MANHUAÇU – Realizado na manhã desta quinta-feira, (30/08), o I Fórum sobre Educação Inclusiva em Manhuaçu, com grandiosa participação de educadores e do público em geral. Promovido pelo CME (Conselho Municipal de Educação), com total apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e em parceria com a SRE (Superintendência Regional de Ensino), Poder Legislativo e escolas públicas e privadas, o encontro contou com a presença de especialistas que trouxeram novos conhecimentos e positivas trocas de experiências entre os participantes.
Na parte da manhã, a Mesa Diretora que abriu a solenidade foi composta pela presidente do CME, Celeste Maria Fraga de Oliveira; secretária municipal de Educação, Luizaura Januário; diretora municipal de Educação, Dilma Resende; vereador professor Giovanni Mageste; chefe de gabinete, Sandra Cerqueira (representante da prefeita); representante da Superintendência Regional de Ensino, Edjane Fernandes, e secretárias municipais Cristina Miranda (Administração), Dra. Karina Gama dos Santos Sales (Saúde) e Giuzaina Celeste Gregório (Trabalho e Desenvolvimento Social).
Realizado no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, na Câmara Municipal, o evento foi abrilhantado pelas apresentações dos alunos da Escola Estadual Pearl White Slaib Fadlalla, APAE e do Colégio América. A professora de Música, Márcia de Souza Lacerda, também apresentou seleto repertório ao teclado. Por se tratar de encontro que busca fortalecer a proposta de inclusão, foi convidada a Intérprete de Libras, Tayanna Rhodes, para conduzir a comunicação com a linguagem de sinais.
Após os pronunciamentos, foi organizada Mesa Redonda com os especialistas: médico neurologista Reinaldo Regis Silva, médico psiquiatra infantil Vinícius Nunes de Souza, e psicóloga e neuropsicóloga clínica Maria Regina Soares Silva. A mediadora foi a presidente do Conselho, Celeste Fraga.
Também presentes conselheiros tutelares e do CME; presidente da APAE/ Manhuaçu, Xerxes Farini; Cleide (representante da Promotoria de Justiça); coordenadora de Atenção à Saúde Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Marizy Vasconcelos; coordenadora do Programa AABB Comunidade, Vera Lúcia Domingues, e a ex-presidente do CME, Zandra da Fátima Lopes da Rocha.
Após almoço servido aos participantes na Escola Municipal São Vicente de Paulo, a programação teve continuidade com as palestras: ‘Desafios da inclusão: a escola como lugar da diversidade’, ministrada por Oziel Mendes de Paiva Júnior (mestre em Gestão e Avaliação da Escola Pública pela UFJF/MG), e ‘O que traz quem recebemos na escola: um olhar além das aparências’, apresentada pela orientadora educacional Maria Virgínia de Carvalho Sales (psicopedagoga e neuropsicopedagoga clínica pelo CENSUPEG). A superintendente Regional de Ensino, Vitória Magalhães, e o vereador Vantuil Martins estiveram presentes.
Os participantes dirigiram perguntas aos palestrantes, e, no final do evento, foram colhidas propostas e sugestões sobre novos projetos e políticas públicas para o setor.
A seguir, os conselheiros do CME fizeram homenagem surpresa à presidente Celeste Fraga, com leitura de mensagem e caloroso abraço, marcando de forma especial a consolidação dos trabalhos da atual gestão do conselho que, pelo prazo regimental, conclui suas atividades neste final de mês. Agora, a entidade preparará nova formação de seu quadro de componentes e diretoria.
Um café da tarde foi servido aos convidados no encerramento do fórum.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu