igreja Católica São Geraldo Magela, a propriedade de Dona Aparecida possui horta que conta com a atenção diária e especial da agricultora, que é feirante há cinco anos.

‘Eu amo lidar com a horta. Embora o tempo esteja seco e as plantas não fiquem tão bonitas neste momento. Meu marido cuida de lavoura de café, então tenho que auxiliá-lo também, mas conseguimos cuidar sim. Amo fazer isso, de coração’, declarou Dona Aparecida.

Sobre o início dos trabalhos na feira, D. Aparecida mencionou que ‘no começo, foi muito difícil porque eu saia daqui e ia de ônibus trabalhar na feira, localizada atrás da Igreja Bom Pastor. Depois é que compramos carro. Mas, o que ganhávamos lá não dava para pagar nem a gasolina. Nós persistimos, e, graças a Deus, começamos a vender bem e ter bom retorno financeiro. Quando a feira mudou para a Praça do Hospital César Leite, ficou maravilhoso. Passamos a vender mais, porque sempre trazíamos coisas com qualidade e as pessoas passaram a conhecer nossos produtos, comercializados com bom preço’.

‘Não uso veneno, não uso agrotóxico. Você pode pegar uma folha de repolho agora ali e comer, que está tudo bem. O que vendo é o que meus filhos e meus netos comem. Então, só tenho que agradecer a Deus’, afirmou a feirante sobre a atenção dada ao cultivo natural.

Entre os produtos que saem da horta e vêm diretamente para as bancas das feiras em Manhuaçu, Dona Aparecida destacou: o repolho, beterraba, cenoura, couve-chinesa, brócolis, banana e abacate. ‘Quero crescer mais, fazer futuramente uma estufa para proteger mais a plantação’, mencionou.

‘Agradeço ao Marquinho e toda a equipe do Sindicato dos Trabalhadores Rurais por esta atenção que têm com os agricultores. Fiquei muito feliz com esta visita, lembrança e reconhecimento do nosso trabalho’, destacou a feirante.

O Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, estendeu este reconhecimento a todos os feirantes do município. ‘Queremos parabenizar nesta data, em nome da Dona Aparecida, a todos os feirantes. Existe uma diferença muito grande, que às vezes, as pessoas não compreendem, entre a agricultura familiar e o agronegócio. Ambos são importantes, mas a agricultura familiar produz alimento. Então, mais de 70% do alimento que chega à mesa do brasileiro vem da agricultura familiar. Celebrar este dia do feirante é voltar para nós, trabalhadores e trabalhadoras rurais, e, dizer do orgulho que sentimos, de produzir alimento que levará saúde para as pessoas. O Sindicato é um grande incentivador da agricultura familiar, da feira, da comercialização destes produtos. Antes se dizia que a comercialização da agricultura familiar era somente para a subsistência. Hoje, não! Temos programas institucionalizados para comercialização, temos as feiras livre e feira SAT (Sem Agrotóxico), tudo isso é luta do movimento sindical, das trabalhadoras e trabalhadores rurais, que foram mostrando com competência e capacidade que era preciso um mercado para levar alimentos saudáveis para as pessoas. Fico muito feliz em estar aqui nesta propriedade e compartilhar este momento, porque isto é agricultura familiar, é saúde, é vida’, pontuou.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

6 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

6 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

6 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

6 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

11 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

1 dia ago

This website uses cookies.