Minas

Liminar do TJMG suspende retorno das aulas presenciais na rede estadual

DA REDAÇÃO – O Tribunal de Justiça de Minas de Gerais (TJMG) concedeu liminar suspendendo o retorno das aulas na rede pública estadual de ensino. A decisão proferida nesta terça-feira (6), veio após um pedido de mandado de segurança feito pelo Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais (Sind-UTE). O retorno seria 19 de outubro.

 

O relator do mandado de segurança, desembargador Pedro Carlos Bitencourt Marcondes, na decisão disse que retorno das aulas presenciais deverá ficar suspensas “até que sejam adotadas e implementadas todas as medidas previstas no protocolo sanitário da Secretaria de Estado da Saúde”, sem se esquecer de observar a legislação e normas estabelecidas pelos municípios.

 

Ainda na decisão, o desembargador estabelece que  deverá ser fornecido máscaras e equipamentos de proteção individual para os servidores, máscaras para os alunos e aplicação de questionário diário sobre sinais e sintomas para entrada de alunos e servidores. As escolas estaduais ainda terão que cumprir rigorosamente estas condições, o que deverá ser feito por meio de declaração assinada e publicada na unidade de ensino pelos respectivos gestores escolares, que se responsabilizarão pelo seu conteúdo, podendo ser responsabilizado perante a justiça.

 

A coordenadora-geral do Sind-UTE, Denise Romano, afirmou que a rede pública estadual não dispõe de estrutura para o retorno presencial das aulas. Segundo ela, 1.114 escolas não têm banheiro para funcionários, que compartilham os sanitários com os alunos, 940 não têm refeitórios. O sindicato também denuncia que há um número insuficiente de auxiliares de serviço. “Não é seguro sanitariamente, não tem garantia que as pessoas que irão às escolas não serão contaminadas pela COVID-19”, afirmou.

 

Os auxiliares de serviço são funcionários que trabalham na limpeza e na preparação de merenda. “O setor trabalha com número escasso e ficaria ainda mais sobrecarregado que já é. A organização escola tempos normais já é difícil. Eles têm que chegar cedo fazer merenda, limpar salas, limpar banheiros”, pondera. Segundo ela, a rede pública estadual conta com 200 mil servidores, entre professores, pedagogos e auxiliares de serviço geral.

 

“A liminar é a vitória da vida sobre a morte. Estamos contribuindo para preservar milhares de vidas”, defendeu.  Segundo Denise, como a rede estadual está estruturada, não é possível cumprir os protocolos sanitários propostos pelo Governo de Minas. Ela alega também que não é momento de retomada das aulas presenciais, uma vez que há uma estabilização nos números de novos casos e mortes pela COVID-19.

 

Retorno das aulas

O Governo de Minas Gerais, no dia 23 de setembro, havia estabelecido o retorno de forma gradual das atividades presenciais na rede pública de ensino do estado, para o dia 5 de outubro. Segundo o governo, os critérios usados para esta decisão, eram de que havia uma tendência de estabilização da pandemia no estado.

 

Naquela ocasião ficou decidido que as escolas públicas e privadas poderiam retornar às atividades presenciais apenas nas regiões inseridas na onda verde do plano Minas Consciente. Já o ensino superior poderia voltar às aulas presenciais nas regiões contempladas na onda amarela do plano. Ainda segundo a decisão, a palavra final seria dada pelos municípios onde as instituições estariam localizadas.

 

No dia 30 de setembro, a Secretária de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) havia publicado um protocolo de segurança para o retorno das atividades. Segundo a Secretaria, o documento havia sido desenvolvido por médicos, pediatras, infectologistas e outros profissionais da Saúde e da Educação. O documento ainda trazia medidas de segurança, como restrições no ambiente escolar, higienizações constantes e alerta em casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus com possibilidade de suspensão das aulas presenciais por 14 dias.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Hemominas convoca mineiros para ação que faz bem a si e ao próximo: doar sangue

Índice da população doadora no estado está abaixo do recomendado pela OMS; níveis críticos dos…

10 horas ago

AGENDA DE CURSOS DO SENAR

Capacitações acontecem entre 20 e 25 de maio DA REDAÇÃO – Mais uma agenda de…

10 horas ago

CBH Manhuaçu disponibiliza mais de R$ 1 milhão voltados para projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário

MANHUAÇU - O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), está disponibilizando mais…

10 horas ago

Correios suspendem coleta de roupas entre as doações para o Rio Grande do Sul

Empresa está recebendo doações em todas as agências do Brasil e também faz o transporte…

10 horas ago

Edital para duplicação de trecho entre BH e Valadares da 381 é aprovado

Intervenções prevêem 134 quilômetros de duplicações e 138 quilômetros de faixas adicionais A Agência Nacional…

11 horas ago

2ª edição da Feira Popular do Livro

Evento acontece na praça Cordovil Pinto Coelho e prossegue até 5 de junho MANHUAÇU -…

11 horas ago

This website uses cookies.