Política

ELEIÇÕES 2020 Agora é a vez delas

Número de candidaturas femininas cresceram em 2020, assim como o número de mulheres eleitas na região

 

MANHUAÇU – As eleições municipais de 2020 não se destacaram apenas por ter sido realizada em meio a uma pandemia ou pelo recorde de candidaturas, mas também pelo fato do número de candidaturas femininas terem aumentado.

 

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições municipais de 2016 as candidaturas femininas representavam 31,9% (158.450), mas os homens ainda eram a maioria, com 68,11% (338.437). Neste ano, os homens ainda foram a maioria, com 66,4% (370.377), mas o percentual de mulheres candidatas teve um aumento de 1,7%, passando para 33,6% (187.028), foram 28.578 candidaturas a mais que em 2016. Este aumento ainda está longe de representar o eleitorado, pois as mulheres são maioria neste caso, com 52,5%, são 77.649.569 eleitoras no país, conforme dados do TSE.

 

Em Manhuaçu, em 2016, havia 81 mulheres candidatas, sendo eleitas apenas duas, a atual prefeita Cici Magalhães e a vereadora Berenice do Carlos Tur. Já este ano esse número subiu para 99 candidatas, sendo três eleitas, a futura prefeita Imaculada Dutra e as vereadoras eleitas Eleonora do Cem, Mariley Assistente Social e Rose do Dr. Marcelo, um marco na história do legislativo municipal.

 

Na região de Manhuaçu, em 2016, foram eleitas 28 mulheres, dentre elas duas prefeitas, a atual em Santana do Manhuaçu, Rosa Luzia Mendes Assis e atual em Manhuaçu. Já este ano, foram eleitas 34 mulheres, dentre elas duas prefeitas, Marinalva Ferreira em Simonésia e Imaculada Dutra em Manhuaçu.

 

Neste sentido, é preciso que as mulheres sejam ouvidas e vistas como parte da política. O Diário de Manhuaçu abre espaço para uma das três mulheres eleitas para atuarem no legislativo municipal, sobre o que ela tem a dizer a população sobre as suas pautas e sobre o que ela pensa sobre o papel e o poder da mulher na política.

 

Rose do Dr. Marcelo

Rose Mary Miranda Dornelas Catta Preta, 52 anos, pedagoga.

 

Quais as pautas que a senhora pretende atuar dentro da Câmara?

 

Pelo fato de ser do PDT e educadora, desde os quinze anos, atuando nas redes municipal e estadual de ensino, pretendo ter um foco especial para educação. Mas, minha trajetória pelas áreas da cultura, saúde, social e APAE, ao longo de 35 anos de serviço público, vou trabalhar por melhorias em todos esses setores, como propus em minha campanha. Como é sabido o meu amor e minha defesa pelos animais, apoiarei também essa causa. Quero lutar por ações voltadas para crianças, idosos e de infraestrutura para o município, no meio urbano e rural.

 

Sabemos que está em alta assuntos relacionados à mulher, como violência doméstica, de gênero, entre outras. Como a senhora pretende atuar nessa questão?

 

Não tenho conhecimento de políticas municipais voltadas para essas questões. Creio que é possível articularmos com os movimentos representativos, a área social e as polícias, ações que possam apoiar as mulheres e outros públicos em situação de risco ou vulnerabilidade, após uma agressão. É importante promovemos debates e conscientização sobre o assunto.

 

O ambiente político é machista. Como a senhora pretende vencer essa barreira de que muitos acham que este não é lugar de mulher?

 

Machista devido a predominância de homens? Se alguns acham que política não é lugar para mulher vou descobrir agora, pois, se há algum preconceito acredito que a atuação política não é influenciada pelo machismo quando se trabalha bem. Quando um bom serviço ou um bom projeto de lei é proposto as pessoas não discutem se vêm de uma mulher ou de um homem. Mulheres fortes e inteligentes se destacam assim como os homens e conquistam seu espaço e respeito, em qualquer debate. Não depende do ambiente e sim da postura.

 

Qual importância a senhora dá a eleição de três mulheres para a Câmara de Manhuaçu?

 

Sinal de que os tempos estão mudando. Três mulheres entre dezessete ainda não é suficiente, levando em conta que somos 52% do eleitorado. Mas, é um bom começo. Quem sabe, nas próximas eleições, tenhamos muito mais mulheres dispostas a participar da política e a representar a sociedade. Faço um convite a você mulher: filie-se a um partido político, o quanto antes, inicie sua militância, busque entender os problemas que afligem sua comunidade e construa soluções, de forma conjunta; passe a liderar o seu meio e a ser uma referência para outras pessoas que não têm condições ou disponibilidade para tal e necessitam do seu apoio.

 

A senhora pretende atuar em conjunto com as outras vereadoras eleitas? Já houve algum contato com elas? Quais seriam as pautas?

 

Sim, com elas e com todos. Ainda não tivemos contato, mas, possivelmente, teremos pautas e interesses comuns que podem ser fortalecidos no trabalho conjunto.

 

Deixe um recado para seus eleitores, mas, principalmente, para as mulheres que querem atuar mais no meio político.

 

O momento é de agradecimento pelo apoio na eleição. Procurarei representar muito bem a confiança depositada em mim. Meu mandato estará à disposição de todos, pessoas, seguimentos e entidades, que necessitarem de um apoio. Quero estar inserida nos debates relevantes da nossa sociedade. Procurarei apoiar o Executivo em todas as boas iniciativas e estarei, incansavelmente, propondo projetos e ações que melhorem a vida da nossa gente.

Quanto às mulheres, podem contar comigo. Estarei estimulando a presença delas no meio político, independente de sigla partidária. Mas, lutarei por ampliar a participação feminina no meu partido, o PDT, que tem um movimento específico e muito importante, neste sentido. A mulher precisa entender que é necessária na política. Tem que se interessar pelo assunto. Podemos contribuir de forma diferenciada, construindo políticas públicas que rompam com esse sistema discriminatório e preconceituoso. Nossa sensibilidade e conhecimento sobre tantos assuntos podem mudar parâmetros e conceitos. Depende somente de nós.

Rose Mary Miranda Dornelas Catta Preta, 52 anos, pedagoga

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

1 dia ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

1 dia ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

1 dia ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

1 dia ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

1 dia ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.