Minas

Dados do Inventário Turístico podem contribuir para recuperação do setor em Minas

Informações fornecidas por municípios são utilizadas para elaboração e otimização de políticas públicas

 

DA REDAÇÃO– Informações sobre a infraestrutura de uma cidade, seus equipamentos de apoio ao turismo e atrativos são fundamentais para planejamento, gestão e promoção da atividade turística de uma região. Por isso, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), incentiva a atualização constante desses dados por parte dos municípios.

Aqueles que fazem parte da Política de Regionalização da secretaria têm livre acesso à Plataforma Integrada do Turismo. As informações disponibilizadas alimentam o Inventário Turístico e o Portal Minas Gerais. É por meio do inventário que os municípios são incluídos nas ações de incentivo, promoção e divulgação do turismo no estado.

O documento também reúne informações sobre qualidade e confiança para o planejamento de ações e para o desenvolvimento adequado de potencialidades turísticas de uma região. Assim é possível identificar características e dimensão de ofertas e iniciativas necessárias ao desenvolvimento sustentável do turismo e a otimização de recursos públicos.

Por conta da pandemia da Covid-19, a Secult avalia que as atividades turísticas serão retomadas de forma gradual assim que autorizadas e, para isso, manter os dados do Inventário Turístico é imprescindível. A ferramenta é importante para planejar as formas de impulsionar o setor e incentivar os turistas a conhecerem Minas Gerais ou voltarem a seus locais preferidos no estado.

A superintendente de Políticas do Turismo da Secult, Flávia Ribeiro, explica que o inventário também permite a análise de pontos fortes e fracos relacionados à atividade turística em todas as regiões de Minas Gerais. “Mantê-lo atualizado é essencial para que possam ser desenvolvidas medidas mais assertivas de promoção de destinos e até de combate a ameaças ao setor. As informações fornecidas pelos municípios, até então, têm sido muito importantes para continuar o relacionamento com os turistas e serão fundamentais para pensar as ações pós-pandemia, para que as atividades turísticas ganhem o fôlego necessário para se restabelecer”, observa.

Guia de informações

O material enviado pelos municípios para compor o Inventário Turístico também é uma importante fonte de informação para turistas que procuram, no Portal Minas Gerais, guias sobre infraestrutura, atrativos turísticos e demais referências para viajar pelo estado. Os dados são disponibilizados pela plataforma em diversas categorias: interesses, tipos de viagem, municípios, eventos, entre outros, e também servem de insumo para o perfil do Instagram @visiteminasgerais.

 

Certificação das IGRs

Os Circuitos Turísticos de Minas Gerais estão prestes a ser certificados como Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), de acordo com a Resolução Secult 16/2020. Entre os critérios para a certificação, está a atualização do Inventário Turístico por parte dos municípios que os compõem. Caso isso não seja feito, as entidades que pleiteiam o certificado serão notificadas para as devidas correções. O prazo previsto para encerramento do envio da documentação para análise é 15/5.

Todo município que participa da política de regionalização em Minas Gerais tem acesso aos dados cadastrados e pode gerar relatórios que servem de base para as ferramentas de planejamento da atividade, por exemplo, o Plano Municipal de Turismo – um dos itens já necessários para o pleito do ICMS Turismo e que passará também a ser cobrado para participar da política de regionalização.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

20 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

20 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

20 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

20 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.