Categories: Colunas

HOMENAGEM

*Claudia Silveira Domiciano
O professor é aquele que recebe das famílias os seus alunos e, através da escola, abre as portas para o conhecimento. É aquele que está aberto às relações, sempre no intuito de compreender e ajudar além da sala de aula. É aquele que traz o encanto e se encanta com o próprio encanto.
O professor é aquele que cria vínculos, compreende o outro, descortina-se das crenças, associa-se de maneira carinhosa junto à família do aluno, ajudando a conduzir e direcionar para um caminho de valores e sucesso.
A família tem a nobre função de educar seus filhos e o professor a sublime tarefa de abrir as portas do conhecimento a todos.
“Quem ama educa” já dizia o Dr. Içami Tiba, grande educador, que trazia como principal aspecto, no desenvolvimento da criança, a importância dos pais e, assim a missão da família.
À escola, cabe oferecer as condições para a entrada de conhecimentos específicos. Ela é vista como uma organização sociocultural onde, através dela, norteiam as inúmeras missões que nos tempos atuais promove o desenvolvimento do aluno, preparando-o para a sociedade e qualificando-o para o mercado de trabalho cada dia mais competitivo.
A escola é considerada a porta de entrada da maioria das pessoas ao mundo do conhecimento, pois vivemos um período no qual a informação está extremamente disponível, como nunca esteve e, ao contrário, ainda inacessível a grande parcela da população.
Ser professor é professar a fé, a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno se sentir feliz pelo que aprendeu e pelo que lhe foi ensinado. É sentir aquela leve ansiedade quando entra na sala de aula mesmo tendo anos e anos de docência, é quando ainda existe o medo de errar, mas isso não o paralisa e sim o impulsiona a pesquisar e estudar cada vez mais para suprir a demanda do seu aluno.
Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original.
Ser professor é entrar cansado em sala de aula e, diante da reação e do olhar atento da turma, transforma o cansaço em uma aventura maravilhosa de ensinar e ao mesmo tempo aprender.
Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta que necessita de muita atenção, amor e cuidado para que gere bons frutos.
Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena sem sair do espetáculo”, é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés, sentindo as dificuldades, resolvendo questões e reconhecendo capacidades.
Ser professor é ser platônico no ideal e na pureza do ensino, tendo a certeza e a consciência na eficácia e no bom direcionamento do mesmo. É preparar a aula do dia a dia, reconhecendo a sua liberdade de cátedra no sentido de planejar toda a matéria, pensando no todo, desenvolvendo-a como lhe parecer melhor e como se fosse a última aula de sua vida.
Professor é aquele que sempre entra em sala de aula e conquista os seus alunos pelo saber, pela paciência, pelo carinho, pela habilidade, pela empatia e sobretudo pelo respeito na condução do ensino.
Ao contrário do que pensam ao ler este texto, não sou professora de formação, mas confesso que tenho muito prazer quando me é dada a oportunidade de passar o conhecimento, mas sou filha do Prof. Jovercino (Matemática) e da Dona Terezinha (in memoriam) do Colégio Estadual, aos quais me inspirei para escrever e homenagear com este texto, fruto da minha vivência junto a eles em mais de 30 anos de docência e a todos os professores que se dedicam incansavelmente a ensinar!

*Mini Currículo.
Claudia Silveira Domiciano, Psicóloga pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC. Especialista em Neurociências Aplicada e Administração Hospitalar pelo Centro Universitário de Caratinga – UNEC, Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela UNIFIA, Centro Universitário Amparense – São Paulo. Possui estudos complementares sobre Constelação Familiar pelo Centro de Estudos Avançados em Psicologia – CEAP-MG e Psicopatologia Infantil pela UFMG. Formação em andamento sobre Terapia dos Esquemas, pelo NEPSI – Núcleo de Estudos em Psicologia. Psicóloga Clínica na Clínica de Psicologia Espaço Saúde, Unimed Caratinga e funcionária da Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC – Centro de Reabilitação. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa envolvendo seres humanos – CEP/UNEC. CV: http//lattes.cnpq.br/8535778968015189

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Homicídios em Lajinha e Manhumirim

LAJINHA/MANHUIRIM – A noite de quinta-feira (2) foi marcada por homicídios em dois municípios da…

13 horas ago

MOTOBOY DO TRÁFICO: Jovem que trabalhava como entregador de supermercado é preso com drogas

DIVINO - Um motoboy de 25 anos foi detido com drogas pela Polícia Militar em…

13 horas ago

Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Prazo final de entrega é 31 de maio DA REDAÇÃO - Mais de 20,3 milhões…

13 horas ago

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Medida é para conter casos graves e internações DA REDAÇÃO - O Ministério da Saúde…

13 horas ago

Amans prepara curso para o fim de mandato

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Amans…

14 horas ago

Governo de Minas promove manutenção preventiva e corretiva na malha rodoviária não pavimentada do estado

Os serviços de roçada, patrolamento e encascalhamento já chegaram na Zona da Mata com a…

17 horas ago

This website uses cookies.