Categories: Cidade

Greve dos caminhoneiros e seus reflexos em Manhuaçu

PROCON adverte que greve não justifica aumento no preço de combustíveis e gás de cozinha

 

MANHUAÇU – Ontem, pelo quarto dia seguido, caminhoneiros fizeram manifestações em 25 estados e no Distrito Federal, causando reflexos por todo o país. Os atos são contra a disparada do preço do diesel que faz parte da política de preços da Petrobras, em vigor desde julho. Essa greve causou impacto logo na quarta-feira (23) em Manhuaçu, quando houve grande procura por combustíveis e os produtos começaram a faltar nos postos. Ontem, o gás de cozinha também começou a faltar, fazendo com que alguns estabelecimentos aumentassem de forma abusiva o preço do botijão.

Fila para abastecimento num dos postos de combustíveis de Manhuaçu

Outro reflexo foi sentido pelas pessoas que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação, pois até a banca examinadora do Detran foi suspensa.

No final da tarde de ontem, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Minas Gerais (Minaspetro) informou que cerca de 40% dos postos de combustíveis de Minas Gerais já estavam com falta de insumos ou desabastecidos.

BANCA DO DETRAN SUSPENSA

A Polícia Civil de Manhuaçu informou a suspensão temporária doa serviços da Comissão Avaliadora Detran em Manhuaçu.

“Tendo em vista a falta de perspectivas para o final da paralisação dos caminhoneiros e os prejuízos causados com a falta de reposição de insumos de toda ordem necessários para nosso dia a dia, ficam os trabalhos da Banca Examinadora suspensos até a devida normalidade.

A decisão foi tomada após reunião com administradores, direção dos Centros de Formação de Condutores e alunos “que demonstraram a impossibilidade de realização de aulas práticas motivadas pela escassez de combustíveis para os veículos”.

AUMENTO DE PREÇOS

O PROCON emitiu nota sobre os aumentos abusivos nos preços dos combustíveis e do botijão de gás de cozinha. O documento diz:

“O PROCON Manhuaçu reconhece como prática abusiva o aumento do preço de combustíveis e gás de cozinha, em razão da greve dos caminhoneiros e aplicará multa e interditará os estabelecimentos que promoverem o aumento abusivo, com base no artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor, segundo o qual é vedado ao fornecedor “elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços”.

A nota ainda explica, “o órgão de defesa do consumidor alerta que é responsabilidade dos postos de combustíveis e estabelecimentos que comercializam gás de cozinha manter preços justos, isto é, não abusivos, perante os consumidores”.

O cidadão que quiser fazer sua reclamação, a Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon de Manhuaçu, está situado à praça 5 de Novembro, 339, salas 102/103. O telefone de contato é 33.3331.3940.

REUNIÃO

Após mais de duas horas, terminou na manhã de ontem, a reunião do presidente Michel Temer com os ministros Eduardo Guardia (Fazenda), Valter Casimiro (Transportes), Moreira Franco (Minas e Energia), o presidente da Petrobras, Pedro Parente, e o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid. Nenhum dos participantes quis falar com a imprensa após o encontro. Além dessa reunião, estava prevista uma nova conversa na tarde de ontem entre Casa Civil e representantes dos caminhoneiros.

O governo negocia, desde o início da semana, medidas e alternativas para reduzir o preço do óleo diesel.

Caminhoneiros em todo o País estão parados nas estradas, o que já tem afetado abastecimento em supermercados e postos de combustíveis. Na quarta-feira (23), a Petrobras anunciou a redução de 10%, por 15 dias, no preço do diesel, o que seria um prazo para o governo e caminhoneiros concluírem as negociações.

Na Câmara, o projeto da reoneração da folha de pagamento de setores produtivos foi aprovado na quarta, incluindo isenção ao óleo diesel das alíquotas de PIS e Cofins até 31 de dezembro de 2018.

A matéria ainda precisa passar pelo Senado. O presidente da Casa, Eunício Oliveira (MDB-CE), disse nesta ontem que ainda não recebeu “nada” do projeto e evitou responder quando será possível pautá-lo.

Os caminhoneiros alegam que a decisão da Petrobras ainda não resolve o problema e que só vai cessar a greve quando as outras medidas prometidas forem sancionadas e publicadas no Diário Oficial da União.

Até o final dessa edição, os caminhoneiros mantinham a greve.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Minas adota prevenção a incêndios florestais como prioridade e se antecipa ao período seco

Estado utiliza queimas prescritas em parques estaduais ainda no primeiro semestre, quando vegetação está mais…

17 horas ago

Manhuaçu registra saldo de 51 empregos formais em março

MANHUAÇU - O Brasil fechou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos…

17 horas ago

Polícia Militar realiza formatura de alunos do PROERD

SIMONÉSIA - O Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD é desenvolvido no 11º…

17 horas ago

FÉ IMPRESSSIONANTE

A característica humana que Jesus admirava mais era a fé. Acho isso algo digno de…

18 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Tarifa de ônibus reduzida em Ubá O Ministério Público de Minas Gerais, por meio…

18 horas ago

PC prende suspeito de assalto em joalheria em Divino

DA REDAÇÃO - Na manhã desta terça-feira (30/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG)…

2 dias ago

This website uses cookies.