Cidade

Intensificada fiscalização do comércio em Manhuaçu

MANHUAÇU – Visando cumprir os protocolos da onda branca, dentro do plano “Minas Consciente”, a Prefeitura Manhuaçu intensifica fiscalização do comércio na área urbana e rural. A medida já vinha sendo tomada desde o início da pandemia, ficando mais rigorosa nos últimos dias, com a adesão do município ao programa de crescimento da economia do Governo do Estado.

Na noite de terça-feira (12), o setor de fiscalização da Secretaria de Fazenda, em parceria com a Vigilância Sanitária, realizou uma operação para reforçar a orientação dos empresários quanto ao funcionamento do comércio, de acordo com as diretrizes do programa.

Desde o início da pandemia, equipes de fiscalização atuam na orientação para que a população siga medidas preventivas. “Vale ressaltar que apenas os serviços e comércios listados nas ondas e verde e branca estão autorizados a funcionar em Manhuaçu neste momento. Pode ser que os protocolos mudem ao longo dos próximos dias. Vai depender de estudos do Governo Estadual junto à Secretaria Estadual de Saúde”, explica Claudinei Domingues Lopes, secretário de Fazenda.

Os estabelecimentos abertos devem respeitar o número máximo clientes dentro do local, quando isso for permitido, bem como atendidas as medidas sanitárias determinadas no decreto e em instruções normativas específicas expedidas pela Vigilância Sanitária.

ACADEMIAS, SALÕES E LOJAS DE ROUPAS E CALÇADOS

Esses estabelecimentos ainda não podem funcionar, mesmo tendo sido autorizado anteriormente. Com a adesão ao plano “Minas Consciente”, eles ficaram de fora, por não fazerem parte das ondas verde ou branca.

Quanto aos estabelecimentos autorizados a funcionar, Claudinei avisa que a fiscalização será aplicada com rigor. “Observamos pessoas se aglomerando em filas, o que não é recomendado. O objetivo é proporcionar segurança aos trabalhadores e aos frequentadores desses locais. Se não for cumprido, podemos retroceder e mudar de onda, apertando ainda mais o cerco, e voltar a fechar conforme as orientações dos órgãos de saúde. Se cada um fizer a sua parte, estaremos livres desse mal que assombra a população”, orienta o secretário.

Ele lembra que várias medidas foram tomadas diante de um cenário de queda de arrecadação e de aumento de despesas para adequação das redes de saúde à demanda gerada pelo novo Coronavírus.

SEJA EDUCADO E RECEPTIVO

Todos os fiscais foram orientados para serem coerentes e educados com os comerciantes, principalmente aos que não estão autorizados a funcionar, para evitar atritos e desgastes. “Sabemos que o momento é delicado e difícil para todos nós. De forma alguma queremos prejudicar este ou aquele comerciante, mas, infelizmente, temos que tomar medidas duras e lutar pelo bem maior da comunidade que é a vida”, finaliza Claudinei.

Na noite de terça-feira, os fiscais concentraram a atenção nos trailers, churrasquinhos, academias e bares. Já na quarta-feira, dia 13, os fiscais iniciaram os trabalhos antes das 6 horas da manhã, focando as academias.

 

(SECCOM)

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Prefeituras deverão manter atualizadas dados sobre demanda por creches

DA REDAÇÃO - A mensuração da demanda por educação infantil passa a ser obrigatória, todos…

11 horas ago

Incentivo do Governo de Minas leva alimentação saudável e gratuita para mais de 9 mil famílias

Bancos de alimentos e cozinhas comunitárias ajudam mineiros em situação de vulnerabilidade social; novo edital…

12 horas ago

19º Salão Internacional de Humor de Caratinga

Evento apresenta o tema “Diálogo” e presta homenagem ao ator caratinguense Ivan Capúa CARATINGA -…

12 horas ago

Homem ataca policial rodoviário e acaba morto

MANHUAÇU - Na madrugada do último sábado (4), em frente à Delegacia de Polícia Civil,…

13 horas ago

Capturado foragido da justiça envolvido com homicídios e tráfico de drogas

POCRANE - Na última sexta-feira (3), após trabalho integrado de inteligência entre o 11º Batalhão…

13 horas ago

NOTÍCIAS DO AGRO

ICE Após o término, na segunda-feira (22/4) da semana retrasada da rolagem para julho, dos…

13 horas ago

This website uses cookies.