Artigo

Messianismo Político

Atualmente, dois dos termos religiosos mais conhecidos e propagados são “Messias”, e “Cristo”, compartilhando os dois termos do mesmo significado. O termo “messias” vem do hebraico “mashiah”, e seu equivalente em grego é “christós”, e significam “ungido”. Segundo algumas tradições religiosas, como o judaísmo, o cristianismo, e o islamismo – onde o “messias” islâmico é denominado na tradição xiita como Mahdi -, o messias é o enviado de Deus que vem para livrar o povo da opressão, do mal, e das mazelas do mundo.

Atualmente nos é comum a ideia de um Salvador, um Messias, que livrará o mundo de suas mazelas, trazendo um tempo de justiça e paz, onde todos viveriam em harmonia. Uma compreensão rasa das Escrituras faz com que muitos esperem um salvador terreno, que fará transformações drásticas nos sistemas que regem o mundo, onde serão cumpridas nele todas as profecias relacionadas ao messias, estabelecendo, na Terra, o seu reinado messiânico.

A tradição judaica desde o início espera a chegada de um rei que livraria o povo hebreu das opressões que esse povo sofreu em sua história, um rei que herdaria “o trono de Davi”, iniciando uma era de paz e prosperidade.

Essa esperança de um messias que iniciará um reinado terreno, fez com que Jesus fosse rejeitado como o messias prometido, – sendo este reconhecido como o verdadeiro Messias pelos cristãos -, pelo mesmo não se enquadrar na concepção judaica da época sobre como seria o “messias”, já que o mesmo veio pregando a salvação universal, e não somente o livramento de Israel, e dando declarações de que o seu reino “não é deste mundo”, fugindo do arquétipo e do imaginário judaico da época, que era focado exclusivamente em uma libertação nacional do povo judeu que, naquele tempo, sofria sobre a opressão do império romano.

A partir do conceito judaico cristão de “messias”, muitas pessoas têm demonstrado ter esperanças em um “salvador” terreno, que transformará todo o mundo, acabando com todas as mazelas e desigualdades.

Atualmente, mesmo fora do campo religioso, levando para campo político, podemos encontrar pessoas que acreditam que a salvação de todas as mazelas e injustiças da humanidade virá de uma figura específica ou de uma instituição que, normalmente, acham suas representações nos governos estipulados, ou de um único representante desse governo, no caso, o presidente de uma nação. Tal esperança nos governos e sistemas humanos é chamada de messianismo político.

Ao longo dos anos, muitos governantes foram considerados como os “salvadores da pátria”, tomando para si esse arquétipo de messias político, e muitos ainda aparecerão. A cada ano que passa, o conceito de messianismo político se torna cada vez mais forte e, com a fragilidade das democracias nacionais, muitos já projetam suas esperanças em um líder mundial, que será não o salvador de um país, mas sim, o “salvador” do mundo. E tal anseio por um líder global deveria não nos dar esperanças, mas nos fazer temer suas consequências.

Wanderson R. Monteiro

(Bacharel em Teologia pelo ICP)

(São Sebastião do Anta – MG)

dudu.slimpac2017@hotmail.com

Diário de Manhuaçu

Recent Posts

Boletim InfoGripe diz que VSR supera covid-19 em mortes de crianças

Dados são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) DA REDAÇÃO – A crescente circulação do vírus…

13 horas ago

Número de estudantes mineiros em cursos técnicos nas escolas estaduais cresce 470% em 5 anos

Mais de 70 mil estudantes estão em cursos profissionalizantes oferecidos nas instituições do estado para…

13 horas ago

O crescente problema da automedicação e suas consequências para a saúde

A automedicação, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), consiste no uso de medicamentos por…

13 horas ago

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br Lagos em área de interesse turístico Na semana que passou estiveram reunidos na Assembleia…

13 horas ago

EcoRioMinas recupera rodovias

COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br EcoRioMinas…

18 horas ago

Morre Anderson Leonardo do grupo Molejo, aos 51 anos

Anderson Leonardo, do Molejo, morreu nesta sexta (26), aos 51 anos, em decorrência de um…

1 dia ago

This website uses cookies.