Floripes José da Silva recebe o título de Sapientíssimo em Bom Jesus do Galho
BOM JESUS DO GALHO – A noite do último sábado (9) foi de festa na Loja Maçônica Obreiros de São João, dirigida pelo venerável Durval Luiz Amaral. Dezenas de maçons lotaram o tempo da Loja, jurisdicionada ao GOB-MG e localizada na cidade de Bom Jesus do Galho, para prestar uma grande homenagem ao maçom Floripes José da Silva, que completou 50 anos de atividade maçônica. O homenageado recebeu a Comenda da Ordem do Mérito de Dom Pedro I, recebeu o título de Comendador e passa a receber o tratamento de “Sapientíssimo”.
Floripes é casado com Erci Carlos Guimarães da Silva. Dessa união nasceram os filhos Geraldo Henrique, Domingos Sávio, Floripes Júnior, Cássia Gianni, Sérgio Renato e Marcos Vinícius. Dois dos filhos seguiram carreira militar, inclusive coronel Henrique e o tenente-coronel Sérgio Renato foram comandantes do 11º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Manhuaçu.
De acordo com normativas do GOB Central, para a concessão da “Comenda da Ordem do Mérito de D. Pedro I”, é necessário que ele já seja possuidor do título da “Cruz da Perfeição Maçônica” e tenha, no mínimo, cinquenta anos de efetiva atividade ou trinta e cinco anos de atividade e prestado relevantes e excepcionais serviços à Ordem, à Pátria ou à Humanidade, a juízo da Comissão de Mérito Maçônico. Uma condecoração que só é concedida por decisão do Grão-Mestre Geral. Em sua concessão, o Grão-Mestre Geral baixa ato regulando a solenidade e demais detalhes concernentes ao acontecimento. Floripes José da Silva, merecidamente, fez jus à mais alta distinção maçônica do Brasil.
Floripes foi iniciado em 1º de dezembro de 1968, elevado em 19 de maio de 1969, exaltado em 2 de maio de 1970 e tornou-se venerável da loja em 7 de junho de 1975. Atingiu o Grau 33 na Maçonaria e recebeu vários títulos e homenagens, tais como: Mérito de Frequência, Cruz da Inconfidência, Diploma de Mestra Instalado, Diploma Maçom Solidário, Mérito da Ordem, Reconhecimento Maçônico como venerável e a Cruz da Perfeição Maçônica.
A sessão, conduzida pelo venerável Durval Amaral, contou com a participação dos seguintes maçons: Rafael Alves Batista, 1º vigilante; Givanildo Raimundo Batista, 2º vigilante; Fabrício Coelho Tristão, orador – que fez uma belíssima saudação ao homenageado e leu o seu currículo; José Carlos de Sá, secretário – que fez uma bela homenagem ao Floripes, em nome dos irmãos da loja; Adalberto Catarino de Oliveira, chanceler; Benvindo Martins Mafra, tesoureiro; Madson Lucas Batista, mestre de cerimônias; Francisco Cruz, condutor da Bandeira do Brasil e Marcos Mattos Curvelo, que fez a saudação ao Pavilhão Nacional. A solenidade contou com a participação dos irmãos do quadro da loja e de outros 75 convidados de várias lojas da região: Obreiros de Caratinga, Fraternidade Acadêmica e Caratinga Livre, todas de Caratinga; Esperança no Arquiteto, de Raul Soares; Acácia, de Acesita; Fraternidade Ferrense, de São Pedro dos Ferros; União e Progresso, de Coronel Fabriciano; Paz e Progresso, de Governador Valadares e União e Paz, de Ubaporanga.
Uma grande caravana, da Loja Maçônica Obreiros de Caratinga, esteve presente à solenidade. Fazendo uso da palavra, Eugênio Maria Gomes, candidato a grão-mestre adjunto, nas próximas eleições do GOB-MG, representou o venerável Marcos Curvelo, os demais membros da loja e prestou homenagem ao Floripes, presenteando-o – assim como aos irmãos da loja – com exemplares dos livros Obreiros do Conhecimento e Obreiros em Tempo de Articulação.
Cícero Miranda – coordenador do GOB-MG, fez a entrega do diploma ao maçom Péricles e Veuxes Mendes, o “Maninho” – que também possui a Comenda da Ordem do Mérito de Dom Pedro I – fez a entrega da medalha. Muitos dos presentes fizeram pronunciamentos exaltando as qualidades e homenageando Floripes José da Silva, que agradeceu, emocionado, todas as homenagens. “Há 50 anos eu iniciava a minha caminhada maçônica. O interessante é que, com o passar dos anos, a gente vai achando que está na hora de pendurar as chuteiras. Hoje, sinto como se estivesse colhendo os frutos do meu trabalho e sinto-me mais forte, com mais vontade ainda de desenvolver o meu trabalho maçônico. Agradeço ao venerável Durval Amaral por esta linda solenidade e por suas palavras; agradeço ao irmão Maninho, que trabalhou na minha iniciação e que gentilmente veio de Governador Valadares participar comigo deste momento. Agradeço a Deus por tudo de bom que tem acontecido em minha vida, agradeço aos meus familiares e amigos. Agradeço a cada um de vocês pela presença”, registrou, emocionado, o novo comendador.
Em suas palavras finais, o venerável mestre agradeceu a todos. “Muito obrigado pela presença maciça dos irmãos nessa sessão. Parabéns ao Irmão Floripes, à nossa Loja e à maçonaria. É uma honra fazer parte de uma instituição que tem, em seus quadros, pessoas como este irmão e outros que, em breve, também receberão esta comenda. Declaro encerrada a sessão e convido a todos para um jantar, em nosso salão de festas”, finalizou Durval.