Categories: Regional

‘Fogo contra fogo’ foi usado para combater incêndio que ameaçava atingir a Mata do Sossego

Um drone foi utilizado pelos pesquisadores para auxiliar no combate ao incêndio. Moradores da região ajudaram a combater o fogo

SIMONÉSIA – Os biólogos e pesquisadores do Projeto Muriquis do Sossego foram avisados que havia um incêndio de grandes proporções em um fragmento de floresta que oferecia risco de atingir a Mata do Sossego, o bloco de floresta onde estão localizadas duas Reservas do Patrimônio Natural, a RPPN Mata do Sossego com 270 hectares e RPPN Sossego do Muriqui com 340 hectares. O incêndio ocorreu no último dia 30 de janeiro, uma quarta-feira, por volta das 14h.

As duas UCs (Unidades de Conservação) onde nascem os principais córregos da região de Simonésia foram criadas para preservar o Muriqui, o maior macaco das Américas que se encontra criticamente em perigo de extinção. Os pesquisadores foram para a região indicada e ao localizar a fumaça decolou um drone para observar o local e avaliar qual seria a melhor estratégia de combate ao incêndio.

Pelas imagens aéreas foi possível observar o local para fazer um aceiro para impedir que o fogo atingisse as UCs. As autoridades foram acionadas e um mutirão de moradores foi organizado.

O local montanhoso dificultou o acesso a um trecho estreito de floresta, chamado de gargalo da garrafa, um ponto estratégico para impedir a continuidade das chamas, um corredor de floresta de 300 metros de largura. Estava escurecendo e aquele era o último local possível para evitar que o fogo atingisse a Mata do Sossego.

Foi feito o aceiro, separando as florestas, e utilizando a técnica do ‘fogo contra fogo’, que consiste em aceirar um trecho da floresta e atear fogo de forma controlada na direção do incêndio para que os dois se encontrem e as chamas cessem.

Durante a noite o som causado pelo fogo pôde ser ouvido à distância. O incêndio cessou ainda naquela madrugada. Desde 2017 os pesquisadores usam drones para localização dos muriquis e também para detectar incêndios na floresta. A RPPN Mata do Sossego é administrada pela Fundação Biodiversitas e a RPPN Sossego do Muriqui pelo (MIB) Muriqui Instituto de Biodiversidade.

 

Imagens cedidas por Alex Cavati

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Norte debate fábrica de celulose

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Norte…

19 horas ago

Identificado casal que morreu em acidente em Inhapim

Luana Aparecida Machado Rabelo e Iran Garcia Ferreira são as vítimas do acidente fatal na…

20 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br   Vale do Lítio destaque na bolsa O projeto Vale do Lítio completou um…

1 dia ago

Importância dos professores

Os professores são responsáveis por inspirar e motivar os estudantes a explorarem seu potencial máximo,…

1 dia ago

Incentivo à piscicultura ornamental em Carangola

CARANGOLA - De olho em um mercado em plena expansão, produtores rurais de Carangola estão…

1 dia ago

Taxa de alfabetização chega a 93% da população brasileira, revela IBGE

Em seis décadas, percentual subiu quase 20 pontos percentuais DA REDAÇÃO - No Brasil, das…

1 dia ago

This website uses cookies.