Artigo

Drogas: Prevenir é o melhor remédio

Drogas ilícitas são substâncias proibidas de serem produzidas, comercializadas e consumidas. Em alguns países, determinadas drogas são permitidas sendo que seu uso é considerado normal, tais como a Suécia e Holanda. Mais recentemente o Uruguai, alguns fazem parte o hábito como integrante da cultura destes países. Tais substâncias podem ser estimulantes, depressivas ou perturbadoras do sistema nervoso central, o que perceptivelmente altera em grande escala o organismo.

São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína, barbitúricos, morfina, skunk, chá de cogumelo, anfetaminas, clorofórmio, ópio e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão.

Infelizmente o que vimos nos últimos anos é explicitamente mostrado a fragilidade do Estado governo diante da grande expansão das drogas, principalmente o crack, hoje as cidades quase digamos assim num todo, pois tal droga se espalhou como praga e é raro não ter cada cidade sua Cracolândia. Na verdade as drogas além de fazerem mal suas experiências mostram a falsa ideia de liberdade e pelo contrário, a entre aspas PRAZER, fuga proporcionada momentaneamente, vem seguida de tristeza e dor.

Getúlio Vargas de Lacerda é advogado, delegado de polícia aposentado e especialista em drogadição pelo DENARC

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Mineiro ganha competição de melhor provador de café do mundo

Dionathan teve 100% de aproveitamento na análise em um tempo de 2 minutos e 19…

1 hora ago

Cafeicultores do cerrado lançam rota turística

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cafeicultores…

4 horas ago

Homem com sinais de embriaguez é flagrado com armas e munições

CAPARAÓ – A Polícia Militar prendeu no sábado (11) um homem, 37 anos, por posse…

6 horas ago

Cooperativas potencializam desenvolvimento

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cooperativas…

2 dias ago

Associações dizem que estoque de arroz para o Brasil está garantido

Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção do grão no país DA…

3 dias ago

Política estadual leva qualidade genética ao rebanho de pequenos produtores do estado

Por meio do Pró-genética, animais de alto padrão são disponibilizados aos criadores em eventos pecuários…

3 dias ago

This website uses cookies.