Cidade

Manhuaçu busca a criação do Conselho de Contribuintes

MANHUAÇU – A proposta de criação do CART (Conselho Administrativo de Recursos Tributários) – conhecido como Conselho de Contribuintes – em Manhuaçu representa importante avanço para as relações entre a classe contábil, o empresariado e a Administração Municipal.

Instituições como a Delegacia do CRC/MG de Manhuaçu, 54ª Subseção da OAB/MG, Ascon, CRA-MG, CRECI-MG e CREA-MG têm se empenhado para a elaboração do projeto que cria o conselho, analisando minuciosamente o documento, item por item, de modo que o mesmo seja formalizado para atender ambas as partes, plenamente.

De acordo com o delegado do CRC-MG (Conselho Regional de Contabilidade), Nilo Caldeira, a proposta é que o CART atue como órgão de 2ª instância nas decisões tributárias do município, agilizando a resolução de questões diversas como a regularização de pendências de impostos e taxas municipais, questionamentos de valores cobrados às pessoas físicas e jurídicas, entre outras divergências, enfim, um instrumento para minimizar problemas burocráticos. Além disto, o conselho possibilitará ‘maior voz’ ao empresariado e à classe contábil, promovendo diálogo cada vez melhor com a Administração Municipal.

Para que o conselho cumpra esta funcionalidade, ele deverá ser paritário – composto pelo mesmo número de representantes do governo municipal e da sociedade civil.

Na recente sessão ordinária da Câmara de Manhuaçu, o delegado do CRC/MG, contador Nilo Alves Caldeira, e o advogado Vinícius de Resende, representando a 54ª Subseção da OAB-MG, apresentaram aos vereadores ajustes ao Projeto de Lei nº 47/2021 que cria o CART (Conselho Administrativo de Recursos Tributários). Anteriormente, o projeto havia sido analisado em reunião com as comissões legislativas.

Após esta ciência ao plenário, a previsão é de que o Projeto seja colocado em votação nas próximas sessões legislativas. Caso seja necessário, novos ajustes poderão ser feitos ao documento, antes de sua aprovação.

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

PF abre inquérito contra fake news sobre enchentes no RS e mira Cleitinho, Eduardo Bolsonaro e Pablo Marçal

A Polícia Federal abre inquérito para apurar fake news sobre ações dos governos federal, estaduais…

1 hora ago

Jovem é detida por furto de celular

CHALÉ – Uma jovem, 19 anos, foi detida por furto de celular nesta terça-feira (7).…

3 horas ago

Bandidos roubam quase 10 mil reais em propriedade rural

MATIPÓ – Um roubo a uma propriedade foi registrado nesta terça-feira (7) no córrego Potiretá,…

3 horas ago

Instituto Estadual de Florestas promove encontro anual de gerentes de unidades de conservação para alinhamento estratégico

Evento promove fortalecimento da gestão, capacitação e troca de experiências DA REDAÇÃO - Gerentes e…

4 horas ago

Cresce ocupação de margens da BR-040

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Cresce…

5 horas ago

Exemplos de sucesso e propostas de soluções para a bacia do Rio Doce encerram debate público

Especialistas mostraram que recuperação e proteção de mananciais de água podem melhorar a vida das…

7 horas ago

This website uses cookies.