Artigo

Em nome do ouro, da prata, e da filha de mãe solteira em Tokyo, amém:

a divergência entre o achismo de Hamilton Mourão e a realidade de Rebeca Andrade

 Preta, filha de mãe solteira e de origem periférica, Rebeca ainda carrega o fato de ser mulher para fechar os atributos “negativos” do ponto de vista deum país racista, misógino e aporofóbico. Ainda assim com quase nada a seu favor ela é uma beldade quando o assunto é recordes olímpicos.

Entrou para a história. Conquistou duas medalhas olímpicas nos jogos de “Tokyo 2020”, a medalha de ouro no salto e a medalha de prata na ginástica artística individual geral. Ainda acumula em suas conquistas, o fato de ter sido a primeira mulher campeã em uma olimpíada e a primeira a ganhar duas medalhas numa mesma edição. Daiane dos Santos, a saudosa atleta que também fez história, chorou com a conquista da menina atleta do Flamengo e ressaltou em vários momentos a mãe da atleta que criou sozinha uma família inteira e fez com a filha não desistisse da ginástica e das olimpíadas mesmo após ter realizado sérias cirurgias no joelho. Essa mesma garota, vai levar a bandeira do Brasil na cerimônia de encerramento no Japão carregada de conquistas pessoais, profissionais e sociais.

Em contrapartida a tudo isso, precisamos entender que a internet é cruel, como o mundo também é. É preciso ter uma coerência em tudo que diz, posta e subentende nas redes, pois esse meio globalizado faz comparações que, podem ser louváveis, ou também contraditórias. Em 2018, sem nenhum conhecimento teórico e científico e valendo-se de uma verborragia sem sentido, o atual vice-presidente do Brasil Hamilton Mourão no meio da sua campanha presidencial, afirmou que um lar sem a presença de um pai origina pessoas desajustadas.

Cheia de um “preconceito burro” – digo isso enfatizando o pleonasmo que existe no termo que citei entre aspas- a infelicidade da frase é uma tentativa de reforçar o machismo presente em cada um de nós e de vangloriar o mesmo preconceito existente em nosso país. Está aí a Rebeca e outras milhões de Rebecas para atestarem o oposto da fala do vice-presidente, meninas que muitas vezes crescem em uma realidade que tangencia a ideia do “normal” e ainda assim, após todos as possíveis torcidas contra, conseguem um lugar ao sol.

O “argumento sem fundamento” – exalto aqui uma contradição para enfatizar que de nada vale argumento sem fundamento – parece ter saído das mesmas “bocas” que costuma afirmar por ai que casais homossexuais não deveriam adotar crianças, ou que enfatizam que todas as pessoas que consomem algum tipo de substância ilícita não são aptas para estudo relevante ou trabalho digno, ou até mesmo por quem diz que toda pessoa que crê em Deus e que professa alguma religião são pessoas abitoladas e sem pensamento crítico.

São tempos de generalizações. E generalizações são sempre burras mesmo com algum embasamento, até porque no campo social é raro algum embasamento que reforce uma generalização. O atual presidente está aqui sendo “pego pra Cristo” mas ele apenas refletiu o que muita gente pensa. Da mesma forma que Rebeca também representa muita gente que sonha e que, por vezes, não consegue realizar os seus sonhos. De tudo isso podemos aferir que nossas educações e nossos seios familiares são importantes, mas não determinantes. E que, também, devemos considerar a garra e a vontade de sobreviver em uma situação de abandono parental ou de qualquer outra ocasião que possa, talvez, impossibilitar o sucesso.

“Voa, Rebeca!” Com essas duas medalhas, ela provou que é possível. Você já parou pra ver uma entrevista da nossa menina de ouro? Se não, assista! Além de tudo isso ela tem um dicção invejável, uma simpatia de rainha e um sorriso de quem ainda vai dar muito orgulho ao Brasil.

Marllon Bento

Jornalista, Assessor de Comunicação

e Produtor Audiovisual

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

OAB-MG, CAAMG E AMAT-MG inauguram sala de apoio à advocacia no Tribunal Regional do Trabalho

O presidente da CAAMG, Gustavo Chalfun, acompanhado pela diretora tesoureira Silvina Mendes e pelo diretor…

17 horas ago

Pesquisa da Fecomércio MG com empresários aponta: dia das mães movimenta 67,5% das empresas do comércio varejista

Celebrado este ano no dia 12 de maio, o Dia das Mães é a segunda…

17 horas ago

Autoridades inauguraram a 89ª ExpoZebu

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Autoridades…

17 horas ago

Jovem tenta entrar com haxixe introduzido no ânus, no presídio de Caratinga

Nesse último sábado(27), uma jovem de 23 anos tentou entrar no presídio de Caratinga, com…

19 horas ago

Acidente com ônibus deixa 4 mortos e 32 feridos na BR-116, em Medina

Um acidente com um ônibus deixou quatro mortos e 32 feridos na noite deste sábado…

21 horas ago

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

3 dias ago

This website uses cookies.