MANHUAÇU – Em total sintonia com os avanços da Educação no país, a Secretaria Municipal de Educação realizou o Encontro Municipal do Currículo de Minas Gerais. Promovido na EM São Vicente de Paulo, o evento contou com a participação de representantes das redes pública (municipal e estadual) e particular de ensino. A Prefeitura de Manhuaçu concedeu total apoio, oferecendo também almoço e lanche para os participantes.
O encontro promoveu um espaço de diálogo a respeito da Versão Preliminar do Currículo de Minas Gerais, em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O documento é válido para todas as escolas mineiras e busca respeitar a diversidade regional, histórica, social e política de Minas Gerais.
O currículo é norteador para professores, diretores, especialistas e outros profissionais da educação na reelaboração dos Planos Pedagógicos de suas escolas.
A versão preliminar, apresentada no encontro, foi elaborada com o envolvimento de mais de 3.100 escolas e 120 mil profissionais de todo o Estado. As contribuições destes educadores foram analisadas por comissão paritária, composta por representantes da Secretaria de Estado da Educação e da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais).
Presentes à Mesa Diretora, a secretária municipal de Educação, Luizaura Januário; vereador e professor Giovanni Mageste Hott; presidente do Conselho Municipal de Educação, Celeste Maria Fraga de Oliveira; presidente do Conselho do FUNDEB, Marloane Sales Vieira; diretora municipal de Educação, Dilma Resende Lima; representante da Superintendência Regional de Ensino, Josiane Nogueira da Gama; representante da rede particular de ensino, Cristiane Aparecida Cardoso Matos (Colégio Anglo), e a palestrante Sidnelly Almeida.
Como inspiração para os trabalhos do dia, foi ministrada palestra por Sidnelly Almeida, psicóloga com especialização em Gestão Pública de Gênero e Raça, com experiência profissional na Secretaria de Estado de Segurança Pública, APAE e escolas públicas. Ao terminar sua explanação, Sidnelly foi homenageada com placa, entregue pela diretora de Educação, Dilma Resende.
Após a palestra, os participantes foram encaminhados para doze grupos distintos de discussão: Educação Infantil, Língua Portuguesa (anos iniciais), Língua Portuguesa (anos finais), Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática (anos iniciais), Matemática (anos finais), Geografia, História, Ciências e Ensino Religioso.
As propostas elaboradas no encontro contribuirão para a versão final do Currículo de Minas Gerais, uma etapa importante para a consolidação da BNCC para as escolas públicas e privadas.
(Secretaria Municipal de Comunicação Social)