Categories: Minas

Emater-MG e IMA alertam sobre riscos do greening, doença que ataca os citros

Praga incurável obrigou a erradicação de mais de 400 mil pés de plantas desde que foi identificada em Minas

DA REDAÇÃO – Medidas preventivas são a melhor maneira para os citricultores protegerem seus pomares da doença Huanglongbing (HLB), mais conhecida como greening. Originária da Ásia, a praga não tem cura e, desde que foi identificada no Brasil, em 2004, gerou prejuízos de milhões aos produtores. Para combatê-la, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) – órgãos vinculados à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – têm desenvolvido ações e programas, com objetivo de alertar os produtores sobre os riscos.
Minas Gerais é o segundo maior produtor de citros do Brasil. São 55 mil hectares de área plantada e uma produção média de 1,1 milhão de toneladas por safra. E o greening, doença transmitida pelo inseto Diaphorina citri ou por enxertia, vem preocupando os citricultores. Nas plantas contaminadas, ocorrem deformação, maturação irregular, redução e queda das frutas.
“Estamos com um grande problema fitossanitário com o avanço do greening, doença extremamente agressiva, sem controle efetivo até o momento e já considerada endêmica no estado”, diz coordenador estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.
Segundo dados oficiais do IMA, desde 2005, já foram erradicadas no estado 462 mil plantas sintomáticas com greening. “Entre 2017 e 2018, estima-se que o prejuízo causado pela doença seja de cerca de R$ 42 milhões, considerando a perda da produção do ano”, afirma o engenheiro agrônomo da Gerência de Defesa Sanitária Vegetal do IMA, Leonardo do Carmo.
MUNICÍPIOS MINEIROS
Considerada uma das mais destrutivas pragas que podem acometer as plantações de citros em todo o mundo, o greening prejudica o desenvolvimento das plantas e provoca a consequente perda na produção de frutos.
A doença foi detectada oficialmente em 58 municípios mineiros. “Essa situação tende a se agravar com muita rapidez devido à severidade da doença, colocando em risco esse importante setor do agronegócio mineiro”, diz Sanábio.
A praga foi identificada em Belo Vale, na região Central mineira, em 2017. Levantamento feito pelo IMA, referente a 2018, aponta que 7.561 plantas do município foram erradicadas por causa do greening. Só no primeiro semestre de 2019, foram cerca de 4 mil plantas erradicadas na região.
Algumas ações estão sendo desenvolvidas no município para o combate à doença. Entre elas mobilização e orientação dos produtores, capacitação de produtores e técnicos, distribuição de armadilhas adesivas e implantação do Programa Municipal de Diversificação da Fruticultura.
CÂMARA TÉCNICA
Desde de 2015 sem se reunir, a Câmara Técnica Estadual de Fruticultura retomou os trabalhos no último mês. Como parte da pauta foi discutido o impacto do greening no estado. O grupo é formado por representantes da sociedade civil, técnicos e especialistas de instituições públicas e privadas ligadas ao setor, como a Emater-MG e o IMA. Entre as sugestões de combate à doença estão o aumento do contingente de técnicos do IMA para atuar no levantamento e fiscalização; viabilização financeira de ações emergenciais de fiscalização nos principais polos citrícolas do estado; agilidade na liberação de recursos destinados à pesquisa; fomento ao mapeamento/georreferenciamento do parque citrícola dos municípios mineiros; e divulgação massiva do risco de contaminação da doença.
Para o subsecretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável da Seapa, Amarildo Kalil, algumas das reivindicações têm possibilidade de execução em curto prazo. “Como não é mais possível evitar a chegada da doença no estado, o importante é estarmos preparados para enfrentá-la. O IMA e a Emater-MG têm desenvolvido ações para proteger a cultura em Minas, e vamos iniciar um trabalho de pesquisa por meio da Epamig”, descreve.
AÇÕES
Desde de 2017, o governo estadual, por meio do IMA, desenvolve o Programa Mineiro de Controle do Greening. O objetivo é alertar e dar suporte aos produtores de citros para o combate e manejo correto da praga.
O programa conta com diversas ações. Entre elas, a mobilização e orientação de técnicos, professores, estudantes, autoridades, lideranças locais e regionais. Também foram distribuídas cerca de 98 mil armadilhas adesivas nos municípios de Brumadinho, Piedade dos Gerais, Moeda, Belo Vale e Campanha, que foram colocadas nos pomares de forma a atrair os insetos transmissores, que colam no adesivo e morrem.
Outra ação foi o treinamento dos “pragueiros”, pessoas que identificam os insetos a olho nu ou com lupa. Esses indivíduos serão multiplicadores da técnica de reconhecimento, iniciativa que contribui para o combate à praga.
Além disso, são realizadas ações de orientação e sensibilização dos produtores para estabelecimento de medidas de controle envolvendo o planejamento do plantio e a renovação dos pomares, aliado à aquisição e plantio de mudas sadias e da apresentação de relatórios semestrais de acompanhamento ao IMA.
Segundo o engenheiro agrônomo do IMA Leonardo do Carmo, para o controle da pior praga da citricultura, é indispensável o manejo regional, monitorando o vetor e realizando as erradicações tão logo forem identificadas plantas contaminadas.
A Emater-MG tem buscado orientar os produtores sobre os riscos da doença e as formas de prevenção. Entre as orientações da empresa aos produtores estão: plantar ou renovar pomares com planejamento, plantar mudas de viveiros protegidos, adotar práticas para antecipar a produção e ter alta produtividade, inspecionar os pomares frequentemente, eliminar todas as plantas com sintomas da doença e promover o controle biológico.
CERTIFICAÇÃO
Outra ação para prevenir doenças agropecuárias no estado é o estímulo à certificação dos alimentos e produtos. Um exemplo é o programa de Certificação de Produtos Agropecuários e Agroindustriais de Minas Gerais (Certifica Minas), coordenado e executado pela Seapa e suas empresas vinculadas.
“A iniciativa tem como finalidade assegurar a qualidade dos produtos agropecuários e agroindustriais produzidos no estado e a sustentabilidade de seus sistemas de produção, proporcionando maior competitividade e favorecendo sua inserção nos mercados nacional e internacional”, relata Andréa Stancioli, assessora técnica da Seapa.
De acordo com Andréa, uma das medidas oficiais de controle do greening é a produção de mudas sadias em viveiros registrados. “Para obter a certificação, um dos itens obrigatórios é a apresentação pelo produtor da nota fiscal, do termo de conformidade ou Certificado e Permissão de Trânsito Vegetal (PTV). Dessa maneira, é possível verificar e rastrear a origem da muda e sua forma de produção, garantindo a sanidade do pomar”, explica.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

17 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

17 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

17 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

17 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

23 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

2 dias ago

This website uses cookies.